Resumo filme gattaca
Resenha sobre o filme “Gattaca – Experiência Genética” Trata-se de um filme futurista, que se passa em época onde mudanças tecnológicas influenciaram a forma de vida e reprodução. Conta a história de um rapaz chamado Vicent, concebido naturalmente, que vive em uma comunidade na qual uma grande parte das pessoas foram planejadas geneticamente para serem seres perfeitos. Enquanto esses seres perfeitos, chamados de “válidos”, ocupam S vien as melhores posiçõe e espontânea, e que são denominados “in privilegiadas do merc
OF2 p de forma natural de deficiência, çoes menos É essa a realidade Vicent, que desempenha a função de faxineiro. Ele é inteligente e tem planos de se tornar astronauta, porém tem um problema congênito relacionado à uma doença cardíaca. Dessa forma, não importa o quão inteligente Vicent pudesse ser, ele estaria condenado a viver como faxineiro e não tena melhores oportunidades. Mas Vicent é determinado e define uma estratégia para atingir seu objetivo. Ele conhece uma pessoa que lhe põe em contato com um apaz do grupo dos “válidos”.
Esse rapaz se chama Jerome e infelizmente havia sofrido um acidente no qual ficou paraplégico. Jerome tinha uma inteligência excepcional, tal qual Vicent, porém, por ser deficiente e estar preso a uma cadeira de rodas, não é aceito para trabalhar na corporação. Eles combinam que Vicent irá se passar Jerome. Ele utiliza seus dados e aparência como disfarce para se infiltrar na corporação. Juntos conseguem fraudar a coleta de dados para exames de sangue, urina e até impressões digitais.
Então Vicent consegue provar que é intelectualmente capacitado, se destacando na corporação, mas sempre se passando por Jerome. Até que atinge seu objetivo de ser astronauta, estando realizado por ter burlado o sistema. Jerome colhe e preserva material para que Vicent possa utilizar futuramente em seus testes e então decide dar fim à própria vida, por não se considerar mais útil e ver seus sonhos realizados através de Vicent. Ele se tranca no incinerador e o aciona para se matar.
A superação demonstra que as deficiências só podem ser onsideradas obstáculos quando há opressão baseada em processo ideológico. Nesse caso, aqueles tidos como ‘Válidos” exercem uma relação de poder sobre os “inválidos”. O filme demonstra um ambiente futuro onde a evolução nos levaria a uma cultura excludente. O filme também apresenta claramente os preconceitos que uma grande parte das culturas tem, ou seja, julgar um individuo pelo que se diferencia da maioria, consideradas pessoas normais e não por aquilo que esse indivíduo é capaz de fazer/produzir.