Resumo sobre conceitos de gestão da qualidade
A qualidade é definida como propriedade, atributo ou condição das coisas ou das pessoas capaz de distingui-las das outras e de lhes determinar a natureza. Não é algo identificável e observável diretamente. O que é identificável e observável diretamente são as características das coisas ou pessoas. Logo a qualidade é uma análise subjetiva das características. Porém quando trata-se de qualidade de produtos Industriais temos uma dmensão objetiva, ou qualidade primária, que relaciona-se com as propriedades físicas intrínsecas da substância. r 6 Nas décadas de 50 e Swipe to r. t page os principais teórico a áre seguiam a mesma tô da década de 70, obs ‘idade do produto ente iguais e nsumidor. A partir de definição da qualidade de produto, a primeira vertente tem como principal expoente a definição da qualidade como adequação ao uso, sugere que qualidade é o grau com que o produto atende, satisfatoriamente às necessidades do usuário, durante o uso. Ela é relativa, tem que ser vista associada ao preço que o cliente está predisposto a pagar e não pode ser confundida com perfeição técnica ou sofisticação.
A segunda vertente associa qualidade a conformidade com requisitos, qualidade sena avaliada pelo grau de conformidade do produto real com suas especificações de projeto. A terceira é representada pela definição que conceitua qualidade como “a perda, mensurável e imensurável, que um produto impõe ? sociedade após o seu embarque(após deixar a empresa), com e exceção das perdas causadas por sua função intrínseca” enfoca a questão pelo lado da não-qualidade.
Na literatura existem diversos enfoque para a abordagem de qualidade. Segundo o enfoque transcendental qualidade é sinônimo de “excelência nata”, que aprendemos a reconhecer omente através da experiência e através da história e da imagem criada do produto. No Enfoque baseado no produto a qualidade é definida como uma variável precisa, mensurável e dependente do conteúdo de uma ou mais características do produto. É um atributo intrínseco ao produto e pode ser avaliada objetivamente.
Uma melhor qualidade tende a ser obtida a custos maiores uma vez que a qualidade reflete a quantidade e o conteúdo de alguma característica que o produto contem e, como as características são elementos que custam para produzir, os produtos com qualidade superior seriam mais caros. No Enfoque baseado no usuário a qualidade estaria associada a uma v. sao subjetiva, baseada em preferências pessoals e seria determinada com base no desejo da maioria dos consumidores, ignorando os pesos diferentes de alguns atributos. O Enfoque baseado na fabricação identifica qualidade como “conformidade com especificaçóes” . oltando-se para as atividades práticas de controle da qualidade durante a fabricação. Esse enfoque aproxima a qualidade do conceito de eficiência técnica na produção e, portanto, da produtividade. No Enfoque baseado no valor define-se qualidade em termos de ustos e preços. Supõe, portanto, que o consumidor escolheria o produto com base na maximiza ao do valor(combinação de preço e qualidade) e não apenas ração is pnGF 7 com base na maximização do valor(combinação de preço e qualidade) e não apenas numa comparação isolada de qualidade ou preço. ? aplicado nos enfoques anteriores. A qualidade final de um produto é resultante do conjunto de atividades que são desenvolvidas ao longo de todo o seu ciclo de produção. Na etapa de desenvolvimento do produto dentro do ciclo de produção os produtos são projetados tendo em mente o nicho e mercado a que se destinam. Consiste nas seguintes etapas: Identificação das necessidades do mercado. 2. Geração e escolha do conceito do produto. 3. planejamento do Produto 4. Engenharia do Produto. ara cada uma dessas quatro atividades podemos associar um tipo particular de qualidade, A primeira é a qualidade da pesquisa de mercado, A segunda, a qualidade de concepção ou de conceito,ou seja mede se o conceito do produto, atende a adequação ao uso identificada.. A terceira se refere à qualidade do planejamento do produto e avalia o Grau,custo e estilo correspondem ao conceito do produto. A uarta, a qualidade de especificação, se refere ao quanto as especificações estão de acordo com o planejamento do produto.
A segunda etapa no ciclo consiste no desenvolvimento do processo. Esta diretamente relacionada com o desenvolvimento do produto e A qualidade aqui é a de projeto do processo, a qual está estreitamente vinculada à capacitação tecnológica e de engenharia da empresa. Após essa etapa, ocorre a produção propriamente dita, da qual resultam as unidades reais do produto e está ligada a qualidade de conformação. A produção en loba o suprimento de matérias- primas, a fabricação e o ee ualidade de conformação.
A produção engloba o suprimento de matérias-primas, a fabricação e o gerenciamento da produção A etapa final é a de comercialização e das atividades pós-venda a qual está ligada com qualidades de comercialização e a de serviços pós-venda A qualidade do produto seria, portanto, resultante do desempenho em todas as etapas do ciclo de produção. Ou seja, resultante da qualidade de projeto do produto, da qualidade de projeto do processo, da conformação e da qualidade dos serviços pós-venda.
Todo produto é concebido tendo em vista uma missão ou conjunto de issões fundamentais ( funçóes básicas ). O desempenho (parâmetro de qualidade) do produto é avaliado através de medidas que quantificam, para cada função básica, a extensão em que se atinge os requisitos operacionais associados às mesmas. A associação entre desempenho e qualidade é dependente das circunstâncias. O parâmetro de Facilidade e conveniência de uso é referente às características funcionais secundárias que suplementam o funcionamento básico do produto.
A facilidade e conveniência de uso (características funcionais secundárias), assim como o desempenho (características uncionals básicas), envolvem atributos objetivos e mensuráveis do produto e combinam elementos dos enfoques da qualidade baseados no usuário e no produto. Os parâmetros de qualida ponibilidade, a pnGF OF disponibilidade passou pela formalização dos conceitos de confiabilidade (a confiança que se pode ter no desempenho dos produtos) e de mantenabilidade (facilidade de executar a manutenção).
Os principais parâmetros de quantificação da confiabilidade são: TMEF – Tempo Médio Entre Falhas; TMAF – Tempo Médio Até a Falha e Taxa de Falhas. A quantificação da mantenabilidade requer a definição de dois ipos de parâmetros: um parâmetro temporal que expresse o período durante o qual as condições de operação devem ser restabelecidas e um parâmetro probabilístico que represente a probabilidade de se atingir esse temporal.
A disponibilidade avalia a capacidade de que um bem esteja operando satisfatoriamente ou esteja pronto a ser colocado em operação quando solicitado. Existem três indicadores básicos para a disponibilidade: disponibilidade operacional;disponibilidade alcançada ou atingida e disponibilidade inerente. A disponibilidade inerente mede o limite superior e a disponibilidade operacional mede o limite nferior das disponibilidades. Do ponto de vista técnico, a durabilidade pode ser definida como quantidade de uso, que se obtém de um produto antes que o mesmo se deteriore fisicamente.
A qualidade de conformação ode ser vista para cada característica de qualidade dos serviços associados ao produto está relacionada ? velocidade, cortesia e competência de atendimento dos serviços de instalação e de assistência técnica qualidade da interface do produto com o usuário e qualidade da interface com o meio ambiente. Em relação ao usuário podemos pensar em dois tipos de interface: uma primeira que se refere ao rau de facilidade de operação e manuseio do produto (depende de fatôres ergonômicos) e uma segunda que diz respeito aos danos à saúde e aos riscos de acidente impostos pelo produto.
Em relação ao meio ambiente podemos pensar em dois tipos de interface do produto. Primeiro: o próprio processo de produção do produto pode causar impactos negativos sobre o ambiente e Segundo: é o impacto que ocorre durante a etapa de consumo. Qualidade de características subjetivas associadas ao produto: A estética se refere à percepção e interpretação que se tem do roduto, a partir dos cinco sentidos do ser humano.
A qualidade percebida e a imagem da marca se referem ? reputação do produto no mercado, portanto dizem respeito à percepção que o usuário tem da qualidade do produto, a partir de seus sentidos próprios e da magem Ja formada no mercado A soma de todos os custos de responsabilidade do usuário, durante a vida útil do produto, é chamada de custo do ciclo de vida do produto. Tendo em vista que a satisfação do consumidor é com a qualidade total do produto, esse conceito é útil à medida que permite visualizar, de forma