Sabedoria e sabios em israel
A sabedoria e sábios em Israel ERDY Wagner Ribeiro Motta Resumo A sabedoria em Israel e suas fontes principais INSTITUTO BIBLICO EBENEZER SEMINARIO MAIOR DE ENSINO TEOLOGICO OF4 -3 S. p page Titulo: A sabedoria e sábios em Israel Resumo: a sabedoria em Israel, suas Fontes principais Biografia: Linder, José Vilchez Ano 2011 Introdução Sabemos que na história de Israel vamos ver sua cultura, na sua forma de lida com a vida e principalmente na sua sabedoria independente de suas influencias este povo tem sua marca na história através de grandes sábios, que até hoje seus ditos são apreciados por todas esferas da sociedade, e é o ue vamos conhecer um pouca desta sabedoria e dos seus sábios a segulr. . Sabedoria e Sábios A sabedoria do oriente médio esta ligada a experiência de vida do individuo quanto mais velho mais sábio, pois na velhice há uma bagagem de uma vida inteira este individuo já passou e viu ou conviveu com varias situações da vida podendo assim ser um exemplo de vida para orientar ensinar e até servi de guia muitas das vezes para elite de sua época, este era o sábio do oriente antigo.
Já nos dias de hoje sabedoria é vista de outra forma, quanto mais estudo o individuo tem é considerado mais ábio, se ele teve mais oportunidade do que outro de estudar é considerado mais culto mais inteligente. Mas a sabedoria não depende só de estudo más sim de experiência, que só o tempo trás, não é a toa que os Reis escolhiam os grandes sábios para ser um instrumento do saber, ele tinha conhecimento de quase tudo, e ainda era chamado de educadores e mestre da corte. 2. uta entre profetas e sábios A argumentos que ouve em algumas épocas uma certa batalha entre profetas e sábios em Israel, se os reis eram multas vezes guiados pelos sábios os profetas muitas das vezes diziam que os reis estavam colocando suas confianças nas mãos e homens e não de Deus, o profeta Isaias vai argumentar contra o rei Ezequias a respeito de sua política e dos seus conselheiros que estavam influenciando de mais o governo do a respeito de sua politica e dos seus conselheiros que estavam influenciando de mais o governo do rei.
Jeremias vai ter também uma batalha travada contra os sábios de sua época, podemos então argumentar que os sábios em muitas vezes controlavam a mente de seus governantes ate de suas famílias a ponto de fazer com que um pais inteiro influenciado. Os profetas não aceitavam isso porque as nações pagás agiam dessa forma,(lsrael deveria ser Guido por Deus). 3. As fontes da sabedoria em israel A sabedoria do homem, tanto sabedoria popular como a culta, a profana como a sagrada vai depender do tempo pois só a experiência de vida é quem vai dizer.
Quanto mais velho mais sábio, cabelos brancos e barba grande é sinal de sabedoria. (o tempo vivido é a maior escola em Israel) 4. A sabedoria antiga e o povo O convívio do povo uns com os outros, a relação de família ou dos clãs, onde as pessoas tinham acesso as falácias dos outros, os fatos existentes, os conflitos diários, as formas de resolver conflitos: Tudo isso era um grande instrumento de prendizagem para o povo antigo, como que alguém mais jovem poderia se queixar de alguém que já viveu de tudo em sua vida.
Interessante que de toda essa escola é que vai nascer as famosas falas populares que até o dia de hoje são usadas, e isso não provem das academias más sim da sabedoria popular. (pois esse cara é mais sabido que o sabido) 5. No lar A família é a raiz de toda sabedoria aos chefes das tribos em responsáveis pela transmissão da cultura e de mostra equilibno no meio de seu povo. pois nele se concentrava 3 cultura e de mostra equilíbrio no meio de seu povo. pois nele se concentrava toda sabedoria para rege eu povo. 6.
Na escola A escola foi sem duvida cultivo da sabedoria em todas as épocas, e nelas sempre foram estudadas a sabedoria dos sábios, porem através delas, nao podemos negar, que o homem soube desenvolver melhor seus conhecimentos,e foi assim rompendo os séculos. 7. A experiência Quem é maior sabedoria ou a experiência os dois são grandes e precisão ser unidos para saber explicar as dinâmicas da vida. 8. O intercâmbio A troca de sabedoria também era forma de transmitir conhecimento, através das influencias de outros povos que Israel aprendeu lidar melhor no seu desenvolvimento. ?? interessante também saber que através do mercado, a troca de mercadorias entre pessoas da mesma região ou de outros povos fazia parte deste contexto. 9. A tradição Essa transmissão de pai para filho é o mais marcante de tudo, pois quando se tem pais sábios os filhos também buscarão a sabedoria, essa forma oral de um pai passar para o filho é muito importante, pois até hoje ela tem seu valor. 10. A reflexao Israel o povo eleito jamais deixou de expressar sua sabedoria na forma dignar de mostrar os dois lados da vida, e que por muitas vezes seu pró rio ovo experimentou quando confessava sua crença ou ava, pois sabedoria 4DF4