Siemens tecnomatix
ntroduçao – O que é o MPM: MPM e a sigla de Manufactoring Process Management ou em português, gestão de processo de fabrico, o qual consiste numa colecção de tecnologias e métodos usados para definir como os produtos serão fabricados. MPM difere do ERP/MRP o qual é usado para planear a compra de materiais e outros recursos, definir planeamento de fabrico e compilar dados de custos.
Como tal, MPM é o repositório central que integra todas estas ferramentas e actividades na exploração de cenários de produção alternativa, tornando as linhas de produção mais eficientes com o bjectivo de redução do lead time para o lançamento de produto, encurtamento de tempo de execução e redução de inventários de W’,p nent page trabalho em execuçã produção ou mudanç Apesar da profusa dl planeamento e contr de obter versões de âmbito desta disciplina.
OF3 rr:i,. • esposta rápida para direccionado para o fácil pela dificuldade sua utilidade no Ao longo do tempo em que procuramos software relacionado com esta área, se não era a barreira “versão teste” era Sv. ‘ipe to View next page -lal Studia era a barreira linguística, pelo que se tornou deveras dificil hegarmos a bom porto.
No tempo disponível para estudo e apresentação do trabalho verificamos a existência de uma lista de opções que passamos a citar: – Roivis tm (AR-Based factory planning Tool) – Arena (Rockweel software 2006) – Autodesk Factory Design (Autodesk 2010) – Tecnomatix Plant Simulation (Siemens 2009) – Dosimis 3 (SDZ 2006) – Quest (Delmia corporation 2006) – Witness (Ianner group 2006) Como é óbvio teríamos que escolher uma de entre estas que permitisse não só exemplificar o trabalho como também nos desse a hipótese de demonstrar de alguma forma como se pode sar o mesmo em contexto de trabalho.
A escolha recaiu no programa “Siemens Tecnomatix plant simulation” o qual pareceu nos ser bastante intuitivo e relativamente fácil de utilizar. 2 – A empresa Fundada em 1 983 em Israel, A tecnomatix Corporation fornecia software MPM (Manufacturing Process Management) a industria automóvel, electrónica, aeroespacial e outras Industrias. O conjunto de produtos e serviços cobriam todo a monitorização e controlo do processo, gestão da produção e a sua execução. O seu fundador, Shlomo Dovrat, foi o CEO e presidente até 1995.
Em produção e a sua execução. Em 1993 Dovrat lançou a Tecnomatix no NASDAQ através de uma oferta publica aquisição internacional. Serviu como consultor da directoria desde 1 gg5 ate Dezembro de 2001. Em 1999 a tecnomatix compra a unicam software inc. , uma empresa que fornecia software de engenharia de produção para PCB no mercado de assemblagem. Em 2003, Tecnomatix compra USDATA corporation, criadora do Superdisory-level control (SCADA), do Factoryl_ink e o sistema de execução de fabrico (MES) de seu nome Xfactory.
Em 2005, Tecnomatix foi comprada pela UGS corporation e foi combinada com as soluções MPM já existentes na empresa. A oferta actual da tecnomatix inclui o fabrico de componentes, planeamento de assemblagens, planeamento de recursos, simulação de plantas, performance humana, qualidade, gestão de produção e gestão de dados de fabrico. Em 2007 a LJGS corporation e comprada pela Siemens AG e actualmente as soluções da tecnomatix estão disponíveis através da SIEMENS PLM Software. Esta empresa anunciou em Junho de 2009 a versão 9 deste mesmo software. 3