Socialização
Positivismo ( termo adotado para designar toda uma diretriz filosófica) : 1a forma de pensamento social, seu primeiro representante e principal sistematizador foi Augusto Comte ele criou uma nova ciência que a principio chamou fisica social e posteriormente Sociologia ( Ou seja o Positivismo antecede a Sociologia). Para Comte, o Positivismo é uma doutrina filosófica, sociológica e política.
Surgiu como desenvolvimento sociológico do Iluminismo, das crises social e moral do fim da Idade Média e do nascimento da sociedade industrial – processos que tiveram omo grande marco a Revolução Francesa (1789-1799). Em linhas gerais, ele propõe à existência humana valores completamente humanos, afastando (embora incorporand o positivismo associa classificação do conh desenvolvida na seg as PACE 1 ora e a metafisica história). Assim, d ciências e uma Sv. ipeto mana radical, Comte.
O Positivismo nega à ci ncia qualquer possibilidade de investigar a causa dos fenômenos naturais e sociais, considerando este tipo de pesquisa inútil e inacessível, voltando-se para a descoberta e o estudo das leis (relações constantes entre os fenômenos observáveis). A ideia-chave do Positivismo Comteano é a Lei dos Três Estados, de acordo com a qual o homem passou e passa por três estáglos em suas concepções, isto é, na forma de conceber as suas ideias e a realidade: • Teológico: o ser humano explica a realidade por meio de entidades supranaturais (os “deuses”), buscando responder a questões como “de onde viemos? e “para onde vamos? “; além disso, busca-se o absolu absoluto; • Metafísico: é uma espécie de meio-termo entre a teologia e a positividade. No lugar dos deuses há entidades abstratas para explicar a realidade: “o Éter”, “o povo”, “o Mercado financeiro ‘ tc. Continua-se a procurar responder a questões como “de onde viemos? ” e “para onde vamos? ” e procurando o absoluto é a busca da razão e destino das coisas. é o meio termo entre teológico e positivo. ?? Positivo: etapa final e definitiva, não se busca mais o “porquê” das coisas, mas sim o “como”, por meio da descoberta e do estudo das leis naturais, ou seja, relações constantes de sucessão ou de coexistência. A imaginação subordina-se à observação e busca-se apenas pelo observável e concreto. A Sociologia de Durkheim • Objeto da sociologia : O FATO SOCIAL ( Toda maneira de agir ixa ou não suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção ( se adequar ao que foi estabelecido) exterior) característica do FATO SOCIAL . ?? COERCITIVIDADE • EXTERIORIDADE • GENERALIDADE Consciência coletiva – forma moral vigente na sociedade Os fatos sociais são explicados por causas sociais A classificação das sociedades, deveria ser efetuada com base em apurada observ’aç¿o experimental, passagem da solidariedade mecânica para a solidariedade experimental: • Mecânica: predominava nas sociedades pré-capitalistas, onde os indivíduos se iden meio da fam[lia, religião,