Socialização e controle social

Categories: Trabalhos

0

Socialização e Controle Social “Nove décimos de tudo o que você faz, diz, pensa, sente, desde que se levanta de manhã cedo até que vai para a cama dormir, você diz, faz, pensa, sente não como expressão própria, independente, mas em conformidade inconsciente e sem crítica com regras, regulamentos, hábitos grupais, padrões, códigos, estilos e sensações que existem muito antes que voce nascesse. “.

A sociabilidade- tendência natural da espécie humana para viver em sociedade – é desenvolvida por meio do process integra ao grupo em assimilando sua cultu A socialização é o ato assimilar e introjetar al o indivíduo se OF9 p uo, de levá-lo a culturais da sociedade. E também um processo social abrangente, pois afeta direta ou indiretamente todos os indivíduos que vivem em uma determinada comunidade ou sociedade. O maior instrumento de socialização é o controle social.

Que pode assumir diversas formas. O olhar de reprovação dos pais quando a criança toma sopa fazendo barulho, as chacotas dos adolescentes se um deles aparece vestido de terno e gravata são exemplos de controle social. O Controle social são as formas pelas quais a sociedade introjeta os valores do grupo na mente de seus membros, para evitar que adotem um comportamento ivergente. O Principal objetivo do controle social é fazer com que cada a maioria das pessoas usasse chapéu. A história da evolução de um indivíduo é, antes de mais nada, o relato de sua acomodação aos padrões e tradições vigentes em sua comunidade. Desde o momento em que ele nasce, os costumes do grupo a que pertence moldam suas experiências e seu comportamento. As primeiras palavras de uma criança são necessariamente pronunciadas em uma língua determinada. Por isso mesmo, essa criança já é um produto da cultura em que vive. Ao torna-se adulta já está suficientemente treinada para tomar parte nas tividades da comunidade, com seus hábitos e suas crenças. A primeira agencia de controle social é a família. Desde que nasce, a criança é orientada, educada e moldada pelo grupo familiar. Depois da família, temos a igreja, a escola e o Estado: são todos agências formais ou institucionalizadas de controle social. Tipos de controle social O controle social pode ser difuso (informal) ou institucionalizado (formal). Nas comunidades isoladas e pequenas, como os povoados do Interior ou as aldeias indígenas, o controle social é difuso, vago, muitas vezes de caráter religioso.

Nas sociedades complexas, o controle social é nstitucionalizado ou formal, insto é, há órgãos e instituições sociais encarregados de sua aplicação, como a polícia, para se dar um exemplo. Nas sociedades modernas, mais complexas, aumenta a presença da instituição jurídica, da instituição policial do Estado, em substituição aos controles espontâneos, antes exercidos ela família e pelos membros d 2 modernas os sistemas de controle social são quase totalmente institucionalizados, isto é, dependem mais das leis e regras estabelecidas do que de normas impostas pela tradição.

Ao mesmo tempo, à medida que as sociedades vão se tornando mais complexas, os sistemas e controle passam a assumir diferentes funções. Estas não se impõem meramente para punir ações ilícitas ou fazer valer determinadas normas e padrões, mas também têm a finalidade de manter o equilíbrio da sociedade e de dar proteção social efetiva aos seus membros socialmente desamparados. De modo geral, podemos falar de três funções do controle social A de ordem social; A de proteção social; A de eficiência social.

As funções de controle de ordem social ligam-se à aplicação de normas e de leis. Por exemplo, fazer cumprir a lei, prender e punir criminosos, manter a ordem pública. Na sociedade moderna, ssas funções são desempenhadas basicamente pelo Estado, com seus órgãos específicos de caráter repressivo ou jurídico, como a polícia e os tribunais de justiça. As funções de proteção social relacionadas ao cumprimento de normas que beneficiam setores menos protegidos da sociedade.

Entre elas, estão as de previdência social e a proteção dos direitos humanos. As funções de eficiência social estão relacionadas com regras e procedimentos que levem os indivíduos a contribuir de forma produtiva para o bem- estar e o desenvolvimento da sociedade. A proteção ao trabalho as ações cooperativas, a ormação profissional, os c 3 manha cedo até que vai para a cama dormir, você diz, faz, pensa, que voce nascesse. por meio do processo de socialização, pelo qual o individuo se integra ao grupo em que nasceu, assimilando sua cultura. A socialização é o ato de transmitir ao indivíduo, de levá-lo a assimilar e introjetar os padrões culturais da sociedade. É também um processo social abrangente, individuo tenha o comportamento socialmente esperado. É esse controle que, por exemplo, nos leva a manter a cabeça descoberta, enquanto até das atrás esse mesmo 4DF9 maioria seus hábitos e suas crenças. “. 8 g

Prisões cautelares e liberdade provisoria

0

LIBERDADE PROVISORIA A liberdade provisória encontra-se prevista na Constituição Federal e no Código de Processo Penal: “Art. 50, LXVI, da

Read More

Construir um quadro comparativo entre sistemas abertos e fechados de co e indicar a fonte de pesquisa

0

Administração -1a Série – Comportamento Organizacional Rita das Graças Cândido Cavichioli ‘Vipe to view next page 4 ETAPA Ng 3

Read More