Tabela periodica

Categories: Trabalhos

0

A TABELA PERIODICA A História da Tabela Periódica Na tabela periódica d traços representam existirem mas que ai OF4 Swipe v s marcados com ev deduziu cobertos àquela época. Os símbolos no topo de cada coluna são as fórmulas moleculares escritas no estilo do século XIX. A descoberta do número atômico Devido ao trabalho de Moseley, a tabela periódica moderna esta baseada no número atômico dos elementos.

A tabela atual se difere bastante da de Mendeleyev. Com o passar do tempo, os químicos foram melhorando a tabela periódica moderna, aplicando novos dados, como as descobertas de novos lementos ou um número mais preciso na massa atômica, e rearranjando os existentes, sempre em função dos conceitos onglna. s. Na Tabela Periódica moderna, os elementos são colocados em o grupo 1, o dos metais alcalinos e 0 18, o dos gases nobres.

A tabela periódica relaciona os elementos em linhas chamadas períodos e colunas chamadas grupos ou famílias, em ordem crescente de seus números atômicos. Classificações dos Elementos Dentro da Tabela Periódica, os elementos químicos também podem ser classificados em conjuntos, chamados de séries uímicas, de acordo com sua configuração eletrônica: Elementos representativos: pertencentes as famílias A (grupos 1, 2, 13,ao 18). ?? Elementos (ou metais) de transição: pertencentes as fam[lias B ( grupos de 3a 12). Elementos (ou metais) de transição interna: pertencentes às séries dos lantanídeos e dos actinídeos. (lllB- 3) Além disso, podem ser classificados de acordo com suas propriedades físicas em: Metal • Semi-metal ou metalóide • Nào-metal ou ametais • Gás nobre Grupos Antigamente, chamavam-se “famaias”. Os elementos do mesmo rupo têm o mesmo número de elétrons na camada de valência (camada mais externa).

Assim, os elementos do mesmo grupo possuem comportamento químico semelhante. Existem 18 grupos sendo que o elemento químico hidrogênio é o único que não se enquadra em nenhuma família e está localizado em sua posição apenas por ter número atômico igual a 1, isto é, como tem apenas está localizado em sua posição apenas por ter número atômico igual a 1, isto é, como tem apenas um elétron na última camada, foi alocado no Grupo 1, mesmo sem ser um metal.

IA(I)- 1 elétron na camada de valência IlA(2) – 2 elétrons na camada de valência IIIA (13) — 3 elétrons na camada de valência IVA (14) — 4 elétrons na camada de valência VA (15) – 5 elétrons na camada de valência VIA (16) – 6 elétrons na camada de valência VIIA (17) – 7 elétrons na camada de valência VIII A (18) – 8 elétrons na camada de valência, com exceção do Hélio que só possui dois elétrons.

Onde: A(l) – metais alcalinos IlA(2) – metais alcalinos terrosos IIIA (13) — família do boro IVA (14) — familia do carbono VA (15) – família do nitrogênio VIA (16) – calcogênio VI IA (17) halogênio VIII A (18) – gases nobres períodos Os elementos de um mesmo período têm o mesmo número de camadas eletrónicas, que corresponde ao número do período. Existem sete períodos, cada um correspondendo a uma das camadas eletrónicas da eletrosfera.

Cada elemento em um período, vai apresentar os seguintes numeros de níveis eletrônicos: • 10 período: apresenta apenas a camada K • 2a período: apresentam as camadas Ke L 30 período: apresentam as camadas K, L e M 40 período: apresentam as camadas 3 s camadas K e L 40 período: apresentam as camadas K, M e N • 50 período: apresentam as camadas K, M, N e O • 6a período: apresentam as camadas K, M, N, Oe P 70 período: apresentam as camadas K, M, N, O, p e Q Estados ffsicos dos elementos à temperatura ambiente: Gases: H.

N, O, F, Cl, gases nobres (He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn). Líquidos: bromo e mercúrio Sólidos: os demais Ocorrência: Cisurânlos: elementos com número atômico menor do que 92 e considerados naturais, com exceção do Tc, pm, Transurânios: eleentos com número atômico maior do que 92 e onsiderados artificiais. Classifcação: Metais: são bons condutores de calor e eletricidade, ducteis, maleáveis e sólidos, com execeção do mercúrio que é líquido.

Ametais: constituem cerca de 20% dos elementos, porém são os mais abundantes na natureza; são maus condutores de eleticidade e calor. Semi-metais: características intermediárias entre os metais e ametais. sao eles: B, Si, Ge, AS, Sb, Te, po Gases nobres: são quimicamente inertes sendo encontrados na natureza na forma de substâncias simples. http://www. cdlserra. com. br/logotiposffabavi. gif 4DF4

Alma

0

FGFFGF GFGAFG,FEDB DAFKB DFKJB DFKJ ZDFDF DVIF MDFDMdfdfmsdgb cdcsDV GFGAFG,FEDB DAFKB DFKJB DFKJ ZDFDF DMF MDFDMdfdfmsdgb OF5 page GFGAFG,FEDB DAFKB

Read More

Contabilidade intermediaria

0

“CONTABILI DADE INTERMEDIÁRIA” Trabalho solicitado como exigência parcial da Disciplina: Contabilidade Intermediária, sob a orientação do Prof. EAD Hugo Santana/Luis

Read More