Tabelas de propriedades geométricas
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO DIRETORIA DE CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇAO MECANICA PROJETO INTEGRADO III – 70 SEMESTRE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE PRODUTO SEGUNDO O APQP (Advanced Product Quality Planning – Planejamento Avançado da Qualidade do Produto) Semestre: 70 Professores responsáveis: Armando Augusto de CamposJr. , Davis Ferreira de Silva, Dirceu Eduardo Galvão, Edson Vicente da Silva, Gigliola Salerno, Jean Pierre Garcia, Lin Chau Jen, Luis Carlos Pavan, Luis Henrique Gazeta de Souza, Luis Carlos Leonardo, Nelis Evangelista Luiz e Oséias dos Santos.
Objetivo: Desenvolver no estudante do curso de Engenharia de Produção Mecânica os conceitos básicos e habilidades relacionadas aos Swipe view next page projetos de produtos condições para o des OF6 situações inerentes d no final dos anos 80 maiores indústrias a -ca do APQP criando nte frente às ocesso desenvolvido perts das três Ford, General Motors e Chrysler. Essa comissão investiu cinco anos para analisar o então corrente estado de desenvolvimento e produção automotivos nos Estados Unidos, Europa e especialmente no Japão.
O Planejamento Avançado da Qualidade do Produto APQP) é um método estruturado para definir e executar as ações necessárias a fim de assegurar que um produto satisfaça o cliente. A meta do APQP é facilitar a comunicação entre todas as pessoas e atividades envolvidas em um programa e assegurar que todas as etapas necessárias sejam completadas em tempo, com uma alta qualidade de eventos, com custo aceitável e níveis de qualidade. Entre os Benefícios da aplicação Sv. ipe to View next page aplicação do APQP pode-se citar Redução da complexidade do planejamento da qualidade do produto para os clientes e fornecedores; Caracteriza-se como meio dos fornecedores acilmente comunicarem as exigências de planejamento da qualidade de produto a seus subcontratados; Direcionar recursos para satisfazer o cliente; Promover a identificação antecipada de alterações necessárias; Evitar alterações de última hora; Oferecer um pouco de qualidade dentro do prazo ao custo mais baixo.
O APQP consiste de cinco fases: Planejamento e Programa de Definição; Projeto e Desenvolvimento do Produto; Projeto e Desenvolvimento do Processo; Validação de Processo e Produto; Lançamento, Feedback, Ações Corretivas e de Avaliação. O APQP consiste em cinco atividades principais: Planejamento; Projeto de Produto e Desenvolvimento; Projeto de Processo e Desenvolvimento; Validação de Processo e Produto; Produção. A figura 1, a seguir, ilustra as macro fases do APQP e a simultaneidade destas.
Participação: Todo aluno regularmente matriculado na disciplina Projetos Tecnológicos deverá compor um dos grupos de sua respectiva turma, projetando e construindo um sistema eletromecânico, denominado Mecanismo de Elevação de Carga. O não cumprimento das especificações e normas informadas neste documento acarretará atribuição de nota ZERO, para todos os integrantes do grupo na referida disciplina. Os Mecanismos que ão contemplarem os mínimos objetivos propostos na disciplina acarretarão atribuição de nota ZERO na referida disciplina.
Figura 1 – Macro Fases do APQP O APQP serve como um guia no processo de desenvolvimento e também como um padrão para compartilhar resultados entre fornecedores e companhias. São especificadas três grandes fases: Dese resultados entre fornecedores e companhias. São especificadas três grandes fases: Desenvolvimento, Industrialização e Lançamento do Produto. Além destas, existem 23 tópicos principais a serem monitorados, os quais devem ser completados antes do inicio da produção. Dos 23 elementos de APQP, 19 são requisitos do manual de APQP e Plano de Controle da AIAG.
Os quatro elementos adicionais atendem a requisitos exclusivos da Ford para relatório de status de APQP e comunicação entre fornecedor e cliente. Os Ig elementos-padrão da indústria são: • FMEA de Projeto Plano de Verificação e Relatório de Projeto Plano de Controle de Construção do Protótipo Fluxograma do Processo de Manufatura FMEA do Processo Plano de Controle Pré-Lançamento Instruções do Processo do Operador Plano de Controle de Produção Revisão (ões) de Projeto e Manufatura Instalações / Ferramentais /
Dispositivos Construção de Protótipo Desenhos e Especificações Comprometimento da Equipe com a Viabilidade Avaliação dos Sistemas de Medição Especificações de Embalagem Trial Run de Produção Estudo Preliminar de Capacidade do Processo Teste de Validação da Produção Aprovação de Produção da Peça (PSW) Os quatro elementos exclusivos da Ford são: • • • • Decisão de Fornecimento; Requisitos de Entrada do Cliente; Status de APQP do Sub-contratado; Craftsmanship.
A figura 2 ilustra um cronograma genérico de desenvolvimento segundo a ótica do APQP Figura 2 – Cronograma Genérico do APQP. Fonte: Ford APQP Guideline Desenvolvimento do Produto: O projeto deverá contemplar o desenvolvimento de Telha para Construção Civil fabricada a partir de material Polimérico. As principais características do desenvolvimento são: • A escolha do mode 3 material Poliménco.
As principais caracteristicas do desenvolvimento são: • A escolha do modelo de telha (Colonial, Portuguesa, Francesa, Paulista, Romana, etc. ) ficará a cargo do grupo, ou seja, a princípio qualquer modelo sendo que o original escolhido deverá ser apresentado; • A partir do modelo escolhido deverá ser realizado o projeto da telha a ser produzida m material polimérico, preferencialmente reciclado.
Pequenas adaptações dimensionais serão permitidas buscando-se viabilizar o processo produtivo; O Material para a confecção do lote inicial (30 peças) deverá ser qualquer polímero termoplástico, destinado a processo de injeção ou sopro (Vacuum Forming); No dia da apresentação o lote de telhas deverá ser montado em dispositivo, construído pelo grupo, que simule um telhado típico com inclinação entre 160 e 240 (função do tipo de telha selecionado pelo grupo); Será realizado teste para verificação da eficácia do telhado com relação ?
Impermeabilidade, ou seja, sob exposição à corrente de água não deverá apresentar presença de marcas de água na superfície interna do “telhado” elou gotejamento em qualquer instante o qual indica a permeabilidade do corpode-prova; O grupo poderá inserir alterações no design do produto original buscando soluções criativas, que otimizem a função do produto sem perda das função primária; O conceito deste desenvolvimento é fundamentado nos preceitos da Engenharia Reversa e Melhoria Contínua; Deverão ser produzidos todos os documentos de desenvolvimento incluindo-se nesta condição desenhos e demais ados do design do produto; Nenhum processo de terceirização de processos produtivos ou de conce ção é admitido. ou de concepção é admitido. Estas características do projeto devem ser consideradas por cada grupo para garantir: • Designs criativos; • Designs ergonômicos; • Facilidade de fabricação (DFM – Design for Manufacturing); • Facilidade de montagem (se necessário) (DFA – Design for Assembly); • Desenvolvimento sustentável; • Soluções de baixo custo (economicamente viáveis). A busca por soluções criativas que atendam as definições técnicas e conômicas é a busca permanente de times de desenvolvimento das organizações contemporâneas (pósglobalização).
Diante deste cenário, este projeto integrado busca o desenvolvimento destas habilidades e competências que auxiliam na formação do Engenheiro de Produção Mecânico. Regras e Orientações: 1) O grupo será constituído por 7 à 10 participantes; 2) Cada etapa do desenvolvimento prevê a entrega de um conjunto de informações, protótipos, resultados e peças (deliverables). O cumprimento de prazos e a entrega dos itens correspondentes será a base para a avaliação da performance do grupo e tribuição do conceito; 3) Além das entregas corretas e no prazo soluções criativas, econômicas, sustentáveis, poucas mudanças de rota durante o desenvolvimento servirão de parâmetro para a avaliação do desempenho dos grupos. ) Além das datas chaves de entrega e finalização de fases do APQP (milestones), serão definidas verificações intermediárias que buscarão avaliar o progresso do grupo e as necessidades de possíveis correções; 5) Sugere-se a montagem de uma pasta do desenvolvimento para as entregas parciais e final de toda documentação referente ao desenvolvimento. Esta ocumentação deve ser arquivada e separada conforme a fase do desenvolvimento que esta foi executada e dentro de uma ordem lógica. Revis S separada conforme a fase do desenvolvimento que esta foi executada e dentro de uma ordem lógica. Revisões devem ser indicadas nos respectivos documentos. O ideal é que as pastas da turma sejam de um mesmo modelo com identificação do grupo na primeira página.
Autonomia: Qualquer situação não prevista neste regulamento será dirimida pelos professores responsáveis pela disciplina. Observações Finais: 1) A apresentação final será realizada em data a ser definida pelas coordenações dos espectivos campi onde o projeto será desenvolvido no horário normal de aulas (1 91115 às 23h00 horas) com a participação de todas as turmas. Cada grupo deverá trazer o lote de 30 peças prontas. 2) Segue anexo o cronograma das atividades e as formas de avaliação, referentes à execução do projeto. Vale salientar que cada tarefa deverá ser entregue pelo grupo na data especificada pelos professores “orientadores” da disciplina, no horário das 18h30 às 19h1 0. ) Cabe ressaltar que o projeto prevê apenas os marcos de desenvolvimento (milestones), todavia verificações arciais serão agendadas pelos professores responsáveis pelo projeto. DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO (APQP) – 2011/25 ATIVIDADE DATA LIMITE PONTUAÇÃO Entrega de lista com nomes, RA, e- mail dos integrantes e indicação do representante do 13/02- 24/02 grupo – não esqueça de definir um nome para o projeto. Planejamento 05/03 – 09/03 1,0 Projeto e Desenvolvimento do Produto 09/04 — 13/04 Projeto e Desenvolvimento do Processo 07/05 — 11/05 2,0 Validação do Processo 28/05 – 01/06 1,5 Revisao da documentaçao do APQP 04/06 – 08/06 Apresentação da documentação e lote piloto 04/06 – 08/06 3,0 TOTAL DEZ