Tecnologia da informacao

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FABIANO LUIZ TRISTÃO PROJETOS ESTRATÉGICOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA ORGANIZAÇOES DE PEQUENO PORTE Florianópolis, novembro 2004. p PROJETOS ESTRATÉGI PARA ORGANIZAÇOE Rascunho do projeto submetido à Universi 23 A INFORMAÇAO atarina como parte dos requisitos da disciplina de Projetos l. Orientador: Banca Avaliadora: João Dovicchi IJoao Bosco da Motta Alves Fernando Ostuni Gauthier Sumário Capítulo 1 – Apresentação do Trabalho 1 1. Introdução 1 1 2 Conceitos Iniciais 1 1. 3 Problema 1 -lal Studia Resultado 21 5. 3 Análise do Resultado 21 . 4 Analogia com PETI do Dennis 21 5. 5 Conclusões finais do capítulo 21 Capitulo 6- Conclusões 22 6. 1 Conclusões Finais 22 Capítulo 7 – Bibliografia 23 – Apresentação do Trabalho 1 Introdução As atuais organizações estão incluídas em um mercado instável, concorrente e globalizante. Portanto, elas necessitam de informações essenciais e personalizadas aos seus negócios.

A tecnologia da informação através de um conjunto de recursos pode contribuir para solucionar essa necessidade. (REZENDE, 2002). Esse conjunto de recursos proverá uma vantagem competitiva organização dando visibilidade e inteligência aos negócios, podendo ser estruturado pelos projetos estratégicos em tecnologia da informação. (REZENDE, 2002). 2 Conceitos Iniciais Os projetos estratégicos determinam os processos para o alinhamento da tecnologia da informação com as necessidades e os objetivos de negócio das organizações. (VIEIRA, 2003).

Esse alinhamento constitui-se de vários conceitos como: qualidade, modernidade, inovação, rentabilidade, inteligência empresanal entre outros. (REZENDE, 2002). Os projetos estratégicos podem ser estruturados por um lanejamento estratégico que constitui de um processo para formular e implementar d o futuro da organização, 23 informação as suas prioridades, necessidades e aos objetivos de seus negócios, pois não há uma metodologia específica consolidada ao gerenciamento de projetos estratégicos em TI que satisfaça essas organizações.

Elas encontram dificuldades em prazos, custos, qualidade e resultado, pois estariam utilizando a tecnologia da informação de forma inadequada para alcançarem seus objetivos táticos e principalmente estratégicos. Além disso, essas organizações ossuem relativamente poucos processos, ou anda, possuem processos com uma certa particularidade ou exclusividade. Portanto, a identificação pela melhor metodologia em projetos estratégicos em TI para organizações de pequeno porte, torna-se relativamente crítica pelas conseqüências que ela pode trazer as organizações. Objetivos Apresentar uma proposta para atender as necessidades das organizações de pequeno porte, com a finalidade de resolver os problemas descritos, em relação ao alinhamento da tecnologia da informação aos seus negócios, por meio de agregações de metodologias já existentes. Objetivos Especificos – provável reformulação • Identificar, por meio de um estudo, as melhores metodologias de projetos estratégicos para organizações de pequeno porte. ?? Elaborar e realizar uma pesquisa nas organizações de pequeno porte para levantar as suas necessidades e as suas pretensões em relação a TI. • Desenvolver uma relação de requisitos a partir da agregação dos resultados obtidos da pesquisa e do estudo das metodologias para atender realmente as necessidades dessas organizações. • Tornar essa relação de re uisitos numa metodologia caso ela venha a ser aplicada com empresa. – Organizações de Pequeno Porte Relatar sobre as organizações de pequeno Porte. Seus conceitos, sua história.

A importância para a sociedade em geral e outros detalhes. 1 Classificação Uma breve classificação em relação a certos critérios baseado no SEBRAE. 2 cenário O difícil momento burocrático que as organizações de pequeno porte enfrentam. Suas dificuldades econômicas. Taxas e impostos. Os desafios perante a globalização. Outros detalhes. 3 A organização se organizando A necessidade das organizações em geral se organizar e planejar o futuro. Estabelecer metas e objetivos. Através das estratégias organizacionais é que se dá um grande passo para o planejamento estratégico organizacional.

A estratégia e o negócio empresarial fazem parte do PEE Planejamento Estratégico Empresarial – e juntos podem preconizar o sucesso organizacional, apesar de não existir uma única definição universalmente aceita para ambos os termos (MINTZBERG; QUINN, 2001 Pode se fazer uma analogia entre a estratégia com a palavra “guerra” e a tática com a palavra “batalha”. Mas na prática empresarial uma relação pode complementar a outra e ainda, estratégia e tática podem ser istas de formas diferentes pelos diversos gestores, conforme a escala ou perspectiva de ação (MINTZBERG; QUINN, 2001).

O PEE deve ser definido de acordo com o ti o do negócio empresarial. 4 23 setorial, onde envolve uma parte ou segmento da organização. A estratégia para ser eficaz deve apresentar um conjunto de características, tais como: relatar objetivos claros e decisivos; promover a iniciativa, propiciando liberdade de ação e gerando maior comprometimento; concentrar força e poder no momento oportuno; propiciar flexibilidade; coordenar e comprometer as ideranças; propiciar competitividade; e prover segurança para a base de recursos do negócio (DENNIS, 2002).

A definição de estratégia empresarial requer diversas e diferentes análises por parte dos gestores (MINTZBERG; QUINN, 2001 Para elaborar a estratégia empresarial é necessária a mobilização de todos os recursos e politicas da organização em âmbito global, visando atingir seus objetivos e comportamentos em longo prazo (ACKOFF, 1974). E para atingir esses objetivos, são necessários os componentes da estratégia empresarial, que são o ambiente, a empresa e a adequação de ambos. Dessa forma, la poderá desenvolver estratégias cooperativas ou competitivas.

Além do ambiente e a empresa, os outros quatro componentes da estratégia são: produto e mercado, vetor de crescimento, vantagem competitiva e sinergia (BETHLEM, 1999). Essa elaboração será possível se as estratégias empresariais forem procedidas da alta administração contemplando a organização em sua totalidade, ou seja, com visão sistémica. As estratégias podem ser elaboradas a partir das funções empresariais da organização: estratégia de concentração; de diversificação, ampliação, mudança e redirecionamento; de fetividade; de recursos; e gerais (MINTZBERG; QUINN, 2001).

A classificação da estratégia empresarial quanto ao seu processo de formação, são as dez escolas ou abordagens variantes das estratégias com seus respectivo s OF23 formação, são as dez escolas ou abordagens variantes das estratégias com seus respectivos processos: • design (concepção); • planejamento (formal); • posicionamento (analítico); • empreendedora (visionário); • cognitiva (mental); • aprendizagem (emergente); • poder (negociação); • cultural (coletivo); • ambiental (reativo); ?? escola da configuração (processo de transformação).

O conceito de estratégia empresarial contextualizado pela escola do planejamento (MINTZBERG, AHLSTRAND; LAMPEL; 2000) e vinculado ao PEE envolve a definição de negócio empresarial. Anteriormente a definição de negócio era implicitamente relatada no PEE apenas nas dimensões de produto e mercado. Mas a definição de negócio deve preceder as demais definições do processo de PEE para que os demais conceitos possam ser explicitamente aplicados.

São três os pontos chave para o conceito do PEE: o negócio, que retrata intersecção dos clientes e das funcionalidades baseadas normalmente em tecnologia primária; a indústria, que se constitui no conjunto de vários negócios, normalmente baseados em uma única tecnologia; e o mercado, fazendo a intersecção dos clientes e das funcionalidades contempladas pelas tecnologias disponíveis para a realizaçao do negócio (MINTZBERG; QUINN, 2001).

Os recursos que são internos estão direcionados para a melhoria do desempenho da organização numa abordagem que propóe que esses recursos sejam os principais determinantes de sua competitividade Inteligente, onde são contempladas s estratégias de criação, transferência, absorção e gestão do conhecimento (DENNIS, 2002 . de negócios exige conhecimento das funções de administração (planejamento, organização, direção e controle) e ainda da análise ponderada das seguintes atividades: planejar os produtos e serviços da empresa que serão trabalhados; buscar diferenciais dos concorrentes; criar e padronizar objetivos de desempenho funcional e de retorno financeiros; rever e definir a estrutura organizacional e os respectivos processos operacionais; definir recursos necessários; preparar e desenvolver recursos humanos; controlar e orientar o desempenho da empresa (FAYOL, 1977). Gestão Estratégica Estudo em desenvolvimento. 5 Planejamento Estratégico Empresarial – PEE O PEE – Planejamento Estratégico Empresarial – também chamado de Business Plan é um processo de determinação dos principais objetivos de uma organização, das políticas e estratégias que a conduzirão, do uso e da disponibilização dos recursos para a realização dos objetivos, onde esse processo é composto por: premissas; planejamento propriamente dito; implementação; e revisão (BHALLA, 1987).

Esse processo também deve retratar a definição de um esejado futuro para a organização (ACKOFF, 1974). Dessa forma, o PEE se constitui num sistema integrado de decisões, capaz de gerar dados e informações para ajudar os gestores a pensar estrategicamente, sem armadilhas, sem falhas e apoiar a articulação de estratégias ou visões de futuro na organização, sejam percepções de suas experiências pessoais, sejam a partir de números coletados em pesquisas (MINTZBERG; QUINN, 2001).

A necessidade de elaboração do PEE independe do tipo e tamanho da organização e a arece uando a consecução de um estado futuro que a organ- envolve um conjunto de ue a organização deseja, envolve um conjunto de decisões interdependentes, relevantes, grandiosas e solucionadoras (SINGHVI, 2000). Os princípios gerais do PEE são quatro: contribuição aos objetivos; precedência do planejamento; penetração e abrangência; e maior eficiência, eficácia e efetividade.

Esses são desmembrados nos princípios específicos: participativo; coordenado; integrado; e permanente (ACKOFF, 1974). Juntamente com os princípios do PEE, existem basicamente dois tipos de planejamento, quanto a sua formalidade: intuitivo e formal ou documentacional. Os níveis o planejamento podem ser: estratégico; tático ou gerencial; e operacional que detalha minuciosamente cada tarefa ou atividade a ser executada.

O nível estratégico do planejamento possui as seguintes características: projetado ao longo prazo em termos de efeitos e consequências; voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa, sujeito à incerteza; e envolve a empresa como um todo, abrangendo todos os seus recursos, e assim todas as suas capacidades e potencialidades devem possuir um comportamento global e sistêmico (ACKOFF, 1974). Nesse sentido o pensamento estratégico deve ser criativo, mpreendedor, imaginativo e adequado às características da organização, viabilizando o desenvolvimento do PEE (DENNIS, 2002). ara que as relações entre o PEE e as estratégias empresariais sejam efetivamente integradas, as informações da organização devem ser coerentes em todos os níveis de planejamento, ou seja, estratégico, tático ou gerencial e operacional (PARSONS, 1983). 1 Componentes da Administração Moderna Ao planejar as estratégias da organização é necessária uma análise dos componentes da administração moderna, tais como, modelagem de negócios, i etitivida dos componentes da administração moderna, tais como, modelagem de negócios, inovação, competitividade, inteligência competitiva, inteligência empresarial (DENNIS, 2002).

Modelagem de Negócios A modelagem estratégica de negócios é a compreensão do cenário empresarial desde o entendimento da razão de ser da organização até os planos de ação que estarão realizando a concretização das estratégias de negócios. A realização da modelagem de negócios pode contribuir com a organização na melhor compreensão dos seus negócios, na formação de base ara desenvolvimento da TI e dos SI, na melhoria da estrutura das operações de negócio; na geração de idéias inovadoras, no projeto de novos processos e na identificação de oportunidades de terceirizaçao (ERIKSSON; PENKER, 2000).

Inovação A inovação é um processo que envolve mudanças que trazem incertezas, dificuldades e riscos, apesar de serem vitais para a sobrevivência das organizações. O processo de Inovação Tecnológica envolve o desenvolvimento e a introdução de ferramentas derivadas do conhecimento através das quais as pessoas interagem com seu ambiente. Pode ser radical quando ntroduz conceitos completamente novos para a organização, necessitando da criação de processos também completamente novos, muitas vezes a extinção de processos existentes e, algumas vezes, envolve a mudança de valores da organização (DENNIS, 2000).

A inovação se tornou o desafio para competitividade em todo mundo. Os conceitos de qualidade, produtividade e competitividade caminham Juntos e estão interligados, pois a competitividade decorre da produtividade e essa da qualidade. O objetivo da estratégia com etitiva da organização é encontrar nela uma posiÇào onde po er de diversas maneiras ela uma posição onde possa se defender de diversas maneiras possíveis contra as forças competitivas ou influenciá-las ao seu favor a fim de buscarem diferenciais dos concorrentes (MINTZBERG; QUINN, 2001).

Inteligência competitiva Esse processo sistematizado ou sistema de inteligência competitiva faz o papel de catalisador da administração estratégica, sendo responsável por: • planejar a utilização da informação estratégica; • contar com o patrocínio da alta administração e a colaboração dos especialistas da organização; • criar mecanismos de difundir a cultura estratégica e a nteligência na organização; • coletar dados de forma eficaz, com filtros apropriados; organizá-los, transformando-os em informações relevantes; • analisar e validar as informações relevantes; transformar as informações em inteligência; e disseminar os produtos de inteligência aos gestores e aos outros usuários de forma adequada (FREITAS, BECKER, KLADIS 1997).

Inteligência empresarial A inteligência empresarial tem relevante papel na elaboração das estratégias organizacionais e do PEE, como um sistema de monitoramento do ambiente interno e externo da empresa nde apresenta uma maneira organizada de coletar ou visualizar, analisar ou selecionar e disseminar ou transmitir informações estratégicas. Juntamente com o PEEe o PETI, a inteligência empresarial é um processo de coleta, análise e distribuição de dados para melhorar a decisão dos negócios. De forma mais ampla, a inteligência empresarial utiliza variadas fontes de informação para contribuir na definição de estratégias de competitividade nos negócios empresariais (BARBIERI, 2001 ). Na inteligência empresarial estão contemplados os conceitos de modelagem estratégic de inovação, de com 0 23

Administração

0

Desenvolvimento Pessoal e Profissional Projeto de Vida: “O Que Você Quer Ser Quando Crescer? ” Projeto de Vida: “O Que

Read More

Tcc – engenharia mecânica – usf – leonardo franciscon meneghin

0

Curso de Engenharia Mecânica – Ênfase em Automação e Sistemas PROJETO DE AUTOMAÇAO DA ALIMENTAÇAO DE PEÇAS DE UM CENTRO

Read More