Tema: ambiente alfabetizador subtema: aprendendo a ler e escrever por meio da música.
Curso de Pedagogia Disciplina: Projeto Profissional Interdisciplinar (PPI) Tema: Ambiente Alfabetizador Subtema: Aprendendo a ler e escrever por meio da música. São Paulo 2008 SUMÁRIO . INTRODUÇÃO- 2. PROBLEMATIZAÇÃ 3. JUSTIFICATIVA– 4. OBJETIVOS– 3 Swipe view p -04 ____09 5. METODOLOGIA DA PESQUISA- 6. CONCLUSÃO. 7. BIBLIOGRAFIA—— 12 Introdução O presente trabalho de pesquisa visa explorar alguns aspectos na área da alfabetização por meio da música com o objetivo de desenvolver nas crianças um estímulo cerebral mais potente, afirma o neuropediatra Muszkat (UNIFESP) ” ‘… contato com musica ativa várias áreas cerebrais. Os impulsos nervosos provocados pela musica também alcançam a região do cérebro em que são experimentadas as emoções, é o que faz as notas conhecimento da criança nomeadamente no que se refere a alfabetização por meio da musica. Avaliar os procedimentos no domínio da pedagogia de modo a contribuir para um melhor desempenho. Compreender os princípios e aplicativos da musica no processo alfabetizador.
Analisar diferentes contextos sociais com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da área nos diferentes papeis que a educação pode desempenhar no contexto usical. Segundo Moreira ( ) para existir uma aprendizagem significativa são necessários dois pressupostos um deles é que o individuo que esta aprendendo queira realmente aprender e o outro é que as condições de aprendizado sejam favoráveis para que ele ocorra, criar estas condições é uma das funções do professor.
Com a consciência de que a educação é o foco mais importante no desenvolvimento de uma sociedade, é com ela que desenvolvemos e crescemos melhores como nação e como cidadãos éticos. Nosso objeto de pesquisa é a musica no processo alfabetizador. Ferrero (2001) observa que o desenvolvimento da scrita ocorre na interação sociocultural que o individuo mantém com o objeto de conhecimento – neste caso a musica e algumas possíveis interações que possam ser feitas no intuito de auxiliar o sujeito no processo de alfabetização.
Ferrero (2001 ) afirma ainda que a alfabetização representa um dos processos cognitivos mais complexos, sob o enfoque da Psicologia Genética Piagetiana. Visto a alfabetização ser o estágio mais importante do processo de aprendizagem de uma criança e que o convívio da criança com a leitura e a escrita desde cedo se apresenta de maneira natural e espontânea através dos símbolos ingüísticos.
Na nossa proposta a música vem ao encontro das características e necessidades dos edu 20F nossa proposta a música vem ao encontro das características e necessidades dos educandos, pois ela permite uma interação natural entre alguns símbolos lingüísticos e os educandos, facilitando assim a compreensão, organização, adequando situações didáticas que favoreçam o seu desenvolvimento. Efetivamente, o êxito de cada educando pode ser aguçado pela produção de sons e dos seus movimentos, na dramatização espontânea.
Se compararmos com outros tipos de lazer, a úsica representa inegavelmente uma oportunidade para o desenvolvimento intelectual e emocional, por ser uma atividade individual e também coletiva, mas é num coletivo, ou seja, na sala de aula que podemos atingir a individualidade de cada aluno. No que diz respeito à alfabetização e principalmente instigar o educando a perceber a musica trabalhada em sala de aula como instrumento de leitura e escrita. Em síntese, essa atividade de pesquisa deve ser tratada como objeto de investigação capaz de fornecer respostas positivas ou não.
Partindo desta premissa a música se torna um novo tema a ser rabalhado no processo do conhecimento. Problema Em uma educação como a nossa onde a aprendizagem é encarada como uma tarefa que requer esforço, concentração e atenção o prazer necessariamente não deve ser excluído. E porque não? Associar o prazer ao aprender? Incluir o sentir-se membro de uma sala de aula que em torno do educador funciona como um grupo social, com vida e “estória singulares” centradas na aventura da apropriação criativa dos conhecimentos, proporcionando uma alfabetização de maneira prazerosa e estimulativa, sobretudo significativa e eficaz.
O alfabetizador pode trabalhar dentre as diversas atividades de prendizagem, trabalhar a música no processo de alfabetização? É o que esta 30F diversas atividades de aprendizagem, trabalhar a música no processo de alfabetização? É o que estaremos verificando neste projeto, pois uma das maiores dificuldades é a falta de concentração, e a música tem sua eficácia neste aspecto de envolver, estimular e até diminuir a excitabilidade. Queremos assim desenvolver uma estratégia onde o aprendizado venha carregado de alegria e prazer tanto para o educador como para o educando. stificativa Escolhemos trabalhar com musica, pois a musica é importante ara o ser humano, faz se necessário para o desenvolvimento fisico e emocional é capaz de despertar a realidade através de estímulos. Como podemos observar: A musica pode favorecer a interação sócio cultural significativa estudos tem demonstrado que os elementos da musica (ritmicos e melódicos) atuam nos aspectos cognitivos e criativos do sujeito, podendo favorecer a aprendizagem da leitura e a produção sde textos no processo de alfabetixzação.
AA musica pode estimular o desenvolvimento da capacidade afetiva e cognitiva do individuo além de desenvolver as abilidades estéticas e musicais especificas e todos estes aspectos oncorrem para o desenvolvimento da escrita (Viera e Leão, 2003;sekeff, 2002; campos, 2001 ; Figueiredo, 2001; Aveliar,1995). Neste projeto queremos demonstrar a importância da música no ambiente alfabetizador e como pode ela auxiliar no processo de alfabetização de forma alegre e descontraída proporcionando assim aulas mais dinâmicas e agradáveis.
Objetivos O nosso PPI deseja avaliar o processo de alfabetização, por meio da música relacionando sons ao domínio da língua escrita e verbal, verificar a influencia de se trabalhar com musica no processo de alfabetização, analisar as possíveis van 0F verificar a influencia de se trabalhar com musica no processo de alfabetização, analisar as possíveis vantagens e desvantagens do uso de musicas nos trabalhos dentro da sala de aula,avaliar de forma quantitativa e qualitativa as hipóteses de fala, escrita e as produções textuais dos sujeitos observados, bem como, proporcionar aulas com um formato mais descontraído e atrativo do que os modos tradicionais, podendo assim, contribuir para a melhoria da qualidade das aulas e o processo de alfabetização. Metodologia Nossa pesquisa será realizada em escolas públicas, estaduais e unicipais, assim como em escolas privadas, todas localizadas na zona leste da cidade de São Paulo 15 dias por um período de trinta minutos.
O número total de crianças dependerá da formação das turmas não podendo exceder no máximo 7 turmas com mínimo de 15 alunos e máximo 38 . Divididas entre os sete pesquisadores, o publico alvo são crianças de 6 a 7 anos de idade A metodologia utilizada é a pesquisa-ação sobre um trabalho de campo onde o pesquisador num primeiro momento deverá compilar dados estatísticos de produções dos educandos, antes de trabalhar com música, Num segundo momento trabalharemos com os educandos as aulas a aplicação de músicas por um período de 15 dias. Trabalharemos músicas e os sons, recortes e colagens de jornais para que haja resgate de palavras reconhecidas na musica, teremos atividades com figuras a serem associadas às palavras e frases a serem completadas.
Explorando o conhecimento e ampliando o repertório das crianças, vamos estimular a reflexão induzindo ao reconhecimento e uso tanto na linguagem prática quanto na sonora, relacionando a música com a leitura e a escrita. As musicas usadas deverão ser através de CD ou DVD o intuito é leitura e a escrita. As musicas usadas deverão ser através e CD ou DVD o intuito é por meio da musica conduzir as crianças a construírem palavras e descobrirem os seus valores e significados. Serão aplicados instrumentos que proporcionem a compilação de novos dados, que num terceiro momento serão comparados com os já colhidos anteriormente proporcionando desta forma á análise comparativa sobre as ocorrências provindas de todo o processo. Finalmente foram juntados e analisados todos os dados colhidos por todos os pesquisadores envolvidos no projeto.
Foram preparadas algumas atividades para um possível diagnóstico, pois nao podemos de forma alguma ignorar as ases e conhecimentos adquiridos pelos alunos em momentos anteriores. Seguem em anexo, mais adiante, aulas preparadas pelos pesquisadores tal como atividades produzidos pelos alunos e também gráficos referentes aos resultados por eles encontrados durante a aplicação do projeto. Conclusão final Na pesquisa por nós efetuada constatamos alguns pontos que merecem ser citados. Notamos a melhoria na interação aluno/aluno e aluno/professor o que exigiu dos professores mais atenção em relação ao contexto disciplinar, pois durantes as atividades trabalhadas com músicas os alunos se mostraram estarem mais eufóricos.
Em relação à fala, alguns alunos que durante as aulas tradicionais mostram-se tímidos e com poucas falas durante as aulas com musica mostraram-se mais soltos e alguns até cantaram juntamente com os outros,o que oportunizou que os seus professores detectassem e avaliassem alguns problemas de dicção Trabalhando com alunos pré-silábicos observamos que houve uma melhora no rendimento escolar em torno de 30 a 40 % ,já em relação aos alunos silábicos constatamos uma melhor 6 OF rendimento escolar em torno de 30 a 40 % ,já em relação aos alunos silábicos constatamos uma melhoria em torno de 2 a 5% o ue se levarmos em conta o tempo de trabalho com o projeto 15 dias e a complexidade que envolve o processo de alfabetização estes índices nos parece um saldo bastante positivo. Quanto à leitura, observamos que houve uma melhoria bastante significativa principalmente com os alunos pré-silábicos que passaram a ver sentido na junção de algumas letras, relacionando algumas silabas com os sons produzidos durante a fala das mesmas, dando assim, a possibilidade de começarmos a trabalhar a formação de palavras simples.
A pesquisa mostrou que houve um rendimento satisfatório, grupo pesquisador observou que para os alunos pesquisados e envolvidos no projeto é possível melhorar o processo de alfabetização trabalhando com música, pois por ser algo prazeroso torna o ambiente propício ao aprendizado, tornando a criança mais receptiva, criativa e participativa. Concluímos que trabalhar com musica em sala de aula é favorável ao processo de alfabetização. Em relação ao futuro esta equipe acredita que este projeto deve ter continuidade, pois apresenta várias vertentes que se bem trabalhadas podem contribuir na melhoria da qualidade não só da alfabetização, mas também de forma geral para uma elhoria da qualidade da educação e do processo de ensino e aprendizagem. Bibliografia MOREIRA, Marco A. (2000). Aprendizaje significativo: teoría y práctica. Madrid: VISOR. 100 p. FERREIRO, Emília. Com todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1999. 02P FERREIRO Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Edição comemorativa dos 20 anos. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999. Alegre: Artmed Editora, 1999. FERREIRO Emilia. Reflexões sobre alfabetização. 24a edição atualizada, sao Paulo: cortez, 2001. . Alfabetização em processo. 14a edição. São Paulo: Cortez, 2001. ANPPOM – Décimo Quinto Congresso/2005 117 Anexos Plano de Aula, avaliações de resultados, atividades e gráficos Metodologia, Aplicação de: Silvia Estevão Sabina Almeida Maria Domingas Andréia De Maio France L. Aragão Fátima Motta Maria Leuda Plano de Aula 18 20 22 23 25 27 9 Subtema: Aprendendo ler e escrever por meio da musica.
Objetivo: Conhecer, explorar o conhecimento, ampliar o repertório das crianças estimulando a reflexão a concentração através da musica ( executar ) com repertório significativo. Induzindo-os ao conhecimento do reconhecer e fazer uso da leitura e da escrita, relacionando a letra da musica com o seu dia- dia, com as coisas ue fazem parte do seu 80F Q- de quero quero R- de riacho S- de saudade T- de terra U- de universo V- de vitória X- de Xuxa Z- zum zum zum zum zum zum Vamos cantar, vamos brincar, alegria pra valer, abecedário da Xuxa, vamos aprender. Objetivos : Crianças com idade entre 6 e 7 anos aproximadamente. Turma: de 36 alunos aproximadamente.
Tempo estimado: 15 dias por um período de 30 minutos diário. Material utilizado: cd e dvd. Primeira etapa: Apresentar o projeto com motivação. Segunda etapa:Convidá-los a ouvir a música. Terceira etapa:Terminando a música, inicia de comentários sobre a mesma, todos devem participar. Enriquecidos pela discussão, iremos auxiliá-los na produção palavras. Quarta etapa: Iremos propor pesquisas em jornais, revistas que enriqueçam o aprendizado, durante essa etapa é possiVel considerar questões de grafia, de letras maiúsculas e minúsculas. Quinta etapa:Colocaremos no quadro os aspectos observados durante o processo, e a interação que houve.
Avaliação: Durante todo processo, verificaremos o desempenho da escrita e da leitura. Se for necessário incluiremos cartazes de acordo com a música e atividades para que completem as frases com palavras. 2) Usaremos também a música do pomar; Música Pomar Banana, bananeira. Goiaba, goiabeira. figueira. Mexerica, mexeriqueira. Açaí, açaizeiro. Sapoti, sapotizeiro. Mangaba, mangabeira. uva, parreira. Coco, coqueiro. ngá, ingazeiro. Jambo, jambuzeiro. Jabuticaba, jabuticabeira. Compositores Paulo Tatit e Edith Derdyk CD- Palavra Cantada 10 anos Objetivos: Primeira etapa:lniciar ouvindo a música Segunda etapa :Discutir com as crianças sobre o conteúdo Terceira etapa: pedir para que os alunos que produzam um texto.
Quarta etapa: pedir para que escrevam o que acharam da musica, sobre o que fala a música e o que é um pomar. Quinta etapa: pedir para que cada criança crie uma figura sobre o que mais lhe chama atenção. Sexta etapa: pedir para que achem recortes sobre as palavras cantadas. Por último tocamos a música de novo para que todos acompanhem , ao fim do período todos já sabem cantar a musica. Avaliações de resultados e gráficos Metodologia: Aplicação de Silvia Estevão Aplicando a música pomar, e abecedário da Xuxa no decorrer de 15 dias por um período de 30 minutos em média, a proposta foi aplicada na Escola de Educação nfantil Happy Kids, localizada na Zona Leste, no bairro do Tatuapé,escola particular. ANTES : 0 DF 13