Tempos modernos
O que é o desenvolvimento organizacional A teoria do desenvolvimento organizacional nada mais é que as mudanças que ocorrem dentro de uma organização. Segundo essa teoria aberta, democrática e participativa, as organizações devem se voltar mais às pessoas do que as técnicas e recursos para conseguir uma maior capacidade de realizar as mudanças necessárias ao desenvolvimento organizacional. O D. O surgiu em 1 962, decorrente das idéias de vários autores do ser humano, da organização e do ambiente a respeito em que estes crescem e se desenvolvem.
Assim o conceito de desenvolvimento organizacional está inteiramente ligada aos conceitos de mudanças e de capacidade adaptativa à mudança. Autores: Arguris, Bec Maura, Schein etc… OF4 Foi criado na épo no Swipe view nent page desenvolvimento da desdobramento P. O ell, Lawrence, Lorsch, o crescimento e restrito, o D. O é um o T. C a caminho da abordagem sistêmica. Não se trata de uma teoria administrativa, mas de ciência do comportamento.
A dificuldade encontrada em se operacionalizar os conceitos das diversas teorias sobre organização, cada qual trazendo uma bordagem diferente. O D. O resultou dos esforços do T. C no sentido de promover mudanças e flexibilidade organizacional. * Pesquisa de laboratórios de Bethel em 1947 sobre o comportamento de grupo. As técnicas de laboratório feito sobre treinamento da sensitividade visaram principalmente o melhor comportamento em grupo. * Os modelos de D. O consideram basicamente 4 variáveis: 1.
Ambiente: Focalizando o ambiente da empresa, explosão do conhecimento, a tecnologia, a comunicação, o impacto dessas mud mudanças sobre instituição e valore sociais etc. 2. Organização: Abordando o impacto sofrido em decorrência da turbulência ambiental e as características necessárias de domínio e flexibilidade organizacional para sobreviver nesse ambiente. 3. O grupo social: Considerando aspectos de liderança, comunicação, relações interpessoais, conflitos etc. 4.
Individuo: Ressaltando as motivações, atitudes necessidades Os autores salientam essas variáveis básicas de maneira a poderem explorar sua interdependência, diagnosticar a situação e intervir em variáveis estruturais e em variáveis comportamentais, ara que uma mudança permita a consecução tanto dos objetivos organizacionais quanto individuais. Portanto, a ênfase é dada na gestão de pessoas e processos. Toda organização pode ser entendida e analisada sob três aspectos que configuram a atividade empresarial: estrutura, tecnologia e comportamento.
A organização muda quando ocorrem alterações em um desses aspectos. A estrutura envolve a hierarquia administrativa, os sistemas, os processos de trabalho interno, o fluxo de informações e comunicações, definição de missão, objetivos e políticas institucionais. A tecnologia se refere os sistemas operacionais adotados, equipamentos, engenharia de processo e produto, desenvolvimento de pesquisa, métodos de trabalho, etc.
O comportamento está relacionado aos procedimentos adotados na administração de recursos humanos da organização, aos conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas e ao relacionamento interpessoal. Esses três elementos são altamente interdependentes e estão em constante interação sob a influência de forças comuns, de modo que qualquer mudança em um deles, provavelmente afetará os outros Fases da organização s fo As organizações assum rovavelmente afetará os outros As organizações assumem diferentes formas organizacionais em diferentes ambientes e em diferentes épocas.
Durante sua existência as organizações percorrem cinco fases distintas: * Fase Pioneira: é a fase inicial da organização pelos seus fundadores ou empresários. Com os poucos procedimentos estabelecidos, a capacidade de empresa para realizar inovações é bastante elevada. * Fase de Expansão: é a fase em que a organização cresce e expande suas atividades, intensificando suas operações e aumentando o número de seus participantes. A preocupação básica é o aproveitamento das oportunidades que surgem e o nivelamento entre a produção da organização e as necessidades ambientais. Fase de Regulamentação: com o crescimento das atividades da organização, esta é obrigada a estabelecer normas de coordenação entre os diversos departamentos ou setores que vão surgindo, bem como definir rotinas e processos de trabalho. * Fase de Burocratização: com o desenvolvimento das operações e de acordo com a sua dimensão, a organização passa a necessitar de uma verdadeira rede de regulamentação urocrática, preestabelecendo todo o comportamento organizacional dentro de padrões r[gidos e de um sistema de regras e procedimentos para lidar com todas as contingências posswels relacionadas com as atividades do trabalho. Fase de Reflexibilizaçao: é uma fase de readaptação ? flexibilidade, de reencontro com a capacidade novadora perdida, através da introdução consciente de sistemas organizacionais flexíveis. O Desenvolvimento Organizacional é exatamente um esforço de reflexibilização. Teoria Organizacional da Nestlé A Nestlé possui uma teo 3 ional comportamental, ossui uma teoria organizacional comportamental, pois uma das suas prioridades é a política de Recursos Humanos. A empresa esta frequentemente nos rankings das empresas onde as pessoas almejam trabalhar.
Isso mostra que a politica de Recursos Humanos obtém resultados significativos. A organização crê que para obter bons resultados é necessário um equilibrio entre a vida profissional e a pessoas dos seus colaboradores. Para que isso ocorra, há uma área chamada “Relações Humano no Trabalho”, que abrange serviço social, serviço médico, clima organizacional e programa de qualidade de ida. Essas ações estão focadas para proporcionar o bem estar e melhorias humanas, nas dimensões bio-psico social com ênfase em três pilares: educação e informação, mudanças de hábitos e autogerenciamento.
A política de Recursos Humanos dispõe para seus funcionários: fitness, ginástica coletiva, ginástica laboral, grêmios recreativos, clube de caminhada e maratona. Alem disso, possui uma semana que disponibiliza exames para verificar a saúde de seus funcionários. E também oferece vacinação anual gratuita contra gripe, ação especifica sobre AIDS, sessões de assagem anti-estresse e ações de estimulo à reeducação alimentar.
Existe ainda a Fundação Nestlé de Previdência Complementar (FUNEPP) que garante aos colaboradores um amparo à aposentadoria por tempo de serviço, invalidez e idade, alem de subsidiar um auxílio-doença, pecúlio e pensão por morte. Esses são apenas algumas políticas de Recursos Humanos que proporcionam uma melhor qualidade de vida dos seus funcionários interferindo diretamente no bom desempenho dentro da organização. Isso leva a motivação humana que é uma das características da Teoria Comportamental. 4DF4