Teoria da administraçao

Categories: Trabalhos

0

Desafio de Aprendizagem’ Teorias da Administr da prática? ARAÇOIABA DA SERRA 2011 [picl e o errado na hora OF8 p aprimorar os processos administrativos, influenciando e formando metas correntes. Com tudo, as primeiras definições surgiram a partir dos pensamentos dos filósofos (Sócrates, Aristóteles e Platão), tendo inicio o principio da visão do trabalho da ordem e do controle, mas a filosofia antiga preocupava se mais com questões organizacionais Devido a isso a igreja Católica também esteve presente, havendo uma hierarquia de autoridade (o Papa), que serviu de modelo para diversas organizações.

Com tudo a organização militar também teve sua vez, resultando no surgimento do pensamento estratégico e a necessidades de disciplina e planejamento. E finalmente chega se a revolução industrial que criou um contexto perfeito para aplicação das primeiras Teorias administrativas, com ela teve os avanços tecnológicos no processo de produção alcançados até então, da construção e da utilização das máquinas. Por tanto foi decorrente a necessidade dos empresários de atender a demanda em expansão, havendo uma substituição do modo artesanal para o modo industrial de produção.

O surgimento da Teoria da Administração Iniciou com o crescimento e complexidade das organizações, ou seja, um meio de colocar em operação conceitos e ideologias a respeito das organizações. A TGA trata do estudo da administração das organizações em geral e das empresas em particular. Ela se preocupava com poucos aspectos e variáveis tinham como exclusividade problemas imediatos e concretos, tendo uma expansão no seu objetivo de estudo.

Com isso não se apresentavam com uniformidade, variando de acordo com as escolas e as teorias administrativas e de acordo com os aspectos e variáveis ue cada uma delas considerou relevante na sua época. Em seus estudos, Arch Em seus estudos, Archer (1 996, citado por BEJARANO, et. AL, 2005) apresentou as dificuldades que as empresas têm demonstrado em fazer mudanças no estilo gerencial: “tenho notado que as empresas querem utilizar modelos velhos para criar estruturas novas, e isso simplesmente não funciona”.

Dos autores que apresentaram as principais teorias administrativas no século XX, devido a Revolução Industrial, destacamos: • A proposta de Taylor era diminuir qualquer perda de tempo na produção, passos cuidadosamente cronometrados, eliminar rocessos longos e inúteis. Ford aperfeiçoou a integração das etapas do processo de trabalho (através do deslocamento, por meio de esteiras, das partes dos trabalhos individuais) e a fixação dos trabalhadores em seus designados postos de trabalho. ?? Weber julgava a burocracia como o modo mais lógico, eficiente e racional de estruturar o trabalho. Fayol definiu que administrar é planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar e, estabeleceu a importância da capacidade administrativa e propôs que o trabalho deveria ser rigidamente controlado, o poder centralizado; e a organização deal seguiria o modelo militar: ordem, disciplina e hierarquia. [PiC] 3 trabalho era organizado. Maslow propôs a primeira teoria motivacional, o ser humano como um organismo psicológico que busca satisfazer suas necessidades.

Essa teoria sugeriu que as necessidades humanas precisavam ser preenchidas hierarquicamente: necessidades fisiológicas, sociais e psicológicas. Victor Vroom formulou a teoria das expectativas afirmando que as pessoas fazem aquilo que acreditam que devem e podem fazer, para atingir uma expectativa pessoal. Frederick Herzberg identificou dois fatores na motivação, hamados fatores motivadores e os fatores que evitam a insatisfação. McCleIland classificou os fatores motivacionais em três categorias: realização, poder e afiliação.

Drucker criou um processo de estabelecimento de objetivos e metas entre supervisor e subordinado. Peter Senge publicou sua visão de uma “organização de aprendizagem” Na organização que aprende pressupõem um achatamento nas estruturas hierárquicas e alta flexibilidade. Robbins defende que 4DF8 o orgânica é aberta, perceber que iriam mudá-lo. Pense como seriamos hoje sem que tivessem feito tal descoberta e compartilhado seus pensamentos? As Teorias da Administração foram um grande marco para a administração que temos hoje, muitas empresas se espelham nos antigos pensadores e filósofos.

Mas podemos dizer que a administração é feita somente de teorias? Não, temos que vivenciar os problemas para que possamos achar a solução mais certa e razoável. Então como fazemos isso? Administrando cada passo de nossa vida, aprendendo coisas novas, assimilando pensamentos e crenças distintas, únicas. Mas para que seme o cargo de Administrador? Para guiar você em seu devido caminho (financeiro). S junto com seus colaboradores, quando realizou um trabalho de esquisa em uma fabrica em Hawthorne.

O caso Hawthorne Surgiu do interesse de uma empresa conhecer melhor seus empregados mas não era devido á necessidade de melhorar a Fase OI : ao separar dois grupos de trabalhadores que realizaram tarefas idênticas, pode se observar que no grupo de observação, ao variar a intensidade da luz, que produzia sempre mais quando a intensidade era aumentada. O grupo aumentava a produção não por que melhorava a visibilidade, mas por que acreditavam que deveriam fazer assim. Era o fator psicológico sobre o fisiológico. Fase 02: foram separadas seis moças para trabalhar como um rupo experimental.

Tudo sobre a pesquisa foi explicado a elas. [pic] Resultados: Segundo as seis moças, houve uma melhora nas condições de trabalho que nao dependeram dos benefícios dados. Foram: • Redução da pressão exercida pelo supervisor; • Possibilidade de conversarem durante o horário de trabalho; • Desenvolvimento social, no trabalho e fora dele, das participantes: amizade; • Maior interação profissional: equipe Neoclássica: Todas as teorias administrativas inspiraram-se na Teoria Clássica, seja, como ponto de partida, seja como crítica para tentar uma posição diferente, mas estava relacionada a ela ntimamente.

A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica atualizada com seus devidos reparos e direcionada aos problem tivos atuais com o foi o primeiro homem que não aceitou o trabalho como historinhas contadas para crianças irem dormir, mas o examinou e estudou-o a fundo. O Problema de Centralização versus Descentralização foi muito discutido pelos neoclássicos: • Centralização significa uma maior concentração do poder decisório na alta direção de uma empresa.

Descentralização sign’fica uma menor concentração do poder decisório na alta administração da empresa, endo, portanto, mais distribuído pelos seus diversos niveis hierárquicos. Estruturalista: A Abordagem Estruturali m: Teoria da Burocracia Weber, o seu criador. Segundo essa teoria, um homem pode ser pago para agir e se comportar de certa maneira preestabelecida, a qual lhe deve ser explicada exatamente, muito minuciosamente e, em hipótese alguma, permitindo que suas emoções interfiram no seu desempenho.

A Sociologia da Burocracia propôs um modelo de organização e os administradores não tardaram em tentar aplicá-los na prática em suas empresas. A partir daí, surge Teoria da Burocracia na Administração. Considerações Finais: Em cada abordagem administrativa vemos um enfoque maior em certa característica. Na Humanistica temos uma importância maior nas pessoas, mas que não chega a ser suficiente para se tornar eficaz e organizada.

No caso da Neoclássica temos o problema da centralização e descentralização, que chega a ser desorganizado até certa parte, mas que foi aprimorada com o passar dos tempos e estudos minuciosos. Chegamos à Estruturalista que tem um foco maior nos parâmetros das nossas empresas atuais, mais organização, mais estrutura. 8

Normas da organização internacional do trabalho

0

[pic] SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ADMINISTRAÇAO RODRIGO FAUSTO GOMES to view nut*ge Trabalho decente: Normas da Organização Internacional do

Read More

Natação para bebes

0

NATAÇÃO: Da iniciação ao treinamento Prof. Msd. Rafael dos Reis Vieira Olher HISTÓRICO Estima-se que as primeira gravuras referentes a

Read More