Tetano
ntroduçao O tétano é uma infecção aguda grave, causada pela toxina de uma bactéria chamada Clostridium tetani,a bactéria é encontrada nas fezes de animais e humanos, na terra, nas plantas e em objetos, principalmente metálicos e enferrujados ,Pode contaminar os humanos por meio de lesões existentes na pele, como cortes, arranhaduras e mordidas de animais, por onde penetra Possuem forma de palito de fósforo, mas podem formar esporos, tornando-se arredondados e, assim, sobreviver a condições adversas PATOGÉNESE A bactéria é encontrada nos intestinos e fezes de animais,em áreas rurais, na pele orem, nesses casos, sem oxigênio (como germinam para a for multiplica-se e produ OFY s humanos; uando em região • -to os esporos Swipe nentp ium tetani,que sina, de ação ainda desconhecida;Tetanospasmina, que pode causar espasmos musculares e causar morte devido ao espasmo dos musculos respiratórios, além de provocar uma superatividade dos neurônios e produzir uma hiper-reatividade do sistema nervoso simpático CARACTERÍSTICAS Bacilo Gram-positivo,esporulado com um esporo terminal redondo estritamente anaeróbio TRANSMISSAO A transmissão se dá pelo contato de ferimentos com o solo, ezes, objetos e plantas contaminados com esporos da bactéria Clostridium tetani,pode ocorrer, também, o contágio do cordão umbilical, por meio de instrumentos não esterilizados corretamente ou utilização de substâncias contaminadas para a realização de curativos ocorrem entre 5 e 10 dias,inicialmente, há irritabilidade, cefaleia, febre e dificuldade de deglutição,a toxina produzida pela bactéria ataca principalmente o sistema nervoso central; causa espasmos musculares, primeiramente nos músculos do pescoço e da mastigação, causando rigidez progressiva, até atingir os músculos espiratórios,pode provocar deformações fisionômicas, o “riso sardônico”; quando a rigidez muscular chega à nuca, projeta a cabeça para trás; no abdômen, provoca o abdômen-tábua,o paciente torna-se Impossibilitado de engolir até mesmo água. Quando os espasmos comprometem a musculatura respiratória, podem levar a óbito; o tempo de incubação varia de 2 a 21 dias.
DIAGNOSTICO O diagnóstico é feito clinicamente, ou seja, pelos sintomas clinicos e história de lesões na pele sem o devido tratamento TRATAMENTO Cuidados gerais para não estimular o paciente, mantendo- na penumbra e com pouco ruido,utilização de antibióticos, sedativos e relaxantes musculares limpeza dos ferimentos. Aplicação de soro anti-tetânico e, em sua falta, imunoglobulina antitetânica,aplicaçao do esquema vacinal, posto que a doença não produz imunidade,quando possiVel, manter o paciente em Unidade de Terapia Intensiva, a fim de que seja observado constantemente. PROFILAXIA A prevenção é feita principalmente através da vacinação da comunidade, independente de riscos de ferimentos, com reforços a cada 10 anos,a população deve aprender a limpar odos os ferimentos, fraturas expostas, mordidas de animais e queimaduras, a fim de que a bactéria não prolifere no organismo.
A vacina deve ser administrada a partir dos 2 ou 3 meses de idade, associada à vacinação contra coqu vacina deve ser administrada a partir dos 2 ou 3 meses de idade, associada à vacinação contra coqueluche e difteria, ou seja, a vacina tríplice,deve ser feita em pelo menos 3 doses com intervalos de 30 a 60 dias; se a vacina for feita por completo, em cinco doses, não há necessidade de reforço antes dos 14 anos CUIDADOS ESPECIAIS O tétano é uma doença que pode ser evitada desde que alguns cuidados sejam observados: Limpar todos os ferimentos cuidadosamente com água e sabão para evitar a penetração da bactéria Lembrar-se que a bactéria não é encontrada apenas em pregos e cercas enferrujadas, mas também em vários outros ambientes Manter as vacinas sempre em dia COMCLUSAO O tétano é uma doença grave e potencialmente fatal, se não forem tomados os devidos cuidados com ferimentos e queimaduras. ? importante que todos que não foram vacinados e sofrerem algum tipo de lesão cutânea que possa ser porta de entrada para bactéria procurem imediatamente um hospital. A vacinação é a medida profilática mais eficaz e deve ser aplicada em toda a população, independentemente de quaisquer fatores. O papel do enfermeiro em relação ao tétano consiste em informar a comunidade quanto à importância da vacinação e cuidados com ferimentos e, nos casos em que a doença já se encontrar instalada, ministrar corretamente o tratamento e proporcionar ao paciente o maior conforto possível, bem como mantê-lo sob vigilância constante. Bibliografia Fontes: www. cva. ufri. br/ 3 acinas/