Theodor w. adorno

Categories: Trabalhos

0

RESENHA DE THEODOR W. ADORNO E MAX HORKHEIMER DIALETICA DO ESCLARECIMENTO Resenha dos principais argumentos do texto Dialética do Esclarecimento foi escrita em 1947, por Theodor W. A dorno e Max Horkheimer. O texto descreve a padronização e massificação da cultura capitalista. Adorno lutava contra a indústria cultural, ele analisa a cultura no capitalismo, que trasforma a cultura em mercadoria. Ele critica ele a definia como um filtro que padroniza os produtos, onde o mundo inteiro é forçado a passar, sobre o desaparecimento de culturas locais e o surgimento da “americanização” do mundo, nde as pessoas pas Estados Unidos.

A in popular, tem uma pr mesmas característic comunicação são mu OFS S. wp view nent page estir tudo do ssoas de classe colsas com as utro meio de am transmissões de valores, eles padronizam o telespectador. Ele afirma que, sob a industria cultural, a diversão se converte em trabalho, porque no trabalho sempre tem a mesma repetição e na industria cultural também. A indústria cultural copia a lógica do mundo e abitua as pessoas a terem o mesmo pensamento e ficarem acomodadas, presas nisso. A diversão é o prolongamento do trabalho s Swige to next page ob o capitalismo tardio. Ela é procurada por quem quer escapar ao processo de trabalho mecanizado” (ADORNO, 1947, p. 128). A industria cultural causa desejos e necessidades nos consumidores, ela disciplina os consumidores, para que eles não tenham nenhuma possibilidade de resistência. A indústria cultural quer que os consumidores não pensem porque pensar causa duvidas e objeçoes, e para ela só há duas escolhas: participar ou omitir-se.

A indústria cultural faz com que as pessoa queiram viver o que esta acontecendo na midia, faz com que as donas-de-casa parem o que estavam fazendo para pensarem ue elas poderiam ter aquilo, faz com que as pessoas sonhem, as prendem de uma forma que é dificil sair depois. A indústria cultural é procurada por quem quer ter um momento de escape da vida cansativa que leva, da vida sem diversão e da vida repetitiva, seu controle é mediado pela diversão, a demanda de pessoas que procuram isso é muito grande. Se adapta ao ócio.

Adorno fala que a indústria cultural a indústria cultural coloca a imitação como termo absoluto, reduzida ao estilo, à obediência e à hierarquia social. A cultura já inclui a classificação que a leva ao dom[nio da administração. A indústria cultural permanece a indústria de diversão, o seu controlo sobre os consumidores é medido pela diversão. E: a indústria cultural não sublima, mas reprime e a div os consumidores é medido pela diversão. E: a indústria cultural não sublima, mas reprime e a diversão favorece a resignação.

A indústria cultural, segundo Adorno e Horkheimer consiste em “moldar toda a produção artística e cultural, de modo que elas assumam os padrões comerciais e que possam ser facilmente reproduzidas. Dessa forma, as manifestações de arte não são vistas somente como únicas, extremamente belas, as principalmente como “mercadorias”, que incentivam uma reificação (ou transformação em coisa), e a alienação da arte feita para poucos e carentes de uma visão crítica a respeito.

A intenção da indústria cultural não é promover um conhecimento, porque conhecer levanta questionamentos, rompe paradigmas e necessita de novas respostas. Esse sistema incorpora nos participantes uma nova necessidade: a “necessidade do consumo”, geradora de mercadorias próprias para a venda e vinda do capitalismo e desta forma é possível representar e Incentivar o produto ao invés do conhecimento. O onhecimento, por sua vez, se torna produto da elite e é sobre esses aspectos que Adorno e Horkheimer questionam quando tratam de indústria cultural. Um exemplo disso, dirá ele, é o cinema.

O que antes era um mecanismo de lazer, ou seja, uma arte, agora se tornou um meio eficaz de manipulação. Portanto, podemos dizer que a Indústria Cultural traz consigo todos os el 3 meio eficaz de manipulação. Portanto, podemos dizer que a Indústria Cultural traz consigo todos os elementos característicos do mundo industrial moderno e nele exerce um papel especifico, qual seja, o de portadora da ideologia dominante, a qual outorga entido a todo o sistema. É importante salientar que, para Adorno, o homem, nessa Indústria Cultural, não passa de mero instrumento de trabalho e de consumo, ou seja, objeto.

O homem é tao bem manipulado e ideologizado que até mesmo o seu lazer se torna uma extensão do trabalho. Portanto, o homem ganha um coração-máquina. Tudo que ele fará, fará segundo o seu coração-máquina, isto é, segundo a ideologia dominante. A Indústria Cultura, que tem com guia a racionalidade técnica esclarecida, prepara as mentes para um esquematismo que é oferecido pela indústria da cultura que aparece para os seus usuários como um “conselho de quem entende”. O consumidor não precisa se dar ao trabalho de pensar, é só escolher. ? a lógica do clichê. Esquemas prontos que podem ser empregados indiscriminadamente só tendo como única condição a aplicação ao fim a que se destinam. Nada escapa a voracidade da Indústria Cultural. Toda vida torna-se replicante. Fica claro portanto a grande intenção da Indústria Cultural: obscurecer a percepção de todas as pessoas, principalmente, daqueles que são formadores de opinião. Ela é 4DF5 percepção de todas as pessoas, principalmente, daqueles que são ormadores de opinião. Ela é a própria ideologia.

Na Teoria Estética, obra que Adorno tentará explanar seus pensamentos sobre a salvação do homem, dirá ele que nao adiante combater o mal com o próprio mal. Exemplo disso, ocorreram no nazismo e em outras guerras. Segundo ele, a antítese mais viável da sociedade selvagem é a arte. A arte, para ele, é que liberta o homem das amarras dos sistemas e o coloca com um ser autônomo, e, portanto, um ser humano. Enquanto para a Indústria Cultural o homem é mero objeto de trabalho e consumo, na arte é um ser livre para pensar, sentir e agir. A arte ? como se fosse algo perfeito diante da realidade imperfeita.

Além disso, para Adorno, a Indústria Cultural não pode ser pensada de maneira absoluta: ela possui uma origem histórica e, portanto, pode desaparecer. OPINIÃO PESSOAL DO ALUNO Condordo com o texto lido, eles fazem com que as pessoas tenham o pensamento de que consumindo aquele produto a vida delas vai melhorar, a indústri cultural faz com que as pessoas tenham o desejo de tal produto. O texto apresenta coisas que realmente acontece, a mídia consegue fazer um tipo de lavagem cerebral nas pessoas de uma forma em que elas fiquem presas a isso. S

Producao

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS SERGIO MARQUES D I 2 Swipe to page A GESTAO DE PESSOAL NO ESCRITORIO USETEC

Read More

Natura

0

UNICAMP Fórum de Inovação Natura Campus Inovação aberta Sonia Tuccori Gestão de Parcerias & Inovação Tecnológica agenda Natura – história

Read More