Toledo
Toledo Segundo Toledo a tentativa de golpe de Jânio Quadros foi um fracassou. Quadros achava que renunciando o seu cargo de Presidente da Republica, com motivos nao convincentes, teria o apoio dos Ministros Militares e das massas populares para voltar ao cargo com mais poder. Engano seu, pois ao contrario do que pensava e planejava quem ganhou o apoio e a vitória foi o seu vice, João Goulart. E foi em meio a dois golpes militares, o de Quadros e o dos militares que surgiu o governo de João Goulart, quem em dois anos mudou a cena político-social do pai, trazendo consigo varias crises.
Diante do impasse parlamentarismo. aceitavam a posse d país, pedindo assim foi reivindicado pelos 5 p uadros, foi adotado que os militares não esmo seria o caos do overno Goulart que No manifesto feito em 1961 pelos militares, foram levantadas algumas acusações contra Goulart no cargo de vice-presidente, tendo que no ponto de vista dos políticos e militares “de nada adiantava Goulart reiteramente afirmar a sua crença no capitalismo”.
Sendo assim, eles deixavam de ver que Goulart era um importante “porta-voz nos meios sindicais e populares, da ideologia populista do Estado protetor e ‘acima das classes”‘, e ão deixavam de colocar Jango na figura de “perigoso agitador e de “demagogo sindicalista” No pouco tempo de existência do regime parlamentarista, o país presenciou três Conselhos de Min Sv. ‘ipe to View next page -lal Studia Ministros, que com eles trouxeram novas crises político- intitucionais, tendo assim, o parlamentarismo os seus dias contados.
Em Oito de setembro de 1961, foi aprovado o primeiro Conselho de Ministros, que seria presidido por Tancredo Neves do PSD. Denominado de “união nacional”, o primeiro gabinete expressava claramente a derrota do movimento popular. O primeiro gabinete ancelou todas as autorizações da multinacional americana de mineração Hanna Corporation. A outra decisão tomada pelo gabinete foi a de restabelecer as relações com a URSS, dando assim continuidade a política externa independente.
Dois meses depois em uma viajem da OEA em Punta Del Este, o Brasil absteve na expulsão de Cuba da OER Como se não fosse o bastante duas semanas depois do encontro da OEA, o governador Brizola estatizou uma companhia de telefone dos EUA. Na sua viagem aos EUA, Goulart defendeu o cap•tal estrangeiro. Ao defender a Reforma Agrária, uma reforma na Carta de 1946, Goulart trazia o fim do gabinete, pois Tancredo achava a proposta radical, e sem o apoio do governo em junho todos do Gabinete Tancredo pediram demissão. O segundo gabinete foi presidido por Brocahado da Rocha do PSD, em 13 de julho.
O seu legado durou dois meses, tendo duas iniciativas, a de antecipar a realização do Peblicito e que o Conselho de Ministros pudesse legislar através de decretos sobre as Reformas de Base. Prevendo a sua derrota no plenário do Congresso diante as sua iniciativas, Brochado da Rocha se demitiu. O terceiro e ultimo gabinete foi presidido por Hermes de Lima e urou pouco mais de 4 meses. O gabin 2 OF as terceiro e ultimo gabinete foi presidido por Hermes de Lima e durou pouco mais de 4 meses. O gabinete de Lima esteve envolvido com a Campanha do Peblicito,em organizar o Peblicito.
Com o desejo de acabar com o Parlamentarismo, houve uma votação com grande vitória para o Presidencialismo, com isso trazendo o fim do Parlamentarismo. No inicio dos nos 60, diante das duas tendências da economia brasileira, o Plano Trienal, tinha como finalidade combater o surto inflacionário, retomar o crescimento do PIB, reduzir as desigualdades regionais. Temos no Plano Trienal um apoio dos patrões e a oposição dos trabalhadores diante as “boas vontades”. O Plano Trienal era prova de que o pars defendia a luta enconomico-politica pelo governo dos EUA e pelo FMI.
O plano aceitou as imposições do FMI. O “Escândalo da AMORP” ocorreu quando o governo Goulart comprou por US$188,00 milhões uma empresa dos EUA que valia US$57,OO milhões devido as suas condições de “ferro velho”, tendo assim Goulart o seu governo seriamente abalado. O Ministério da Fazenda, diante das pressões dos assalariados, e o Plano sem o apoio dos empresários e trabalhadores, oncederam um aumento de 70% aos servidores públicos. No final, o Plano Trienal, não trouxe nem a desaceleração da inflação, nem a aceleração do acréscimo, e sim uma “Inflação sem desenvolvimento”.
As Reformas de Base fazia parte dos três gabinetes e agora era como um dos objetivos básicos do Plano Trienal. As Reformar de Base, seria a ascensão de reformas estruturais no Brasil, com reforma agrária, administrativa, universitária, bancaria, fiscal, etc. as no Brasil, com reforma agrária, administrativa, universitária, bancaria, fiscal, etc. Sob a desconfiança da direita e da esquerda o presidente Goulart cabou se isolando politicamente, pois não havia resolvido a crise, alem disso havia a desconfiança de que o seu maior interesse era continuar no poder.
A luta ideológica de classes trouxe a divisão dos grandes partidos. Um dos pontos que influenciaram essa divisão foi o grande numero de votos brancos e nulos nas eleições. Os partidos foram divididos em duas alas, FPN e a ADP. A FPN trazia consigo os partidos de esquerda, PTB e PSB, já a ADN contava com o apoio dos partidos UDN e PSD de direita. Nos partidos de esquerda, os trabalhadores urbanos eram organizados pelas lideranças sindicais, a CGT, onde as estratégias e luta eram as greves. Os trabalhadores rurais eram organizados pelas Ligas, tendo como estratégia de luta a Reforma Agrária.
Os subordinados das Forças Armadas eram subordinados pelo movimento dos Sargentos, onde a estratégia deles era reivindicação do direito de ser eleito em relações democráticas. E os estudantes eram organizados pela UNE, e reivindicavam a reforma estudantil. É importante lembrar que o radicalismo do movimento dos estudantes semiu para tornar o governo mais para a “esquerda”. A direita era organizada pelo IPES e IBAP, órgãos estes que recebiam dinheiro dos empresários brasileiros, estrangeiros e até a CIA. Com isso financiavam políticos, jornais, rádios, TVs que faziam ao Goulart.
Para a direita, estava mais que claro a “esquerdização” do governo Goulart, e diante dessa situação circulara 4 as direita, estava mais que claro a “esquerdização” do governo Goulart, e diante dessa situação circularam duas graves noticias, a de uma Guerra Revolucionaria que já se encontrava na terceira fase e as “Manobras Continuistas”, que consistia em o governo Goulart dar um golpe e continuar no poder. O Comício do dia 13, “visava demonstrar o apoio popular às propostas de Reformas de Base do governo. Além disso, o
Executivo pretendia também pressiona o Congresso Nacional” No comício Goulart defendeu dois decretos, a nacionalização das refinarias particulares de petróleo e a desapropriação de terras com mais de 100 hectares. Alem disso Brizola defendeu o fechamento do Congresso. Para impedir o impeachment do governo, varias manifestações civis foram realizadas, destacando-se a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, organizada por movimentos femininos em apoio aos militares e contra João Goulart. O Golpe politico-militar: “Made in Brazil”, foi feito no Brasil com o apoio dos EUA, apoio financeiro e militar.
O golpe contou com a operação “Brother Sam”, que era um plano de intervenção militar dos EUA no Brasil, caso houvesse resistência do Goulart. O que levou a tranquila vitória da direita sob a esquerda, foi a avaliação incorreta de forças que a esquerda fez, por se achar superior a direita, o isolamento politico em relação as massas,radicalizaçao no nível da retórica,a subordinação ao reformismo populista,razões estas que levaram a uma “arrasadora derrota” da esquerda,que buscava representar as classes trabalhadoras. Vieira O estado brasileiro vem sido organizado at s OF as representar as classes trabalhadoras.
O estado brasileiro vem sido organizado através de constituições que estabeleceram três poderes: legislativo, executivo e judiciário. Depois de 1 930, pôde-se notar a supremacia do Poder Executivo sobre os outros dois poderes. Esse poder usou de artifícios, sejam eles legítimos ou não, para poder assumir o controle dos centros de decisões e para obrigar que suas deliberações fossem cumpridas, exemplo: um projeto originado do legislativo apenas poderá tornar-se realidade, se for do gosto, dos interesses, da convivência ou da intenção do (Poder) Executivo.
Não é por acaso que aqui se denomina em eral o Poder Executivo de chefe de Estado, chefe das Nações ou em síntese, o Chefe. No Brasil o republicanismo presidencialista é uma forma de governo, onde a liberdade mascarada assegura que cada pessoa tem liberdade para fazer o que o governo gosta e quer. Os regimes “fortes” são defendidos, e dizem ser destinados a conservar a ordem. A qual é considerada ameaçada quando há qualquer manifestação de opinião contra o governo.
Assim, o povo que não tem a sua opinião ouvida, fica com a única opção da sucessão presidencial, se assemelhando à sucessão do trono da Monarquia. Castelo Branco: contra a lei, defendendo a Democracia. Jânio Quadros renunciou a presidência da República em agosto de 1961 quando isso aconteceu o vice-presidente, João Goulart, estava em viajem a China, pode determinação governamental, assim o Governo Federal foi exercido interinamente por Ranieri Mazzilli, que era o presidente da câmara dos Deputados at 6 as interinamente por Ranieri Mazzilli, que era o presidente da camara dos Deputados até então.
Mazzilli logo mostrou sua opinião em relação à pose de Goulart, e assegurou que os Chefes das Forças Armadas não queriam que Goulart regressasse ao Brasil. Então, ele chegou a Presidência da República através da pressão, e Goulart conseguiu apoio militar no III Exército. João Goulart, sempre foi um discípulo de Getúlio Vargas, e tomou posse como Presidente em Setembro de 1961, tendo como o Primeiro Ministro Tancredo Neves. Um plebiscito em janeiro de 1963 acabou com o sistema parlamentarista e trouxe de volta o Presidencialismo, e então, em virtude do Golpe de Estado de março de 1964, Goulart foi afastado do poder.
Desde sua pose, em 1961, sempre foi evidente a pregação janguista, não importasse as condições políticas e sociais, a política janguista empre dava muito valor à conduta fundamentada na lei, apesar de ter sido dito em contrário. A oposição Conservadora, civil e militar, se preocupou em fazer de Goulart uma presença perigosa ao Brasil. Em 1963, oposição a politica Jango ficou mais forte do que já era, os líderes da UDN ficaram aguerridos, por outro lado, o Instituto Brasileiro de Ação Democrática auxiliou os opositores das diretrizes janguistas irrompendo nas eleições de 1962.
João Goulart lutava em meio a dificuldades, e Jango tentava controlar as incoerências politicas, econômicas e sociais por meio de conciliação entre ideologia acionalista e capitalismo internacional. por causa da grave situação político-militar houve em março de 1964 um Golpe de Estado, jogando G grave situação politico-militar houve em março de 1954 um Golpe de Estado, jogando Goulart para o exílio político na Uruguai. O Congresso Nacional passou a sofrer cassação de mandatos e suspensão de direitos políticos dos parlamentares.
Muitos deputados, senadores, governadores, prefeitos, militares, desembargadores, embaixadores e outros ocupantes de funções públicas foram cassados pelo Comando Revolucionário. O Congresso Nacional com a ajuda de muitas organizaçóes civis, riadas e fortalecidas pela classe dominante, deu um novo rumo à sociedade brasileira. Com o Golpe de 64 houve o esvaziamento do poder civil, isso se deve a distância geográfica entre Brasil e outras capitais e do sentimentalismo do Presidente, de acordo com interpretes do golpe.
Surgiu então o Supremo Comando Revolucionário, composto de três ministros militares, que criaram o Ato Institucional no 01 que dava ao comando os atributos de Poder Constituinte, e conserva a Constituição de 1946 e as estaduais, mas surgia a eleição indireta. O General Castelo Branco se apresentou como candidato único e anhou as eleições com 361 votos de parlamentares. Ele pregava o respeito à Constituição de 1946, a realização do bem estar geral, a defesa da democracia, a execução de reformas e a crença na autodeterminação dos povos.
Sendo muito autoritário, o Chefe de Governo cultuava o Regime Democrático, dizendo ser necessário para conseguir a continua e legitima ascensão dos trabalhadores, quando recebiam justos e elevados salários. Castelo Branco, entre 65 e 66, baixou três Atos Institucionais e ocorrem no total 3. 747 atos pun 8 OF as salários. Castelo Branco, entre 65 e 66, baixou três Atos Institucionais e ocorrem no total 3. 747 atos punitivos. Na Escola Superior de Guerra apregoavam-se a importância e a urgência do planejamento e do controle de natureza estratégica.
A ideologia da segurança nacional, propagada pelos seus alunos e pelos seus antigos alunos, foi muito importante no Golpe de 64. A economia internacionalizada pelo capital estrangeiro exigia alteração no campo trabalhista. Era necessário controlar os problemas sociais e fazer com que os empresários lucrassem mals. A lei de Greve proibiu as Greves “de natureza política, social ou religiosa”, e ate as greves de serviços essenciais e as de olidariedade. A repressão e a desmobilização, voltados para o trabalhador brasileiro e para a empresa nacional, encontra sua outra face na repressão e desmobilização políticas. ” Na verdade, Castelo Branco não queria construir a democracia através da tolerância política, nem do reconhecimento do trabalhador, como dizia. Costa e Silva: Viva a Constituição, abaixo a Constituição. O governo de Castelo Branco prorrogou a cassação de mandatos e as suspensões de direitos políticos até março de 67, quando por meio do Colégio Eleitoral numa eleição indireta, Costa e Silva tomou o poder.
No começo do Governo Costa e Silva, vigorou a Constituição de 1967 e os novos partidos, MDB e Arena. Assim com Castelo Branco, Costa e Silva discursaram sobre a importância da democracia, da Funcionalidade da Constituição, sobre a valorização dos trabalhadores, porém inseria algo novo, a batalha contra a burocraci contra a burocracia. Mas a sua posição de democracia tinha uma imagem fantasiosa demais. E também tinha idéias acerca do desenvolvimento e da política externa.
Os pequenos grupos da oposição foram se juntando aos poucos, e ganhando força com a sociedade brasileira sentindo o peso do rrocho salarial, e da falta de liberdade. Surgiu a Frente Ampla, de oposição as diretrizes de Costa e Silva conseguiu alcançar muitos setores da politica brasileira, e muitos políticos civis conservadores. Em dezembro de 68, Costa e Silva assinou o Ato Institucional no 05, que concedeu ao Presidente da República outros inúmeros poderes.
Isso criou cicatrizes no Brasil, como prisões sem acusação formal ou mandato, graves abusos de poder e torturas contra presos. Esse Ato destruiu os partidos e a Constituição de 67, os quais tinham sido gerados pelo próprio movimento de 64. Os poderes Legislativo e Judiciário passam por grandes ificuldades entre 64 e 68, com o Ato Institucional no 05 de 68, o Congresso Nacional operava de acordo com as regras indefinidas, que podia mudar qualquer momento pelo Executivo.
O Ato Institucional no 05 perdurou pelas gestões de Médici e Geisel. Foram produzidos pelo Governo, as Diretrizes de Governo e o Programa estratégico do desenvolvimento (PED) que desejavam muitas coisas como fortalecer a empresa particular de capital nacional sem afastar as firmas estrangeiras, avançar com o desenvolvimento social e outros. Depois de 64, a política econômica atacou violentamente a empresa nacional e houve grande 0 DF 25