Trabalho assalariado

Categories: Trabalhos

0

O TRABALHO ASSALARIADO A HISTÓRIA DO TRABALHO ASSALARIADO Trabalho com objetivo de aprofundar os conhecimentos, a respeito da história do trabalho assalariado abrangendo toda a sua evolução, desde o trabalho escravo até as formas de trabalho contemporâneas, co curricular de Sociolo ora do componente do Ensino Médio solicitado pela profes ra S”ipe to INTRODUÇÃO 4 O TRABALHO ASSALARIADO NOS DIFERENTES MOMENTOS HISTÓRICOS 5 Pré-História 5 Idade Antiga 5 Idade Média 5 Idade Moderna 6 Idade Contemporânea 7 CONCLUSA08 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS g INTRODUÇÃO

Neste trabalho, feito pelos alunos do segundo ano do ensino médio, temos por objetivo narrar o desenvolvimento do trabalho terra). Transformado em forma principal das relações de trabalho com o advendo do capitalismo industrial, caracteriza também a transformação da força de trabalho em mercadoria. HISTÓRICOS Pré-História No chamado Período Paleolítico, os seres humanos viviam em pequenos grupos nômades, cuja organização é pouco hierarquizada, portanto, o sistema de salário nesta época não existia nem tampouco o dinheiro.

No interior da tribo não havia rocas mercantis, mas o escambo era praticado nas relações entre diferentes grupos nômades. Com o sedentarismo, ocorreu uma crescente hierarquização das sociedades, um sistema de castas (sacerdotes, guerreiros, artesãos e camponeses) se formou com base no trabalho escravo. Ainda há um amplo debate entre os estudiosos sobre o que causou essa hierarquização. Idade Antiga A Idade antiga surge com base no trabalho escravo, pois assim surgiram as primeiras civilizações.

Desta forma, os escravos eram grande parte da sociedade. Porém, o trabalho assalariado assou então a ser comum nas relações de pequeno porte, como a contratação de alguém por um artesão, ou por um político. Por mais que estes últimos contratassem trabalhadores assalariados, eles raramente tinham chances de enriquecer-se apenas através deles, pois a riqueza era medida, sobretudo, pela posse de terra e de escravos. enriquecer-se apenas através deles, pois a riqueza era medida, sobretudo, pela posse de terra e de escravos.

Idade Média Na Idade Média (feudalismo), a sociedade é totalmente transformada, e a servidão substitui em grande parte a scravidão, mas pode-se dizer que o trabalho assalariado continue o mesmo: acordos entre pequenos empresários com pessoas comuns; riqueza medida pela posse da terra; e dificuldade de mobilidade social. As camponesas trabalhavam muito: cuidavam das crianças, fiavam a lã, teciam e ajudavam a cultivar as terras.

As mulheres com um nível social mais alto tinham uma rotlna igualmente atribulada, pois administravam a gleba familiar quando seus maridos estavam fora, em luta contra os visinhos ou em cruzadas à Terra Santa. Atendimento aos doentes, educação as crianças também eram tarefas femininas. Idade Moderna No início da Idade Moderna, o capitalismo comercial se desenvolveu em escala mundial com as descobertas marítimas e o trabalho escravo tornou-se novamente comum, principalmente nas colônias.

No entanto, pelos países europeus, cada vez é mais dificil encontrar escravos trabalhando nas cidades, embora no campo a servidão ainda predomine. Nas cidades europeias predomina o serviço livree algumas vezes o assalariado. Alguns movimentos filosóficos como Renascentismo e Iluminismo, apoiavam a facilidade de mobilidade social, PAGF3ÜFd como Renascentismo e Iluminismo, apoiavam a facilidade de obilidade social, e tendiam a abominar a escravidão.

Idade Contemporânea Neste Período, basicamente dois fatores vão finalizar a escravidão e a servidão e tornar o trabalho assalariado o protagonista das relações de produção: * Revolução Industrial: com base na mão de obra livre decorrente do cercamento dos campos ingleses e a acumulação de capital nas mãos da nascente burguesia daquele país, criou a chamada classe operária (ou proletariado) e aumentou a produção.

Expandiu-se no século XIX a outros países e fez com que países industrializados, como a Inglaterra, incentivassem abolição da escravidão para a ampliação dos mercados consumidores e demão de obra; * Revoluções burguesas: revoluções como a Americana e a Francesa foram impulsionadas pelo iluminismo, que era contrário á escravidão; CONCLUSAO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://pt. ikipedia. org/wikiffrabalho_assalariado http://www. ahistoria. com. br/historia-do-trabalho-assalariado/ http://pt. wikipedia. org/wiki/Periodiza%C3%A7%C3%A30_da_Hist http://www. marxists. org/po rtugues/marx/1849/04/05. htm http://www. administradores. com. br/informe-se/artigos/transicao -do-trabalho-escravo-para-o-trabalho-assalariado/25098/

A importancia do ludico na aprendizagem

0

Diante do abandono dos jogos e brincadeiras nas séries iniciais, constata se a necessidade de resgatar o lúdico no processo

Read More

Direitos humanos e luralidade cultura

0

Direitos Humanos e Pluralidade Cultural “A luta pela sobrevivência seleciona os mais aptos, mais fortes e mais espertos, e elimina

Read More