Trabalho de desenvolvimento infantil

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE FACULDADE DE PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL São Paulo 2011 Trabalho apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento Infantil da Faculdade de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie 201 1 ors to view nut*ge O trabalho foi realizado a partir das observações de crianças uma com 8 meses de idade e outra com 12 meses de idade.

Com base nas observações, relacionamos as imagens com o desenvolvimento motor O desenvolvimento motor se caracteriza pelos movimentos oordenado de músculos e membros. Os bebês precisam aprender a locomoção, ou seja , a se movimentar pelo mundo. Assim como precisam aprender as habilidades motoras finas, associadas ao agarrar, segurar e manipular objetos(KAllM 2004). Esse trabalho tem como objetivo caracterizar cada passo do desenvolvimento motor de crianças de 8 a 12 meses. REFERENCIAL TEORICO movimento de pinça, numa preensão rápida e precisa(GESELL, 1998). ? por volta dos 7 meses que começam a sentar sem apoio, e aos 9 conseguem ficar em pé segurando um claro que nem todas as crianças andam exatamente na mesma idade, eralmente a maioria das crianças começam a andar a partir dos 14 meses porém algumas andam antes do primeiro ano. O movimento essencial do andar é mover a perna repetidamente, transferindo o peso do corpo de um pé para o outro, pode ser que algumas crianças desenvolvam essa habilidade mais rapidamente, conseguindo caminhar antes de 1 ano de idade.

Segundo a teoria dos sistemas dinâmicos, o desenvolvimento motor envolve multas habilidades distintas que são organizadas e reorganizadas no decorrer do tempo para atender a demandas de tarefas especificas. Só entendendo cada uma dessas habilidades e como elas se combinam é que podemos entender o movimento de andar. (Thelen & Smith, 1998). O andar é uma combinação e um amadurecimento de várias habilidades complementares. O primeiro habilidade é a habilidade visual e do ouvido interno.

Os bebês a utilizam para poder se equilibrar e para ajustar a postura. Alguns pesquisadores fizeram experimentos onde os bebês eram colocados em uma sala com paredes listradas que se moviam. Quando os adultos ficavam em tal sala tinham a impressão de quem estava se movimentando eram eles próprios ajustavam a sua postura para poder manter o equilíbrio. Com os bebês ocorreu a mesma coisa o que demonstra que eles utili manter o equilíbrio. Com os bebês ocorreu a mesma coisa o que demonstra que eles utilizam a habilidade visual para manter a postura.

Mutos bebês aprendem a andar na relativa segurança de pisos sem obstáculos, lisos. Os bebês utilizam informação perceptiva para julgar se uma superfície é segura ou não. Se o bebê considera a superffcie inadequada para andar eles começam a engatinhar, demonstrando que os bebês utilizam uma capacidade erceptiva para perceber se a superfície é segura para andar ou nao. A teoria dos sistemas dinâmicos enfatiza que aprender a andar exige a orquestração de muitas habilidades individuais.

Cada habilidade deve prmeiro ser dominada por si só e depois integrada com as outras habilidades (WERNER,1948). Portanto a habilidade de começar a andar precisa ter o domínio de habilidades específicas e a integração de tais habilidades. A idade média que se tem todas as habilidades com domínio e integração é por volta dos 12 a 15 meses, enfatizando que esse idade é uma édia e pode acontecer antes dos 12 meses de idade. Outra habilidade adquirida pelos bebês é a habilidade do uso das mãos (Berthenthal & Clifton, 1998).

Essa habilidade vai se desenvolvendo de acordo com o amadurecimento da criança, os recém nascidos não possuem essa habilidade, porém as crianças de 1 ano já a possuem. Crianças com mais ou menos 4 meses conseguem estender a mao para objetos, porém esses movimentos não são precisos, eles parecem desajeitados, esses movimentos vão se tornando mais eficientes a med PAGF3rl(FS precisos, eles parecem desajeitados, esses movimentos ão se tornando mais eficientes a medida que a criança vai amadurecendo.

O movimento de agarrar também passa por esse processo, a malona dos bebês aos 4 meses de idade usam apenas os 4 dedos para agarrar os objetos (sem o polegar). Apenas aos 7 ou 8 meses a maioria dos bebês começam a utilizar o polegar para segurar objetos com mais facilidade. O controle das mãos também é acompanhado por uma coordenação maior das duas mãos. Os bebês com 4 meses de idade já utilizam ambas as mãos, porém o movimento não e coordenado, é por volta dos 5 e 6 meses de idade que as crianças começam coordenar melhor os movimentos das mãos, de modo que cada uma execute um movimento diferente.

Esses movimentos podem ser observados quando a criança começa a comer sozinha. por volta dos 6 meses as crianças começam a receber comidas que podem ser seguradas com as mãos, porem o movimento de levar a boca não é muito preciso, só depois de muitas tentativas é que o bebê consegue leva-la até a boca. Por volta de 1 ano as crianças estão prontas para comer com uma colher, primeiramente as crianças brincam com a colher, enfiam no prato de comida e lambem a colher sem a comida dentro.

Com o tempo essa habilidade vai se aperfeiçoando e conseguem encher a colher e leva-la até a boca, o pulso nessa idade não tem rotação por isso elas levam a colher até a boca sempre mantendo o pulso rígido. Em cada um desses movimentos, vemos os mesmos princípios dos sistemas dinâmicos aplicados a PAGF cada um desses movimentos, vemos os mesmos princípios dos sistemas dinâmicos aplicados a locomoção. Ações complexas envolvem muitos movimentos que se complementam e se desenvolvem separadamente para depois agrega-los formando um todo ágil e eficiente.

A medida que as exigências das tarefas se alteram é preciso que as crianças se desenvolvam e as mesmas habilidades podem ser rearranjadas para formar uma sequência de movimentos diferentes. Uma obsewaçao interessante é como as crianças desenvolvem a habilidade de ser destra ou canhota. A hereditariedade genética é um fator muito importante, se a criança for filha de pais destros estas tendem a ser destros. Porém a experiência contribui nessa declsão. As crianças de 9 meses de idade por exemplo utilizam a mão esquerda e a mão direita de forma igual.

Porém a partir o amadurecimento da criança, com 13 meses de idade mais ou menos, a criança agarra o objeto com a mao direita e utiliza a mão esquerda apenas para firmar o objeto (No caso de a criança ser destra). Essa preferencia inicial se torna mais forte nos anos de pré-escola e vai se tornando bem difícil de se reverter. Para concluir, o que é interessante observar é que a sequência de desenvolvimento motor descritas é a mesma para a maioria das culturas, ou seja, apesar da enorme variedade de culturas em todo mundo, o desenvolvimento motor ocorre quase da mesma forma e na mesma velocidade em todo o mundo.

Trbalho

0

referencia do texto meu diario http://revistaescola. abril. com. br/lingua-portuguesa/pratica – pedagogica/prova- brasil-50-ano-variacao-lingu isti ca-510814 . shtml causo mineiro. A diferença

Read More

Tributário

0

Direito Tributário Prof. Nilson Prova: 16 de abril – prova 28 de maio – prova 21 de maio – duas

Read More