Trabalho de so
1a Lista de Exercícios de Sistemas Operacionais 1) Analise as seguintes frases: a) “A multiprogramação e o timesharing permitem o compartilhamento da memória e processador, respectlvamente. ” Incorreta: “A multiprogramação permite o compartilhamento de memória e processador e o Timesharing permite que diversos usuários interajam com o computador em um dado instante, dando a cada um a sensação de que o computador encontra-se dedicado a b)”As funções execut ser executadas no m computador. ” as ora sistema podem r-l(e o algum ao
Correta: As instruções que t m o poder de comprometer o sistema são conhecidas como instruções privilegiadas, enquanto as instruções não-privilegiadas (modo usuário)sáo as que não oferecem risco ao sistema c)”Os objetivos principais de Sistemas de Tempo Real são alta vazão e baixo tempo de retorno. ” “Os objetivos principais de Sistemas de Tempo Real que a tarefas sejam executadas, ou seja, O tempo de execução de uma operação pode ser muito curto ou não. ” d)”A comunicação entre processos via memória compartilhada é deal em sistemas computacionais com memória distribuída. os sistemas deste tipo sofrem problemas de contenção e de alta latência para fazer acesso à memória compartilhada, o que degrada o desempenho e limita a escalabilidade das aplicações já a memória distribuída consiste em múltiplos nodos de processamento independentes com módulos de memória privativos, conectados por uma rede de comunicação. A escalabilidade natural destes sistemas permite o desenvolvimento de aplicações com um poder de computação muito alto. Estão todas corretas?
Caso você encontre alguma frase incorreta, reescreva-a, tomando o cuidado para que ela fique correta. 2) Discorra sobre os seguintes temas: a) Condições de corrida/disputa. Condições de disputa podem ocorrer em qualquer sistema onde várias tarefas (processos ou threads) acessam de forma concorrente recursos compartilhados (variáveis áreas de memória, arquivos abertos, etc). Finalmente, condições de disputa somente existem caso ao menos uma das operações envolvidas seja de escrita; acessos de leitura concorrentes entre i não geram condições de disputa. )Seções críticas. De modo geral, seções críticas são todos os trechos de código que manipulam dados compartilhados onde podem ocorrer condições de disputa. d)Exclusão mútua. É uma técnica usada em programação concorrente para evitar que dois processos ou threads tenham acesso simultaneamente a um recurso compart PAGFarl(F3 concorrente para evitar que dois processos ou threads tenham acesso simultaneamente a um recurso compartilhado, acesso esse denominado por seção critica.
Não se esqueça de explicar a estreita relação funcional entre eles. 3) Variáveis de Impedimento e Estrita Alternância são alguns exemplos de implementação de exclusão mútua com espera bloqueada vistos em sala de aula. A semelhança de funcionamento é uma característica apresentada por ambas. Explique como funcionam e mostre em quais pontos do processo elas divergem para soluções diferentes. Variáveis de Impedimento: uma única variável compartilhada (lock) inicialmente com o valor zero.
Para entrar na região rítica, um processo testa antes se há impedimento, verificando o valor de lock, quando tem acesso modifica para um. Alternância Estrita: Solução que obriga que a região crítica seja dada a um dos processos por vez, em uma alternância estrita. O teste contínuo de uma variável na espera de certo valor é chamado de espera ocupada, e representa um grande desperdício de UCP. Problemas: requer precisão na alternância entre dois processos e o número de acessos de cada processo deve ser igual ao do outro PAGF3ÜF3