Trabalho hd e ssd lab. hardware
LABORATORIO DE HARDWARE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MÉMORIAS HO / SSD Sumário: 4 2. Desenvolvimento.. 5 3. conclusao………….. 11 12 OF9 p 2. Desenvolvimento 2. 1. HO (Hard DiSk) É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
A HO ou disco rígido é um componente fundamental para o bom funcionamento de um computador, seria um dispositivo de armazenamento de dados não volátil (ou seja nao se perde os dados salvos após o desligamento do computador),que internamente é composta por um disco com duas camadas chamadas de “Platters”, em que a primeira seria conhecida como ubstrato, uma camada com ligas de alumínio e a segunda seria a camada com compostos magnéticos para que o “braço”, a peça no qual faz a leitura eletromagnética, com agulhas muito pequenas que funcionam como um eletro imã, possam funcionar perfeitamente e em uma boa velocidade.
Os dados são inseridos através de binários (0 e 1 depois podem ser facilmente sobrepostos, caso delete um arquivo e adicione um novo, tornando algo totalmente prático e com grande durabilidade.
A velocidade em que ocorre a transmissão, o funcionamento da HD se chama rpm que seria, as rotações por minuto, em média ma HD hoje em dia trabalha de 7000 a 1500 rpm As primeiras HD, funcionavam com poucos mb’s de tamanho, e ocupavam espaços muito grande em salas com gabinetes ainda maiores ,mas hoje em dia é fácil achar uma boa HD com um espaço grande, por exemplo de 320 gigabytes, por apenas 100 ou 150 reais, facilitando mais ainda o acesso a tal p acesso a tal peça para o hardware do computador.
Mas sendo uma peça com uma grande tecnologia envolvida na funcionabilidade, ela possui um manuseio um tanto delicado, assim não podendo sofrer muitos danos ou impactos, podendo causar erros e até perda de dados, na pior das hipóteses, parar funcionamento da mesma, um exemplo disso seria o gabinete sofrer um impacto ou queda durante o funcionamento, fazendo o braço sair do lugar e arranhar o disco magnético, podendo causar danos irreversíveis. Abaixo um exemplo das peças que foram todas citadas. Imagem. 2. 1 . 1.
Comunicação Quanto a questão de comunicação, ela se comunica com o processador para receber e enviar arquivos, leitura de dados e todos os outros processos que podem ser executados, ela trabalha com uma conexão chamada “interface”, que seria o tipo de cabo e conexão estabelecida com a placa mãe, sendo entre les, existem em ordem de processamento e velocidade, o ata ou IDE,SATA,SCSI e fibra óptica, sendo o SATA o mais vendido e popular de todos, por possuir transferência de dados bem superior e não precisar de jumper para definir a unidade primária da secundária, cabos de energia e conexão mais fino e até o seu preço estar muito acessível, tornando o tipo de interface utilizado na HD mais comum do mercado. Mas isso não quer dizer que as outras também não são totalmente utilizadas, por exemplo: SCSI é muito requisitado por e ossuir uma sup 3 totalmente utilizadas, por exemplo: SCSI é muito requisitado or empresas, por possuir uma superior taxa de transferência em relação às inferiores, e em vários casos também se pede a de fibra, que é muito mais alta, proporcionando um ótimo desempenho em máquinas principalmente servidores. 2. 1 . 2.
Tamanho Real Quando compramos uma HD com um tamanho certo, por exemplo: uma HD de 200 gigabytes, no caso iria funcionar pela primeira vez com 186,26 gigabytes, mas isso não indica que ela estaria com defeito no caso, os fabricantes trabalham com medidas reais como 1 gigabyte sendo 1000 megabytes, e 1 megabytes sendo 1000 kilobytes etc, mas o sistema operacional m si, ele trabalha como 1 giga sendo 1 024 mega, e 1 mega sendo 1024 kbytes, fazendo assim algumas diferenças no sistema operacional, por esse mesmo fator indicam na formatação de uma HO, nunca deve se usar um valor totalmente “inteiro”, como por exemplo, criar uma partição na HD em que ira dividir 500 gigas em 250 para cada, e sim criar com números quebrados como 1341 , assim podendo fazer um melhor uso do espaço na HD, pelo sistema trabalhar com esse tipo de tamanho. 2. 1. 3. Novas Tecnologias 4DF9 mil dólares ,e armazenava em de 5 mb (um grande avanço na já existem até as HO externas, que seriam nada mais o que HD projetadas para transporte muito mais fácil, e poder acessá-las de qualquer lugar.
Essas externas podem ser tantos “cases” preparados com entradas para um HD convencional, só precisando colocar a HD no case especial, ou tanto as versões portáteis, que utilizam a entrada USB para um rápido e fácil acesso, em qualquer lugar, porém só recomendado quando precisa transportar uma grande quantidade de dados, porque ainda sim são como HD normais, precisando de cuidados e evitar quedas, em casos de dados menores, fica mais Viável utilizar pen drives ou CD e DVD. 2. 2. SSD (Solid-State Disk) ? possível que seu navegador nao suporte a exibição desta imagem. Os SSD ou unidade de disco sólido é um dispositivo de armazenamento que uma de suas características marcantes seria a de substituir o convencional disco rígido.
Como o nome Já quer dizer, é como um disco rígido, em vez de possuir motores e discos, peças que precisam de locomoção, possui chips de memórias flash que se comunicam através de sinais elétricos entre transistores, em que as principais vantagens seriam: principalmente a velocidade de transferência superior, o baixo consumo de energia, por justamente não possuir partes otorizadas (dependendo do tipo de SSD que for utilizar) é claro no tamanho por serem chips de menores tamanhos para as funções, por e S SSD que for utilizar) é claro no tamanho por serem chips de menores tamanhos para as funções, por esse motivo o SSD é muito mais utilizado em notebooks, notebooks ultrafinos, celulares etc. E também possuir uma resistência a impactos e quedas muito maior do que o disco rígido, sem contar a boa diferença de peso (por ser um chip, bem menor) e o silencio em que trabalha por usar eletricidade, e poder trabalhar em temperaturas superiores dos discos, ou seja, uma série de boas antagens para o novo uso dos SSD. 2. 2. 1.
A memória flash Esse é o tipo de memória que os SSD trabalham que seriam chips especializados para o armazenamento, mesmo quando não há energia disponível, tornando assim o mesmo tipo de armazenamento dos HD_ Os chips de memória Flash são parecidos com a memória RAM ‘s usadas nos computadores, porém suas propriedades fazem com que os dados nao sejam perdidos quando não há mais fornecimento de energia, como já informado. Há, basicamente, dois tipos de memórias Flash: Flash NOR (Not OR) e Flash NAND (Not ANO). O nome vem da tecnologia de apeamento de dados de cada um. O primeiro tipo permite acesso às células de memória de maneira aleatória, tal como acontece com a RAM, mas com alta velocidade.
Em outras palavras, o tipo NOR permite acessar dados em posições diferentes da memória de maneira rápida, sem necessidade de ser sequencial. O tipo NOR é usado em chips de BIOS ou firmwares de smartphones, por exemplo. O tipo NAND, por sua vez, também trabalha em alta velocidad O tipo NAND, por sua vez, também trabalha em alta velocidade, porém faz acesso sequencial às células de memória e as trata em onjunto, isto é, em blocos de células, em vez de acessé-las de maneira individual. Em geral, memórias NAND também podem armazenar mais dados que memórias NOR, considerando blocos físicos de tamanhos equivalentes. É, portanto, o tipo mais barato e mais utilizado em SSD. 2. 2. 2.
A Duraçao A duração é um assunto constantemente discutido quando fala se de SSD ‘ s, isso porque é de conhecimento público que os SSD s possuem uma duração limitada, tecnicamente falando, tais componentes possuem um número máximo de escritas para cada bloco após ser atingido torna o bloco inutilizável. Assim os SSD’ s possuem mecanismos para que seus espaços alocáveis sejam redimensionados (diminuídos) conforme os blocos forem tornando-se inutilizáveis (por atingir o número máximo de escritas). Estudos comprovam que os SSD ‘ s recentemente produzidos possuem vida útil longa, mesmo que seja feito uso continuo (24/7) dos mesmos. 2. 2. 3. Sistemas de Arquivos Otimizados para SSD Alguns modelos de SSD’s possuem otimizações para aumentar suas performances através da redução de lixo coletado durante as leituras realizadas.
Esta propriedade conhecida como TRIM, ? alavra TRIM não é uma abreviação, é simplesmente o comando que o sistema operacional utiliza ara informar a um SSD que determinado bloco de info stá em uso e, portanto para informar a um SSD que determinado bloco de informação não esta em uso e, portanto não precisa ser recuperado durante leituras no setor ao qual ele pertence. O sistema operacional Windows 7 dá suporte à TRIM, o MAC OS X versão 10. 6. 8 (ou mais recentes) também, no caso do Linux as versões 2. 6. 33 ou mais recentes também dão suporte à TRIM. 2. 3. Comparação Fica a pergunta, então qual seria melhor a utilizar? Tudo depende do uso.
Do que exatamente vai precisar. Não adianta utilizar o SSD sendo que não haverá um bom custo-benefício, o SSD sim possui um número maior em relação às vantagens contra o disco rígido, porém as vantagens que o HD possui, mesmo sendo menores, são fundamentais na hora da decisão. por exemplo: o custo, enquanto se pode adquirir uma boa HD de 500 GB por um pequeno preço, com esse mesmo preço é poss[vel apenas adquirir um SSD de 64 GB, tornando muitas vezes Inviável, sem contar que a vida útil pode ser menor em comparação com os HD, por possuir um limite de escritas bem menor, isto é, de poder armazenar e depois apagar esse mesmo dado.
O SSD ele armazena o dado juntamente com vários outros em uma seção especifica, para quando o processador requisitar o uso do dado possa ser fácil achar, entretanto, esse tipo de sistema é difícil de deletar de maneira bem convencional como os discos rígidos, que colocam os novos dados por cima dos antigos, assim sobrepondo eles, dificultando também o manuseio do SSD, ou seja, não é possível dizer agora que os SSD ‘ s irão substi 8 dificultando também o manuseio do SSD, ou seja, não é possível izer agora que os SSD•s irão substituir o HD, talvez quando essa tecnologia se tornar mais acessível, mas até lá ainda terá alguns anos de evolução. 3. Conclusão Não há como dizer quem é o melhor ao comparar HD e SSD, pois o SSD possui vantagens em relação ao desempenho e o HD em relação ao custo x benefício, e ao espaço de armazenamento disponwel atualmente. Os HDs não vão ser substituídos pela tecnologia do SSD tão cedo, porque o mesmo continua a se desenvolver em diversos as ectos como RPM maiores, capacidade de armazenam ez maior, entre outras. g