Turismo sustentavel na amazonia
RELATORIO DE PROJETOS BELÉM 2012 1. Programa de desenvolvimento do Turismo Sustentável na Amazônia da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) O Turismo Sustentável é um estímulo ao desenvolvimento econômico e se tornou uma alternativa para alcançar a melhoria Sw. view next page do nível de vida das manter princípios es biológica, respeito ao alz das comunidades an A OTCA vem implem OF5 , pois permite ção da diversidade trativos culturais e Turismo Sustentável desde 2007, oferecendo aos oito Parses Membros Bolívia, Brasil, Colombia, Equador, Guiana, peru, Suriname e Venezuela) a oportunidade de se unirem em torno do fortalecimento da imagem turística da região, favorecendo seu posicionamento no mercado internacional.
O programa cria um espaço de diálogo entre os países membros da região amazônica, aumentando os níveis de consciência na região sobre as oportunidades que a implementação de um Turismo Sustentável pode oferecer como fonte de crescimento econômico- Através da implementação de um turismo sustentável é possível aumentar o volume de negócios e de mpregos em áreas como transportes, alojamento, alimentação, recreação, serviços financeiros, entre outros.
O Programa de Turismo da OTCA se divide em quatro componentes: a) Iniciativa “Ano do Destino Amazônia 2009”: participação e a imagem da Amazônia no mercado turístico mundial de modo a aumentar o número de pessoas que visitam a região e, assim, multiplicar as receitas nacionais e melhorar a qualidade de vida da população local. b) Identidade Corporativa da Amazônia: É necessário criar uma imagem regional como uma representadora da oferta turistica e comercial, proporcionando m maior poder de negociação e de abertura de mercados para os países que a compartem.
Assim, os 8 países membros da OTCA estarão em condições de criar uma identidade corporativa e formar um novo geo-destino reconhecido como AMAZÔNIA. Porém, para isto, requere-se vontade política e apoio empresarial dos países. c) Circuitos turísticos integrados: Visa proporcionar aos turistas a oportunidade de visitar a região amazônica de diferentes países e de conhecer diferentes culturas, tradições, comunidades, paisagens, ecossistemas e espécies da fauna e da flora.
Consistem em trajetos regionais incluindo transporte terrestre, fluvial ou aéreo, hospedagem, passeios de barco, guias, etc. d) Mecanismo Institucional: A OTCA criou vários mecanismos de intercâmbio e articulação que facilitam o diálogo político e promovem as atividades previstas no Programa. Com o intuito de receber o apoio político dos Países Membros, anualmente são realizadas Reuniões de Ministros de Turismo elou altas autoridades dos Países Membros da OTCA.
Para efetuar o intercâmbio técnico e o planejamento conjunto das atividades do Programa, os Ministérios do Turi ntercâmbio técnico e o planejamento conjunto das atividades do Programa, os Ministérios do Turismo indicaram pontos focais nacionais para integrarem o Comitê Técnico de Turismo (CTT) que se reúne periodicamente em um dos Países Membros. As reuniões do Comitê recebem o apoio do Ministério do Turismo do país que se candidata para sediar a reunião.
Mecanismos como esse criam um forte vínculo com a OTCA e facilitam a comunicação regional. 2. Programa Plantio e Manutenção da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) Esse programa desenvolve os seguintes projetos: ) Plano Diretor de Arborização e Áreas Verdes – PDAVE: Tem como objetivo geral qualificar e uniformizar a manutenção da arborização em Belém e o planejamento adequado de sua expansão.
Além disso, o Plano vai diagnosticar a situação atual da arborização em Belém; planejar o plantio de novas árvores nos logradouros públicos; estabelecer diretrizes para a arborização de Belém; estabelecer normas de conduta para empresas, instituições e pessoas cujas as atividades interferem com arborização urbana.
São princípios básicos deste plano: nventário da arborização urbana, criando um banco de dados sobre as árvores urbanas; a regulamentação da conduta para atividades que interferem com a arborização, criando a legislação e a definição de rotinas de manejo; planejamento da expansão da arborização em Belém definindo diretrizes e áreas prioritárias para plantio de novas áreas. O PDAVE é coordenado em parceria com Universidades, ONG’s, empresa públicas 3 plantio de novas áreas.
O PDAVE é coordenado em parceria com Universidades, ONG’s, empresa públicas e privadas e entidades de classe. ) Complexo de Produção de Mudas Arbóreas e Ornamentais Este complexo realiza o plantio de 16 mil árvores nos oitos Distritos Administrativos de Belém, e oferece suporte ? manutenção e ampliação da arborização/paisagismo. O trabalho de produção de mudas arbóreas e ornamentais é desenvolvido na Granja Modelo, que possui um complexo de produção de mudas arbóreas e um centro de produção de mudas para a revitalização de praças dos demais logradouros. ) Retiradas de Ervas-de-passarinho Consiste na Identificação e limpeza das mangueiras infestadas elo parasita Tripodanthus acutifolius Thiegh, localizadas em vários bairros de Belém e outras vias públicas e áreas particulares; na elaboração e monitoramento do Plano Emergencial de Limpeza das Mangueiras (PELM), baseado no principio de garantir segurança à população e conservar árvores existentes, buscando reduzir os impactos negativos sobre a arborização urbana e estender a arborização para os bairros periféricos e áreas historicamente marginalizadas. ) Manutenção de Logradouros Publicos Refere-se ao tratamento arbóreo e ornamental, em que é feito controle fitossanitário, adubação, irrigação, implantação e reposição de gramados, retirada de invasores, replantio de espécies vegetais, limpeza e diagnóstico dos logradouros. 3.
Opinião sobre os projetos A vantagem do programa de desenvolvimento do Turismo Suste 4DF5 A vantagem do programa de desenvolvimento do Turismo Sustentável na Amazônia (pertencente à OTCA) é que ele permite aumentar o volume de negócios e de empregos em diversas áreas (transportes, alojamentos, alimentação, recreação, serviços financeiros, etc. ) de uma forma que vise a sustentabilidade e a alorização de princípios como a conservação da diversidade biológica e respeito aos valores culturais e atrativos culturais das comunidades anfitriãs.
Além disso, o programa busca enaltecer a imagem da Amazônia, mostrando que ela é uma região de inestimável valor para a humanidade. Um aspecto muito importante é a união dos 8 países membros com o objetivo de se fortalecerem, quebrar distâncias com o circuito integrado e procurar a articulação e o diálogo político entre eles. A parceria com órgãos politicos e ministérios dos países membros é indispensável.
Por outro lado o Programa Plantio e Manutenção da SEMMA é de caráter local e administrativo, visando o planejamento e a manutenção de áreas verdes e logradouros públicos do município de Belém, bem como o estabelecimento de normas de conduta para empresas, instituições e pessoas cujas as atividades interferem com a arborização urbana. Este programa é básico e necessário em qualquer município, colaborando com a qualidade ambiental da área urbana, sobretudo o de Belém, mantendo sua tradição de ser reconhecida como a “cidade das mangueiras”. S