Válvulas hidráulicas

Categories: Trabalhos

0

ntroduçao As válvulas hidráulicas de pressão influenciam na pressão do sistema em uma instalação, ou em parte dela, em modos definidos pré-determinados. Isto ocorre somente por alteraçóes das seções de estrangulamento com o auxilio de elementos obturadores atuados mecânicos, hidráulica, pneumática ou eletricamente. Conforme a função, as válvulas hidráulicas de pressão podem ser subdivididas em: * Válvulas limitadoras de pressão. * Válvulas de seqüência. * Válvulas de segur * Válvulas de redut VÁ VULAS DE CONTR Generalidades OF5 p

As válvulas, em geral, servem para controlar a pressão, a direção ou o volume de um fluido nos circuitos hidráulicos. As válvulas que estudaremos nesta unidade são do tipo controladoras de pressão, que são usadas na malona dos sistemas hidráulicos industriais. Essas válvulas são utilizadas para: * Limitar a pressão máxima de um sistema; * Regular a pressão reduzida em certas partes dos circuitos; * Outras atividades que envolvem mudanças na pressão de operação. São classificadas de acordo com o tipo de conexão, pelo tamanho e pela faixa de operação.

A base de operação dessas válvulas Válvula Redutora de Pressão * Válvula de Frenagem * Válvula de Contrabalanço Válvula limitadora de pressão A pressão máxima do sistema pode ser controlada com o uso de uma válvula de pressão normalmente fechada. Com a via primária da válvula conectada à pressão do sistema e a via secundária conectada ao tanque, o carretel no corpo da válvula é acionado por um nível predeterminado de pressão, e neste ponto as vias primárias e secundárias são conectadas e o fluxo é desviado para o tanque.

Esse tipo de controle de pressão ormalmente fechado é conhecido como válvula limitadora de pressao. Ajustamento de Pressão Numa válvula de controle de pressão, a pressão da mola é usualmente variada pela regulagem de um parafuso que comprime ou descomprime a mola. Como se utilizar uma Válvula de Pressão Normalmente Fechada(NF) As válvulas de controle de pressão normalmente fechadas têm multas aplicações num sistema hidráulico. Além de a válvula ser usada como um alívio do sistema, um controle de pressão normalmente fechado pode ser usado para fazer com que uma operação ocorra antes da outra.

Pode também ser usada para contrabalancear forças mecânicas externas que atuam no sistema. Válvula de Seqüência Uma válvula de controle de pressão normalmente fechada, que faz com que uma operação ocorra antes da outra, é conhecida como válvula de sequência. Como funciona uma válvula de Sequência no Circuito Num circuito com operações de fixa ão e usinagem, o cilindro de presilhamento deve avanc ilindro da broca. Para que válvula de sequência é colocada na linha do circuito, imediatamente antes do cilindro da broca.

A mola na válvula de equência não permitirá que o carretel interligue as vias primárias e secundárias até que a pressão seja maior do que a mola. O fluxo para o cilindro da broca é bloqueado. Desta maneira, o cilindro de presilhamento avançará primeiro. Quando o grampo entra em contato com a peça, a bomba aplica mais pressão para vencer a resistência. Esse aumento de pressão desloca o carretel na válvula de sequência. As was principal e secundária são interligadas.

O fluxo vai para o cilindro da broca. Válvula de Contrabalanço Uma válvula de controle de pressão normalmente fechada pode er usada para equilibrar ou contrabalancear um peso, tal como o da prensa a que nos referimos. Esta válvula é chamada de válvula de contrabalanço. Válvula de Contrabalanço no Circuito Num circuito de uma prensa, quando a válvula direcional remete fluxo para o lado traseiro do atuador, o peso fixado à haste cairá de maneira incontrolável.

O fluxo da bomba não conseguirá manter-se. Para evitar esta situação, uma válvula de pressão normalmente fechada é instalada abaixo do cilindro da prensa. O carretel da válvula não conectará as vias principal e secundária té que uma pressão, que é transmitida à extremidade do carretel, seja maior do que a pressão desenvolvida pelo peso (isto é, quando a pressão do fluido estiver presente no lado traseiro do pistão). Deste modo, o peso é contrabalanceado em todo o seu curso descendente.

Válvula de Pressão Normalmente Aberta uma válvula de controle de pressão normalmente fechada tem as vias primária e secundária separadas, e 3 válvula de controle de pressão normalmente fechada tem as vias primária e secundária separadas, e a pressão, na base do carretel, é transmitida da via primária. Uma válvula de pressão normalmente aberta tem as vias primária e secundária interligadas, e a pressão, na base do carretel, é transmitida da via secundária.

Válvula redutora de pressão Uma válvula redutora de pressão é uma válvula de controle de pressão normalmente aberta. Uma válvula redutora de pressão opera sentindo a pressão do fluido depois de sua via através da válvula. A pressão nestas condições é igual à pressão ajustada da válvula, e o carretel fica parcialmente fechado, restringindo o fluxo. Esta restrição transforma todo o excesso de energia de ressão, adiante da válvula, em calor. Se cair a pressão depois da válvula, o carretel se abrirá e permitirá que a pressão aumente novamente.

Válvula Redutora de Pressão no Circuito O circuito de fixação mostrado na ilustração requer que o grampo do cilindro B aplique uma força menor do que o grampo do cilindro A. Uma válvula redutora de pressão colocada logo em seguida ao cilindro B permitirá que o fluxo vá para o cilindro até que a pressão atinja a da regulagem da válvula. Neste ponto, o carretel da válvula é acionado, causando uma restrição àquela linha do circuito. O excesso de pressão, adiante da válvula, é transformado em calor.

O cilindro B grampeia a uma pressão reduzida. VÁ VULAS DE CONTROLE DIRECIONAL As válvulas de controle direcional consistem de um corpo com passagens internas que são conectadas e desconectadas por uma parte móvel. Nas válvulas direcionais, e na maior parte das válvulas hidráulicas industriais, co 4DF5 parte móvel. Nas válvulas direcionais, e na maior parte das válvulas hidráulicas industriais, conforme já vimos, a parte móvel é o carretel. As válvulas de carretel são os tipos mais comuns de álvulas direcionais usados em hidráulica industrial.

Identificação de uma Válvula de Controle Direcional As válvulas de controle direcional são representadas nos circuitos hidráulicos através de símbolos gráficos. Para identificação da simbologia devemos considerar: * Número de posições * Número de vias * Posição normal * Tipo de acionamento Número de Posições As válvulas são representadas graficamente por quadrados. O número de quadrados unidos representa o número de posições ou manobras distintas que uma válvula pode assumir.

Devemos aber que uma válvula de controle direcional possui no mínimo dois quadrados, ou seja, realiza no mínimo duas manobras. Número de Vias O número de vias de uma válvula de controle direcional corresponde ao número de conexões uteis que uma válvula pode possuir. Referencia bibliográfica Apostila Hidráulica CEFET BAHIA 2008 Marcio Rodrigues Gomes, Marcos Andrade, Fábio Ferraz paginas: 29 a 34 Conclusão Concluímos que Válvulas de Pressão Influenciam na pressão do sistema ou em parte dela e que com a ajuda deste trabalho me fez entender um pouco mais dessa parte do assunto de hidráulica. S

Jgds

0

Diz o ditado: “Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão”. Já os três seres vivos envolvidos

Read More

Administração desenvolvimento economico

0

Ações SICOMTUR – 29/08/2011 Dia 02 de Agosto Secretária de Indústria, Comércio, Trabalho e Turismo promoveu Assembléia do Fórum Regional

Read More