Volkswagen new beetle marketing
O produto então em questão é o chamado Volkswagen New Beetle e foi concebido com o objectivo de respeitar dentro dos condicionalismos naturais da produção dos nossos dias, a estética do primeiro Carocha. Com um espírito revivalista, o New Beetle representa um símbolo de bom gosto e de status, despertando um sentimento de nostalgia e de tendências há muito tempo esquecidas, para um modelo que foi inventado há mais de 50 anos pela Volkswagen. O New Beetle, constitui um estilo de vida, um design intemporal que com os valores originais da marca Volkswagen:
Qualidade, Fiabilidade, Segurança e Valor Elevado aplica ao carro uma dose de individualidade para espíritos jovens. O Volkswagen Beetle destaca-se pelas linhas ousadas e originais mas elegantes, modernas mas com o conservador dos primórdios da marca. Atentando na frase de Fernando Pessoa “primeiro estranha-se, depois entranha-se”, o Volkswagen New Beetle é um estilo de vida, um estilo ousado, um “reminde Swipe to view next page “reminder” de toda a marca: não há ninguém que não identifique o carro New Beetle como um Volkswagen, uma evolução do tempo, uma história de vida.
Volkswagen New Beetle Todos os comandos estão colocado à nossa mão, todas as exigências são satisfeitas com este novo carro cujos pormenores foram tão cuidadosamente escolhidos e criteriosamente estudados. A emoção em 4 rodas tem um nome: Volkswagen New Beetle, lançado pensando no revivalismo dos anos 40 e 50, o carro rapidamente se transformou numa estratégia de Marketing para esta marca. O elevado nível de qualidade e as suas rigorosas exigências em relação aos materiais utilizados e o processo de fabrico empregues, asseguram uma extraordinária resistência e qualidade do carro.
O modelo da Volkswagen aposta na qualidade, na individualidade e na segurança. Cada cliente é um cliente e como tal, é tratado de maneira especial para que o seu carro seja único e exclusivo feito inteiramente à sua medida e tomando em conta as necessidades própria. Este modelo afasta-se totalmente do estilo de carro de luxo tal como a maioria da marca Volkswagen por não ter consolidação suficiente para reestruturar a gama. 20Fg Conduzir o New Beetle é um prazer!
Evolução de Marketing da marca Como sabemos, o Marketing é um estudo do mercado, um conjunto de métodos e meios que visa planear possíveis ançamentos de produtos num futuro próximo ou distante, e que leva em consideração as necessidades existentes ou possíveis, e as perspectivas de pesquisa e de adaptação da empresa. Foi em 17 de Janeiro de 1934 que o engenheiro Ferdinand Porsche apresentou a proposta de fabrico de um carro popular, o Volkswagen ao novo governo do Reich.
O seu nome significa carro do povo e a sua missão de criação teve como pilares o desenvolvimento de automóveis que estivessem ao alcance do mero trabalhador comum. Esta marca é hoje em dia uma das maiores produtoras de automóveis do mundo com sede mundial na cidade de Wolfsburg, Alemanha. No dia 17 de Abril de 1950 era apresentado oficialmente no nosso país o novo automóvel proveniente da Alemanha, denominado Volkswagen.
Nessa altura, o mercado automóvel nacional, recuperava a bom ritmo, mas as carências a nível da rede de estradas atrasaram um pouco a renovação do seu desenvolvimento. A Alemanha que nunca teve em Portugal uma marca de automóveis de grande difusão, embora ostentasse uma certa popularidade pela excelência dos seus produtos, revelou uma nova personalidade através da apresentação de uma arca totalmente inovadora e de um projecto político. E em boa hora o fizeram.
A produção do clássico «Carocha» da Volkswagen, deu-se inicialmente na Alemanha em 1937 e permaneceu no mercado com ligeiras modificações até 1978, com vendas acumuladas de mais de 22 milhões de unidades (mais do que qualquer outro automóvel no mundo). A versão descapotável do Carocha que foi lançado em 1949 revolucionou mentalidades, andar de carro ao “ar livre” passou a ser acessível para muita gente e assim levou a tempos áureos não havendo limites na condução. Após 31 anos de produção, o Carocha deixou de ser produzido indo-se tornar num clássico admirado e apreciado por todo o mundo.
Mais tarde, em 1996, no salão de Genéve é apresentada uma versão avançada que é denominada de Volkswagen New Beetle uma reencarnação do antigo Carocha, com algumas modificações e novidades em relação ao 30Fg Beetle uma reencarnação do antigo Carocha, com algumas modificações e novidades em relação ao modelo de 1978, que foi recebido com muito entusiasmo e originando reacções muito positivas em relação ao novo modelo. A comercialização dá-se em 1998 que arranca com o espectacular número de 600 encomendas por dia.
Tendo sido pensado sob o calor do sol da Califórnia pensou-se na árdua tarefa de adaptar o carro ás exigências do mercado europeu. A reencarnação do Carocha original foi cuidadosamente planeada pela VW (Volkswagen) para ser considerado um meio de transporte fiel e atraente, a imagem fresca e colorida do carro fica sempre gravado na memória, sendo esse momento único para nos deixarmos fascinar e assim, querer adoptar o novo New Beetle não só como um transporte, as como um companheiro de vida.
Dizendo que se trata de um carro com uma carga emocional muito forte, toda a comunicação e publicidade transmitem o carácter psicológico do carro, como no exemplo da campanha de 2001 “Volkswagen New Beetle, a paixão que arde sem se ver. ” Apostando nas recordações de juventude e da nostalgia dos tempos hippies, o New Beetle fez um avanço técnico, uma inovação e um veículo de outro milénio. Com um visual pós-moderno, o Volkswagen New Beetle leva-nos numa viagem pelo tempo fazendo-nos sentir eternamente jovens. Produto Objectivo principal de trocas visando proporcionar a satisfação a quem o adquire.
40Fg * Produto de grande envolvimento: é o que envolve empo e estudo, da parte do consumidor, antes de que toi recebido com muito entusiasmo e originando reacções muito positivas em relação ao novo modelo. * Produto de grande envolvimento: é o que envolve a perda de tempo e estudo, da parte do consumidor, antes de decidir a compra. * Produto de baixo envolvimento: é o que não necessita de estudo, tempo ou hesitação por parte do consumidor or parte do consumidor quando este efectua a sua compra. Na maioria dos casos são produtos de preço baixo.
O New Beatle é, sem dúvida alguma, um produto de grande envolvimento, pois será necessário meditar acerca da sua compra devido ao seu preço elevado. Características intrínsecas do produto: * O que é um bom produto? A primeira condição de êxito em marketing consiste em oferecer aos clientes um “bom produto”. Esta noção abrange, na realidade, duas ideias distintas: a qualidade do produto e a vantagem do produto em relação aos concorrentes. * A qualidade do produto: O conceito de qualidade é objecto de definições diversas, mas entendemo-la como “o grau em que as suas performances respondem às expectativas dos clientes”. A vantagem do produto: Trata-se de um atributo positivo do produto em relação aos concorrentes, ligados à fórmula, às performances ou ao Para saber se o produto é “bom”, quer pela qualidade, design. * Os testes de produto: 50Fg ventuais vantagens, os responsáveis de marketing Para saber se o produto é “bom”, quer pela qualidade, quer pelas eventuais vantagens, os responsáveis de marketing ão se devem limitar ao seu julgamento pessoal ou à opinião dos técnicos que o fabricam. Assim, devem recorrer a inquéritos junto dos consumidores, levando uma amostra de clientes potenciais a consumir o produto.
O New Beetle é um bom produto, pois é de alta qualidade e tem vantagem em relação aos concorrentes, uma vez que, é o remake do Carocha. Preço O preço é, também, tal como o factor embalagem, determinante no sucesso de uma marca ou produto junto do público consumidor. Constitui uma das diversas variáveis que o produtor tem que levar em consideração quando pretende ançar, com sucesso, o seu produto no mercado. com sucesso, o seu produto no mercado. A determinação de um preço de venda considerado só pelos custos é um método inapropriado.
Numa economia de mercado, é o comprador que escolhe, em última análise, os produtos que vão ser vendidos. O preço tem várias ópticas: * Para o marketing, o preço é a condição básica pela qual o vendedor e o comprador estão dispostos a realizar a troca. * Para uma empresa, é uma compensação que recebe em troca dos produtos que oferece ao mercado e que satisfazem as necessidades dos consumidores. Para os compradores, é o que estão dispostos a pagar para obterem o produto. A determinação do preço é feita com base nos custos da procura, na concorrência e nos custos totais.
Factores endógenos: * Objectivos a curto e longo prazo * Equilíbrio do Marketing-mix * Nível de personalidade de produto/imagem da marca * Custos * Possibilidade de fabricação 60Fg Factores exógenos: * Concorrência * Consumidores * Distribuição Existem duas estratégias de preço: * Desnatação * Penetração Vectores das estratégias de desnatação e penetração: Desnatação: Produto diferenciado – Preço elevado/imagem elevada – Vendas limitadas – Rentabilidade a curto prazo Perante a chagada de concorrentes, entra-se numa política descendente. onta os custos do artigo contemplado, de maneira a que, para além de dar lucro à empresa, seja acessível aos “bolsos” do público-alvo. O new beetle está disponível desde 21 503,36€. O Volkswagen New Beetle- constitui uma proposta para um nicho de pessoas que se distingue dos seus clientes habituais. A clientela deste automóvel é constituída essencialmente por: * Mulheres exigentes em matéria de estética; Homens e mulheres jovens conhecedores de moda; * Individualistas extrovertidos e exigentes; * Pessoas cheias de alegria de viver e muito sociáveis; * Adultos de espírito eternamente jovem.
A par do estudo da sua clientela, a Volkswagen tem vindo a estar associada a entidades na prevenção rodoviária, utilizando para o efeito o New Beetle, na tentativa de incutir junto dos mais pequenos um espírito de prevenção. Distribuição Um canal de distribuição corresponde ao itinerário pe um produto ou serviço, desde o estádio da produção 70Fg ao do consumo. Um canal de distribuição corresponde ao itinerário percorrido por um produto ou serviço, desde o estádio da produção Este itinerário é constituído por um conjunto de indivíduos e de empresas, denominados intermediários.
Um canal de distribuição é formado por diversas categorias de intermediários que medeiam entre o produtor e o destinatário final. Eis alguns exemplos de canais de distribuição: Produtor Grossista Retalhista Agente Instalador Importador Consumidor Comunicação Comunicar é tornar comum uma informação, uma ideia ou uma atitude. Para fazer, são necessários, basicamente, uatro elementos organizados em sistema: 1) Uma fonte ou emissor; 2) Uma mensagem; 3) Um destinatário; 4) Um vector ou suporte da mensagem que permita encaminhá-la até ao receptor. estinatário; Lasswell, sociólogo do início do século XX, sintetizou o processo de comunicação em torno de cinco perguntas básicas: 1) Quem comunica? 2) A quem? 3) O quê? 4) Como? 5) Com que resultado? O New Beetle pretende comunicar com o seu público-alvo, apresentando o seu produto com todas as suas qualidades e vantagens, através da publicidade e das acções de relações públicas. Ciclo de vida O ciclo de vida de um produto ou de um mercado é um conceito que teve um grande sucesso. ? universalmente conhecido, mesmos pelos não especialistas em marketing. Contudo, a sua aplicação nem sempre é fácil. Em teoria, as diferentes fases da vida de um produto estão claramente marcadas: na realidade, é menos evidente, excepto na fase de lançamento. Normalmente consideram-se quatro fases distintas q a evolução das vendas do produto. O 80Fg comportamento das curvas de venda e lucro pode se vel.