Zumbi dos palmares

Categories: Trabalhos

0

CENTRO DE ENSINO MÉDIO AVE BRANCA HISTORIA ZUMBI DOS PALMARES TAGUATINGA – DF NOVEMBRO DE 2011 BIOGRAFIA Zumbi dos Palmares foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Nasci foi um dos principais escravidão na época Palmares, comunida fazendas. O Quilomb OF3 o ano de 1655, tência negra ? • o er do Quilombo dos Swipe nentp avos fugitivos das calizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares, em Alagoas.

Na época em que Zumbl ra líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que prec. savam para wver. Ele nasceu livre, mas, foi capturado quando com sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a o português e o latim, também foi convertido ao catolicismo. Porém, aos 15 anos de idade, fugiu e voltou para viver no quilombo.

Em 1675, o quilombo é atacado por soldados ortugueses. Após uma batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados. Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo.

Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares. O bandeirante Domingos Jorge Velho organiza, no ano de 1694, um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traido por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante.

Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1 695, e teve a cabeça cortada, salgada e levada ao governador Melo e Castro. Em Recife, a cabeça foi exposta em praça pública, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi IMPORTÂNCIA PARA O BRASIL Zumbi foi considerado um dos grandes lideres de sua época, e hoje é considerado um dos maiores da noss um dos grandes lideres de sua época, e hoje é considerado um dos maiores da nossa história. Ele foi símbolo de luta contra a scravidão e resistência.

Ele lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial, tanto que também é um dos grandes nomes da capoeira. O dia de sua morte, 20 de Novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra. O dia 20 de novembro é feriado no estado do Rio de Janeiro, e também em Alagoas e em algumas cidades de São Paulo. HOMENAGENS Zumbi já foi homenageado de várias formas, uma das principais foram o busto dele em frente ao setor de diversões sul, m Brasília e o “monumento ao Zumbi”, na Bahia.

Brasília – DF Salvador Zumbi também foi homenageado em Poemas e músicas, e as principais foram: • Música composta por Edu Lobo e Vinícius de Morais e popularizada por Elis Regina • Mencionado em diversas letras da banda Soulfly. • Mencionado na música “Ratamahatta”, da banda Sepultura. • Filme “Quilombo”, de 1995 que fala sobre o Quilombo dos Palmares • Seu nome é dado a um lutador no jogo: Capoeira Fighter 2. • Gilberto Gil lançou um CD chamado ‘7300 Anos de zumbi” 3

Ética nas relações de trabalho

0

Ética nas relações de trabalho: consultora comportamental dá as dicas Como um profissional deve se comportar no dia-a-dia? O que

Read More

Desenvolvimento economico local

0

O desenvolvimento econômico local não é apenas simplesmente o reflexo de um processo de desenvolvimento nacional em uma determinada localidade.

Read More