2 Geracao computadores

Categories: Trabalhos

0

Geraçao: A utilizaçao do Transistor (1955-1965) Em 1952 um novo componente que apresentava inúmeras vantagens em relação ás antigas válvulas: * Menor aquecimento; * Maior poder de cálculo e confiabilidade; * Um consumo de energia bem menor – com o adicional de que não necessitava de tempo para aquecer. A Bell Laboratories inventava o transistor. Os cálculos passaram a ser medidos de segundos para microssegundos. As linguagens utilizadas para esses computadores eram normalmente a FORTRAN, COBOL ou Swipe nentp ALGOL.

Fortran é uma lingua engenharia e pela co ue foi aceita e ainda , comerciais. A partir desse mome a na área de OI é uma linguagem plicações idade e praticidade do transistor, muito modelos de computador surgiram. O primeiro modelo de computador 100% transistorizado foi o TRADIC, da Bell Laboratories. Os computadores dessa geração tornaram-se confiáveis o suficiente para serem fabricados e vendidos para clientes com a expectativa de que continuariam a funcionar por tempo suficiente para realizar algum trabalho útil.

Essas máquinas eram guardadas em s Swipe to page salas especiais com ar condicionado. Somente grandes orporações ou importantes órgãos do governo ou universidades podiam arcar com seu preço (na casa dos milhões de dólares). Para executar um job (um programa ou conj. de programas) um programador primeiro escrevia o programa (Fortran ou Assembly) e depois transformava em cartões perfurados. Ele então levava o conjunto de cartões para a sala de entrada e entregava-os a um operador.

Quando o computador acabava o job o operador ia até a “impressora”, removia e a levava para a sala de saída. Os cartões eram inseridos na máquina para leitura. Outro modelo dessa época era o IBM 1401, com uma capacidade emória de 4. 096 bytes operando em ciclos de memória de 12 microssegundos. A instalação de um IBM 1401 ocupava uma sala e o tamanho dos computadores ainda era bastante grande. O IBM TX-O de 1958 tinha u monitor de vídeo de alta qualidade além de ser rápido e relativamente pequeno.

Um outro modelo de computador que Virou mania era o PDP-I onde alunos utilizavam o computador para jogar auxiliados de uma caneta óptica e um Joystick. No entanto os elevados custos destasmáquinas restringiam sua utilização a aplicações estratégicas do governo, grandes empresas e universidades. a GERAÇÃO: computadores baseados aplicações estratégicas do governo, grandes empresas e universidades. 2a GERAÇÃO: computadores baseados em tecnologia de TRANSISTOR. * datam de 1955 (59? a 1965; * circuitos eletrônicos transistorizados: transistor; * tempo de operações internas medidas em microssegundos, milionésima parte seg. 10-6 s; * Não precisavam de tempo para aquecer; * Consumiam menos energia que as válvulas; * Eram mais confiáveis e mais rápidos; * Exemplos: IBM 1401 (computador comercial típico da II geração – foto acima), IBM 7094 (computador cientifico, otalmente transistorizado, foto abaixo) * Linguagens de programação: FORTRAN, COBOL, LISP, Algol (dec. 0). * Minicomputadores (computadores poderosos do tamanho de uma escrivaninha); * Processamento em lote; * Memória dos computadores desta geração: 32K. * Em 1961, chega 0 10 computador ao Brasil (pelo menos legalizado 🙂 Era um UNIVAC 1 1 05 ainda com válvulas e foi para o IBGE. * Cada novo aperfeiçoamento faz aparecem computadores com maior velocidade de processamento, maior capacidade de memória, menor custo e menor dimensões físicas. 3

Geociências

0

LISTA DE EXERCÍCIOS – TERMODINÂMICA 201 0. 1 1) O pêndulo de um relógio feito de invar (a = 0,7

Read More

Resenha crítica – agenda para jovens pesquisadores

0

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA CEFET/RJ- UnED Itaguaí Resenha Crltica do Texto “Agenda para Jovens Pesquisadores”

Read More