2º guerra

Categories: Trabalhos

0

Introdução Segunda Guerra Mundial A Segunda Guerra Mundial foi consequência de um conjunto de continuidades e questões mal resolvidas pelos tratados de paz estabelecidos após a primeira Guerra Mundial. Os confrontos foram divididos entre duas grandes coalizões militares: os Aliados, liderados por Estados Unidos, Inglaterra, França e União Soviética; e o Eixo, composto pela Itália, Alemanha e Japão. I 1 Swipe to page Motivos para Segunda Guerra Mundial região, Hitler anexou a região dos Sudetos que faziam divisão com a República Tcheca. Afrontados com a invasão alemã ao

Estado criado pelas potências vencedoras, Inglaterra e França convocaram Hitler (da Alemanha) e Benito Mussolini (da Itálla) para uma rodada de negociações. Na chamada Conferência de Munique, representantes franceses e britânicos optaram pelo reconhecimento da conquista alemã, depois de Hitler comprometer-se a não realizar mais nenhuma conquista territorial sem o consentimento da Inglaterra e da França. Por outro lado, Inglaterra e França tinham se comprometido a proteger a Polônia, região cobiçada pelos alemães, de qualquer ataque aos seus territórios.

A cobiça de Hitler sobre essa eglão para o controle do chamado “corredor polonês”, que desembocava em uma saída para o mar, no Porto de Dantzing. Dando seu último passo para a guerra, Hitler assegurou um acordo de nao-agressáo com os russos através do Pacto germano- soviético, em 1939. Evitando um confronto com a potência soviética, as tropas nazistas (alemã) invadiram a Polônia naquele mesmo ano. Iniciava-se assim a Segunda Guerra Mundial. Segunda Guerra Mundial (1939-1945) Na década de 1930, na Alemanha (Europa) surgiu o nazismo, liderado por Adolf Hitler que pretendia expandir o território

Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes, inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra Mundial. Na Itália estava crescendo cista, liderado por Benito poderes sem limites. Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. uma das soluções tomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (avides de guerra, navios e etc. . Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus omínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes caracteristicas militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo. O Início: O marco iniclal ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha.

De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram dois grupos: Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Ofensiva Alemã Após os ensaios bélicos da Guerra CIVil Espanhola e a consolidação do Pacto Germano-soviético, Hitler parecia pronto para empreender as suas primeiras ações militares. No primeiro dia do mês de setembro de 1 939, as tropas hitleristas invadiram a Polônia e ali instituíram um governo geral.

A fácil conquista do território logo mobilizou as forças britânicas e francesas contra a Alemanha. Tentando inviabilizar o exército alemão, interceptaram o fornecimento sueco de aço destinado à máquina de guerra alemã. Aproveitando dessa interceptação estratégica, os alemães vançaram sobre a Dinamarca e a PAGF3DF11 avançaram sobre a Dinamarca e a Noruega. Reavivando o plano Schlieffen, traçado na Primeira Guerra Mundial, as tropas alemãs invadiram a Bélgica e os Países Baixos com o intuito de facilitar sua entrada no território francês.

Em Dunquerque, os alemães conseguiram uma significativa vitória contra as tropas franco- belgas e britânicas. Essa conquista garantiu o poderio alemão sobre o material bélico de seus aliados e a rendição de 40 mil combatentes franceses. Contando com ampla vantagem, os exércitos de Hitler invadiram França e, em 14 de junho de 1940, as tropas nazistas tomaram a cidade de Paris. Acuado, as autoridades francesas iniciaram um intenso debate sobre como proceder mediante o avanço alemão.

Influenciados pelo marechal Petáin, o governo francês decidiu permanecer em seus territórios com o objetivo de defender a população civil. Enquanto o general Charles De Gaulle instigava a população a resistir à ocupação, o marechal Petáin assumiu o governo francês sobre a influência germânica. Entusiasmado pelas vitórias do ditador alemão, genito Mussolini decidiu prestar apoio aos nazistas. No mesmo ano, o apoio do Japão foi reafirmado no momento em que as autoridades nipônicas queriam controlar regiões asiáticas de interesse dos Estados Unidos.

Controlando seu principal inimigo continental (França), os exércitos de Adolf Hitler organlzaram uma ofensiva contra os ingleses. Os britânicos, contando com o apoio dos Estados Unidos, esperavam enfraquecer as forças alemãs. Entre 1940 e 1941, os alemães conse uiram vencer os ingles esperavam enfraquecer as forças alemãs. Entre 1940 e 1941, os alemães conseguiram vencer os ingleses impondo-lhes o ataque aos comboios navais que forneciam rmas e suprimentos para a Inglaterra. Buscando tomar Londres, capital do país, os alemães decidiram realizar uma série de bombardeios aéreos contra a cidade.

Graças ao uso de radares e à habilidade dos pilotos da Royal Air Force, a Inglaterra conseguiu evitar mais uma conquista militar alemã. Aproveitando do pacto de não-agressão firmado com os alemães, a Rússia resolveu conquistar algumas nações balcânicas. Mostrando-se como uma possível rival no domino sobre a Europa, o governo soviético propôs a partilha do mundo em zonas de influência política e econômica_ A Alemanha, fortalecida elas vitórias contra grandes potências bélicas (França e Inglaterra), não teve interesse em firmar o acordo.

Logo em seguida, no dia 22 de junho de 1941, iniciou a invasão da União Soviética. A invasão dos alemães abriu uma nova etapa que mudou o quadro da Segunda Guerra Mundial. A vitória dos Aliados Depois de observarmos a importância da vitória russa sobre o avanço das tropas nazistas, vamos agora ver outros locais onde se deu continuidade ao confronto. No ano de 1942, podemos observar a derrota dos países do Eixo em outras frentes de batalha. O Japão forçou os Estados Unidos a entrar no conflito om a deflagração do ataque surpresa à base americana de Pearl Harbor, em 1941.

No ano seguinte, tropas estadunidenses e nipônicas entraram em confronto na Batalha de Midway. Nesse confronto a vitória m importante passo para Midway. Nesse confronto a vitória dos EUA deu um importante passo para frear o avanço do imperialismo japonês sobre diversas reglões do Oceano Pacífico. No ano de 1943, o general MacArthur liderou novas ofensivas contra as forças japonesas. Na região do Pacífico Central as tropas do general Chester Nimitz formaram outra frente de confronto que, em outubro de 1944, se encontrou com s tropas do general Mac Arthur.

Até o in[cio de 1 945, as tropas norte-americanas conseguiram quebrar todas as áreas de influência japonesa na Ásia. No oceano Atlântico, as tropas aliadas conseguiram empreender seus primeiros avanços mediante a vitória contra os sofisticados submarinos alemães. Na região norte da África, um poderoso destacamento alemão chamado Afrika Korps conseguiu pressionar as tropas britânicas rumo à região nordeste da África. Foi quando, no final de 1 942, a ação britânica liderada pelo General Montgomery impôs uma forte derrota aos alemães na atalha de tanques de Al Alamein.

Em 1943, a colisão militar aliada se mobilizou em direção ? Península Itálica. Naquele ano, um conjunto de forças militares norte-americanas desembarcou na Itália. Empreendendo uma forte ofensiva na região sul da Itália, os comandantes da cúpula fascista preferiram tirar Mussolini do poder e entregá-lo ao general Badoglio, responsável pela rendição Italiana. Tentando preservar sua liderança, Mussolini fugiu para o norte da Itália, onde proclamou a chamada República de Salá. No mês de junho de 1944, as forças aliadas dominaram a cidade de Roma.

No ano subseqüente, as forças antifascistas italianas capturaram Benito Mussolin a cidade de Roma. No ano subseqüente, as forças antifascistas italianas capturaram Benito Mussolini, que foi condenado ao fuzilamento. Mediante a possibilidade real de vencer o combate, já em 1943, os aliados realizaram a Conferência de Teerã. Nesse encontro, o presidente russo Joseph Stálin, o presidente norte-americano Roosevelt e o primeiro-ministro britânico Winston Churchill traçaram um plano para dar fim ao poderio alemão.

De acordo com os pontos estabelecidos, os Aliados planejaram o processo de ocupação da Europa Ocidental. No dia 6 de junho de 1944, conhecido como Dia “D”, o comandante Dwight D. Eisenhower capitaneou o desembarque de 36 diwsbes, 6. 400 navios e milhares de aviões na região francesa da Normandia. Empreendendo uma ofensiva quase inabalável, as tropas deixaram os exércitos alemães completamente combalidos. Enquanto essas tropas realizavam o dom[nio da Europa Ocidental, as tropas russas recuperavam os territorios do Leste europeu.

No ano de 1945, as duas frentes de batalha se convergiram em direção ao território alemão. A cidade de Berlim foi tomada pelos soviéticos no dia 1a de maio. Na semana seguinte, as tropas nazistas se renderam. Final e Conseqüências: Em 1945 com a rendlção da Alemanha e Itália. O Japão, últmo país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Uma ação desnecessária que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de de s cidades. m rastro de destruição nestas cidades. Bomba Atômica explode na cidade japonesa de Hiroshima Os prejuízos foram enormes, pnnclpalmente para os países derrotados. Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incalculáveis. O racismo esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente seis milhões de judeus.

Com o final do conflito, em 1945, foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas), cujo objetivo principal seria a manutenção da paz entre as nações. Inicia-se também um período conhecido como Guerra Fria, colocando agora, em lados opostos, Estados Unidos e União Soviética. Uma disputa eopolítica entre o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético, onde ambos os países buscavam ampliar suas áreas de influência sem entrar em conflitos armados. Conclusão: Ao final da Primeira Guerra Mundial, os países derrotados perderam muito, principalmente a Alemanha.

E eles não deixaram barato. Atolados na miséria e com a intenção de expandir seus territórios, Itália, Alemanha e o japão, dão início então ? industrialização de armas e equipamentos bélicos. Com Hitler no poder, a Alemanha, aliada à Itália e o Japão formaram o EIXO e invadiram a Polônia, rompendo o Tratado de Versalhes, omprando briga com a Inglaterra e França, que formaram o grupo dos aliados. Dai até 1945, muitas coisas ruins aconteceram, os aliados perderam algumas batalhas e o time do EIXO também.

O Fato marcante dessa guerra foi a derrota da Alemanha para a Rússia. A p e o time do EIXO também. O Fato marcante dessa guerra foi a derrota da Alemanha para a Rússia. A partir dai o EIXO começou a enfraquecer e com a entrada dos USA na guerra, após o ataque de pearl Harbor, a Alemanha se redeu em 1945. por último o Japão, após detonarem duas bombas atômicas se rendeu. Depois desse triste episódio, com muitas mortes (perseguição os judeus pelos alemães e etc. ), foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas) para estabelecer a paz entre as nações.

Para você saber mais: Tratado de Versalhes e suas consequências Assinado em 28 de junho de 1919, o Tratado de Versalhes foi um acordo de paz assinado pelos países europeus, após o final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Neste Tratado, a Alemanha assumiu a responsabilidade pelo conflito mundial, comprometendo-se a cumprir uma série de exigências pol[ticas, econômicas e militares. Estas exigências foram impostas à Alemanha pelas nações vencedoras a Primeira Guerra, principalmente Inglaterra e França.

Em 10 de janeiro de 1920, a recém criada Liga das Nações (futura ONU) ratificou o Tratado de Versalhes. As fortes imposições do Tratado de Versalhes à Alemanha fizeram nascer neste país um sentimento de revanchismo e revolta entre a população. A indenização absurda enterrou de vez a economia alemã, já abalada pela guerra. As décadas de 1920 e 1930 foram marcadas por forte crise ica na Alemanha crise moral e econômica na Alemanha (inflação, desemprego e etc. ). Terreno fértil para o surgimento e crescimento do nazismo ue levaria a Alemanha para outro conflito armado, a Segunda Guerra Mundlal.

Desenvolvimento e Fatos Históricos Importantes: • O per[odo de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, lideradas pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchuria, enquanto a Itália conquistava a Albânia e territórios da Llbia. • Em 1941 0 Japão ataca a base militar norte-americana de pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havai). Após este fato, considerado uma traição pelos norte-americanos, os estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas. ?? De 1941 a 1945 ocorreram às derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos alemães no rigoroso inverno russo. Neste período, ocorre uma regressão das forças do Eixo que sofrem derrotas seguidas. Com a entrada dos EUA, os aliados ganharam força nas frentes de batalhas. • O Brasil participa diretamente, enviando para a Itália (região de Monte Cassino) os pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira). Os cerca de 25 mil soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados. PAGF 11

Fundação

0

AGRADECIMENTOS Agradeço inteiramente a Deus por ser o dono dos meus pensamentos e o mestre das minhas ações… “A HONRA

Read More

Melhores práticas de rh

0

Relatório 2011 – Melhores Práticas de RH Os principais empregadores e países que formam os BRICS Fonte: Traduzido de Portal

Read More