Tcc trafo
2. 1 PRINCIPAIS COMPONENTES 2. 1 . 1 Enrolamento (Bobinas) Primário e secundário são condutores elétricos enrolados ordenadamente sobre um núcleo de ferro. O enrolamento primário está sempre conectado a fonte de energia, já o enrolamento secundário é sempre conectado a carga e sua fonte de energia é induzida do primário. Na prática a relação de transformação depende exclusivamente do número de espiras nas bobinas primária (NI) e secundária (N2).
OF4 p http://www. grupoenergisa. com. br/solucoes/Lists/Noticias ,’DispForm2. D4d63 2Db625%2D9b987fC53497=httP%3A%2F%2Fwww %2Egrupoenergisa%2Ecom%2Ebr%2Fsolucoes=80 http://www. osetoreletrico. com. br/web/component/content /article/89-tcc-reprojeto-de-transformador-com-aumento-de -potencia. html http://www. mundofisico. joinville. udesc. br/index. php? idSecao-102 http://pt. m. wikipedia. rg/wiki/Eletrot%C3%A9cnica fazer algumas melhorias técnicas nele, como por exemplo: colocar os dois conjuntos de bobinas sobre um núcleo de ferro, para confinar as linhas de campo magnético, evitando sua dispersão; laminar o núcleo para diminuir a corrente elétrica nduzida neste núcleo conhecida como correntes parasitas ou correntes de Focault; no caso de transformadores de alta tensão, submergir em óleo, para ajudar na isolação, e refrigeração das bobinas, dentre outros 1) Parte ativa Constituída pelo circuito magnético e pelos enrolamentos, que são apertados em conjunto por um sistema de fixação; este conjunto está ligado à tampa da tina. A parte ativa pode ser descubada em conjunto com a tampa. 2) Circuito magnético O emprego de chapas magnéticas de alta qualidade e técnicas de montagem ultramodernas, assim como o projeto optimizado o núcleo, garantem perdas mínimas e um funcionamento com reduzido nível de ruído. 3) Enrolamentos Os materiais utilizados e o modo de execução garantem uma elevada vida útil. 4) Comutador de tensão Pode regular-se exteriormente, com o transformador fora de serviço, para melhor adaptação às condições locais da rede de distribuição. ) Travessia BT 6) Travessia AT 7) Bolsa de termómetro Para introdução de um aparelho de monitorização da temperatura. 8) Cuba Na série TUMETIC é hermética. A dilatação do dielétrico é bsorvida pela elasticidade das paredes onduladas; ausência total de manutenção (sem redução da vida útil). 9) Trem de rodas Com rodas lisas e oscilávei amento longitudinal ou transversal. 10) Conservador inclui o indicador de nível de óleo e entradas para enchimento e respiração http://www. adimarco. com. br/omicron/artigos-tecnicos/fatores -que-afetam-a-repetibilidade-dos-ensaios-de-analise-de-resposta -em-frequencia/ http://www. swe. siemens. com/portugalmeb/pt/power/solucoes / Pages/solucoes_sen,’icos_ptd_transformadores_oleoo. aspx 2. 1. 3Óleo Isolante
Em geral os transformadores de média e alta tensão são imersos em óleo isolante, que tem a finalidade de proporcionar um meio isolante entre as partes energizadas, e como transferência de calor do núcleo para o exterior do tanque. Os principais líquidos usados como meio isolante são: o ascarel (hoje proibido seu uso, devido à agressão que o mesmo provoca ao meio ambiente), o silicone e o óleo isolante mineral (derivado do petróleo). Comparativo entre transformadores a óleo e a seco Segurança e Confiabilidade Em termos de segurança, o transformador a óleo possui maior uscetibilidade a falhas, principalmente oferecendo perigo de explosão.
Devido ao próprio funcionamento do transformador, o óleo isolante passa a co ntracao de gases 3 compartimento separado por paredes corta-fogo, de bacia de contenção de óleo, de estruturas que permitam a coleta de eventuais vazamentos, com a construção de poço de contenção coletivo e com manutenção do equipamento. Há ainda uma determinação para antes de aquisição/opção por transformadores a seco, proceder com um estudo de viabilidade técnica e econômica a fim de comprovar que o custo dos esmos, incluindo custos de aquisição, instalação, manutenção e operação (perdas devido à eficiência) é inferior que a economia gerada pela redução de obras para atendimento a requisitos contra fuga de óleo isolante e paredes corta-fogo for inferior ao custo do transformador com óleo isolante (vegetal ou mineral), justificando sua aplicação.
Além disso, se a escolha for por transformadores a seco, este deve possuir invólucro com grau de proteção IP23, sendo que na face frontal, deve ser completamente fechado (IP-23 somente nas outras 3 faces). Nível de ruído Devido ao nível de ruído dos transformadores a seco superior aos transformadores a óleo, na especificação dos transformadores em 13,8 / 2,4 kV, é recomendado (boa prática de Engenharia) constar o nível máximo de ruído aceitável comprovado por relatório de ensaio de tipo, conforme item 6. 6. 4 da ABNT NBR 10295:2010. O relatório de ensaio deve ser emitido por laboratório reconhecido pelo INMETRO ou independente de âmbito internacional. Impactos ao meio ambiente Os transformadores a óleo apresentam perigo de vazamento de óleo isolante para o meio ambiente, gerando passivos ambientais 4DF4