Filo chordata

Categories: Trabalhos

0

Filo chordata Os animais desse filo apresentam as seguintes característica básica: * Notocorda (estrutura de sustentação do corpo), pelo menos na fase embrionária; * Tubo nervoso dorsal; * Fendas branquiais na faringe, pelo menos na fase embrionária (que se destinam à filtração dos alimentos e à respiração). Além disso, os cordados são animais triblásticos, celoinados, de simetria bilateral e com corpo segmentado. São encontrados os meios aquáticos (doce e salgado), terrestre e aéreo. O filo dos cordado OF9 l.

Cephalochordata fdL_I_ „ Ripe view nent page II. Urochordata (uro mar). filos: lo: anfioxo ídia (moringa-do- III. Hemichordata (hemicordados). Exemplo: balanoglosso. IV. Vertebrata (vertebrados). Exemplo:ciclostomados, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Os três primeiros subfilos, por serem cordados primitivos, estão reunidos no grupo de protocordados. Os hemicordados são considerados por alguns autores um filo à parte. Os protocordados distinguem-se dos vertebrados por não possuirem crânio, encéfalo e vértebras. efalocordados O principal representante desse subfilo é o anfioxo. Esse animal tem o corpo afilado nas extremidades, medindo cerca de cm de comprimento. É semitransparente e se assemelha muito a um peixe, vivendo semi-enterrado em praias de areia grossa com a extremidade ventral contrátil que bombeia o sangue, que é incolor. A excreção corre por conta de protonifridios. Quanto à reprodução, os cefalocordados são dióicos, de fecundação externa e desenvolvimento direto.

A musculatura desses animais é bem desenvolvida. Urocordados O nome desse grupo de animais deriva-se do fato de apresentarem uma notocorda reduzida na região caudal (uro- cauda). O principal representante desse filo é a ascídia ou moringa- do-mar. As ascídias são protocordados marinhos que vivem fixos às rochas de regiões costeiras. Apresentam a forma de moringa e são revestidos por uma túnica construída de um composto orgânico – a tunica – com propriedades semelhantes às da celulose.

Não possuem notocorda na fase adulta. Quanto à reprodução, as ascídias são monóicas e de fecundação externa. Seu desenvolvimento é indireto formando larvas que lembram as larvas dos anfbios. Respiram por brânquias. Podem reproduzir-se assexuadamente, formando colônias. Hemicordados O principal representante desse subfilo é o balanoglosso, rotocordado vermiforme, marinho, que vive em galerias por ele cavadas na areia.

Seu corpo consta fundamentalmente de uma probóscide (tromba escavadeira), um colarinho ( que contém a boca) e um tronco com numerosas fendas branquiais e gônadas. Vertebrados Os vertebrados distinguem-se dos protocordados por apresentarem: * Coluna de vértebras (ósseas ou cartilaginosas) funcionando como eixo de suporte do corpo; * Caixa óssea (crânio) que envolve na cabeça, os órgãos do sistema nemoso central; representantes desse grupo. Como exemplo, citam-se as lampreias e as feiticeiras (ou peixes-bruxa).

Esses animais apresentam as seguintes características: * Sistema digestivo completo; * Notocorda persiste a vida toda; * pele desprovida de escamas e com glândulas mucosas; * Esqueleto (crânio e vértebras) cartilaginoso; * Respiração branquial (6 a 14 pares de brânquias) com fendas que persistem no adulto; * Excreção por rins mesonefros; * Circulação simples, com coração apresentando duas cavidades (uma aurícula e um ventrículo) * Temperatura corporal variável com o ambiente (pecilotermos); * Encéfalo com cérebro e cerebelo bem desenvolvido; dez pares de nervos cranianos; * Linha lateral e olfato desenvolvido; Reprodução sexuada por fecundação externa com desenvolvimento direto (nas feiticeiras) e indiretos (nas lampreias, cujo estágio larval é a amocetes). Gnatostomados Gnatostomados são vertebrados providos de mandíbula. São mais evoluídos que os ágnatos e compreendem duas superclasses: Pisces (peixes) e Tetrapoda (que inclui os anfibios, os répteis, as aves e os mamíferos). Peixes Peixes são animais vertebrados cujo hábitat é a água doce ou salgada. Essa superclasse apresenta duas classes: l. Chondrichthyes ( ou Elasmobrânquios): peixes cartilaginosos. . Osteichthyes (ou Teleósteos): peixes ósseos. Elasmobrânquios Os principais representantes dos elasmobrânquios são os tubardes, os cações e as q 3 alimentos; * Bexiga natatória ausente; * Respiração branquial.

Possuem cinco pares de fendas branquiais com um orif[cio antes do primeiro par para permitir a entrada da água nas brânquias, que são descobertas; * Sistema nervoso com encéfalo, medula e dez pares de nervos cranianos; * Circulação fechada e simples com um coração constituída de duas cavidades (uma auricula e um ventrículo); sangue com hemácias nucleadas e vermelhas devido a hemoglobina; * Linha lateral para receber as vibrações e a pressão da água; Pecilotermos; * Quanto à reprodução, a fecundação é geralmente interna. Grande número de espécies é ovípara ou ovovivípara; há algumas espécies vivíparas; * Locomovem-se por nadadeiras. Teleósteos Os teleósteos compreendem a maioria das espécies de peixes, como o bonito, o baiacu, o bagre, a pirambóia, a rêmona, o peixe- lua, o cavalo-marinho, a enguia, o salmão, a sardinha, o bacalhau, a carpa, o peixe-voador, o curimbatá, etc.

Esses peixes apresentam as seguintes características: * Esqueleto ósseo; * pele com muitas glândulas mucosas, geralmente recoberta e escamas dérmicas ciclóides, com uma linha lateral de cada lado do corpo contendo estruturas sensíveis às vibrações da água circundante; * Bexiga natatória presente funcionando como órgão hidrostático. Esse órgão hidrostático. Esse órgão tem a forma de bolsa, situado um pouco acima do esôfago, cujas paredes são ricamente vascularizadas. Possui uma glândula especial por meio do qual os gases dissolvidos no sangue (02, C02 e outros) podem penetrar na bexiga natatória aumentando-lhe o volume. Com isso diminui a densidade d sobe. Quando a bexiga 4DF9 elasmobrânquios; * Respiração branquial.

Possuem quatro pares de fendas branquiais cobertas por uma placa denominada opérculo; * Quanto à reprodução possuem fecundação externa, embora algumas espécies a possuam interna. O desenvolvimento embrionário é indireto. Sua larva é o alevino. * Locomevem-se por nadadeiras pares (peitorais e pélvicas) e ímpares (dorsal, caudal e anal); * Sistema digestivo completo, terminando num ânus, e sem válvula espiral. Anfíbios Anfíbios são vertebrados que na fase jovem ou larvária habitam a água, e na fase adulta são terrestres; dar o nome do grupo ( amphi= duas condições; bios- vida). Compreendem os apos, as rãs, as pererecas, as salamandras, os tritões e as cecílias ( ou cobras-cegas).

Como características gerais os anfíbios apresentam: * pele úmida, desprovida de escamas, com glândulas mucosas e cromatóforos (células pigmentadas) ricamente cascularizados para adaptar-se à respiração; * Sistema digestivo completo, com a lingua presa na porção anterios da boca, e terminando numa cloaca; * Respiração branquial nas formas larvárias e pulmonar e cutânea nos adultos; * Circulação fechada; coração com três cavidades ) dois átrios e um ventrículo). Os sangues venoso ( do átrio direito) e arterial (do ?trio esquerdo) misturam-se no ventrículo; * Locomovem-se por quatro patas (exceto as cobras-cegas que não possuem); * Sistema nervoso com a ula e dez pares de nervos classe dos anfíbios há três subordens importantes: * Anuros: com quatro patas e sem cauda. Exemplos: sapo,rã, pereréca. * Urodelos: com quatro patas e com cauda. Exemplos: salamandra, tritão. * Ápodes ou gimnofiones: sem patas.

Exemplo: cobra-cega. Répteis Os répteis receberam esse nome devido ao seu ripo de locomoção. Como os membros estão implantados no corpo quase horizontalmente, a sustentação do corpo fica prejudicada brigando o animal a arrastar a face ventral durante a locomoção (reptare= rastejar, arrastar). Os répteis são animais terrestres representados pelas cobras, lagartos, lagartixas, tartarigas, cágados, jabutis, crocodilos, jacarés e tuataras. Como características gerais os répteis apresentam: * pele seca e corneificada, apresentando grande concentração de queratina, substância impermeabilizante que protégé o animal contra a desidratação. ? uma pele desprovida de glândulas, podendo apresentar escamas (em cobras e lagartos), placas dérmicas (nos jacarés e crocodilos) e carapaças (em tartarugas, abutis, etc); * Sistema digestivo completo terminando numa cloaca; * Respiração por rins metanefros; * Circulção fechada: coração com três cavidades ( dois átrios e um ventrículo) nas espécoes gera;. Javemdp ,ostira de sangue venoso e arterial como nos anfíbios; * Quanto à reprodução, os sexos são separados. A fecundação é interna. Podem ser ovíparos ou ovoviíparos. Os ovos são dotados de cascas calcária resistente que protégé o embrião contra choque e desidratação. Esse tipo de ovo, a excreção de ácido úrico e a pele corneificada e queratinizada são adaptações ue os répteis adquiriram para o sucesso na vida terrestre. Se desenvolvimento é direto. tuatara, réptil encontrado na Nova Zelândia. * Squamata (escamados). Com duas subordens: Lacertilia (Lacertílios): lagartos e lagartixas. Ophidia (Offdios): cobras. Chelonia (Quelônlos): tartarugas, cágados e jabutis. * Crocodilia (Crocodilianos): crocodilos e jacarés. Aves As aves compreendem animais do tipo ema, pinguim, avestruz, pato, cisne, ganso, pelicano, urubu, gavião, águia, falcão, codorna, peru, papagaio, coruja, beija-flor, pica-pau, etc. como caracteristicas gerais esses animais apresentam: Corpo coberto de penas que, associadas às asas, facilitam o vôo e são auxiliares na manutenção da temperatura corporal; * Quatro membros, sendo os dois anteriores transformados em asas; * Endoesqueleto ósseo, com alguns ossos (os pneumáticos) que auxlllam o voo; * Pele seca, escamosa non membros posteriores.

Na cauda possuem glândulas uropigeanas (bem desenvolvidas em aves aquáticas) que secretam gordura com a qual elas lubrificam as penas; * Excreção urinária por rins metanefros; * Sistema digestivo completo terminado numa cloaca. A ausência de dentes é compensada pela moela, ultilizada na rituração dos alimentos. A boca é coberta por um bico córneo cuja forma é adaptada ao tipo de alimentação; * Sistema nervoso com encéfalo, medula e doze pares de nervos cranianos; * Homeotermos; * Reprodução sexuada por fecundação interna; ovíparos e com desenvolvimento direto; * Circulação fechada; coração com quatro cavidades (dois átrios e dois ventrículos).

Mamíferos * Sistema digestivo completo terminado num ânus (exceto os manotremados que possuem cloaca); * Respiração pulmonar auxiliada pelo músculo diafragma (Exclusivo dos mamíferos); * Circulação fechada; coração com quatro cavidades; Quatro membros (exceto os cetáceos e os sirênios que possuem apenas os dois anteriores); * Reprodução sexuada por fecundação interna; placentários ( exceto os monotremos e os marsupiais); vivíparos (exceto os monotremos que são ovíparos); desenvolvimento direto. As principais ordens de mamíferos são: 1. Monotremada: ornitorrinco, equidna. 2. Marsupial: canguru, gambá. 3. Cetácea: baleia, golfinho, boto. 4. Sirênia: peixe-boi. 5.

Perissodáctila: (1, 3 ou 5 dedos envolvidos por casco): zebra, rinoceronte, asno, cavalo, anta); 6. Antiodáctila: (2 ou 4 dedos envolvidos por casco): girafa, eado, boi, porco, camelo, hipopótamo. 7. Probóscida: elefante. 8. Quiróptera: morcego. 9. Edentada (sem dentes ou dentes incompletos): tatu, preguiça, tamanduá. 10. CarnVora: urso, tigre, leão, cão, raposa, gato, hiena, lobo, morsa. 11. Lagomorfa (4 dentes incisivos superiores e 2 inferiores): lebre, coelho. 12. Rodentia (2 dentes incisivos superiores e 2 inferiores): castor, rato, capivara, cutia, rato-canguru, esquilo, porco-espinho, paca. 13. Primata: sagui, chimpanzé, gorila, lêmure, orangotango, babuíno, homem. 8 Biologia, Albino Fonseca.

Conclusão: neste trabalho podemos concluir que o filo chordata brange uma grande variedade de animais, desde peixes de pequeno porte a animais terrestres como elefante, e aves. Os cordados recebem esse nome por serem dotados, ao menos durante uma das fases de suas vidas, de uma notocorda, fendas branquiais na faringe e de um cordão newoso completo, e uma cauda muscular que se estende para atrás do ânus. E. E. B. São José Data: 01108/2011 Cordados Professora: íris Biologia Aluno: Jairo Cândido da Silva Namiki Série:3 02 Hemicordados…. Série: 3 02 Sumário Chordata (cordados)… ntroduçao.. . Cefalocordados.. Urocordados. Vertebrados….. . 01 04 g

Palesta de imposto de renda

0

PALESTA DE IMPOSTO DE RENDA O conceito de um imposto sobre a renda é uma inovação moderna e pressupõe várias

Read More

Caso toyota tga

0

A idéia principal era produzir somente o necessário, reduzindo os estoques (flexibilização da produção), produzindo em pequenos lotes, om a

Read More