Plano collor i e ii

Categories: Trabalhos

0

ECONOMIA E MERCADO Plano collor I e II Francisco Morato 2011 Nome Barbara Gabriela de Toledo Débora Morais Oliveira Layane Gonçalves Silva Bezerra Márcia dos S. Amaral Souza Simone Marina NO oa 15 23 26 35 Francisco Morato 201 INTRODUÇÃO OF5 p O Plano Collor foi constituído de medidas para sanar a crise econômica e conter a inflação.

Este plano procurava estabilizar a inflação pelo congelamento dos preços e salários, houve a mudança da moeda para o Cruzeiro, privatização das empresas estatais e demissão de funcionários públicos, bloqueio das operações financeiras e a intenção de elevar o país do terceiro ara o primeiro mundo. Contexto Econômico A inflação em março de 1. 989 a março de 1. 990 chegou a 4. 853% e o governo anterior teve vários planos fracassados de conter a inflação.

A economia atravessava diversas dificuldades, o desemprego, a queda da produção nacional, a falta de circulação, porem com a redução da Inflação iniciava-se a maior recessão da história no Brasil, houve aumento de desemprego, muitas empresas fecharam as portas e a produção diminui consideravelmente, tem uma queda de 26% em abril de 1990, em relação a abril de 1989. As empresas são obrigadas a reduzirem a rodução, jornada de trabalho e salarias, ou demitir funcionários.

Só em São Paulo nos primeiros seis meses de 1990, 170 mil postos de trabalho deixaram de existir, foi o pior resultado, desde a crise do início da década de 80. O Produto Interno Bruto diminui de US$ 453 bilhões em 1989 para US$ 433 bilhões em 1990. Objetivo Geral do Plano Como os planos anteriores que haviam sido fracassados, o objetivo do Plano Collor era de combater a ‘nflação e cortar gastos desnecessários do governo. Objetivo Específico Combater a hiperinflação que chegou a 4. 853% a. a no período de 989 a março de 1990 e no decorrer do seu mandato, a Inflação ficou em 1. 98% no período de dezembro/1990. Medidas Adotadas Sua primeira medida, ao tomar posse no dia 15 de março de 1990, foi anunciar seu pacote de modernização administrativa e vitalização da economia, através do plano Collor , que previa, entre outras coisas: meses; C] Demissão de funcionários e diminuição de órgãos públicos; Volta do Cruzeiro como moeda; Congelamen como moeda; Congelamento de preços e salários; Bloqueio de contas correntes e poupanças no prazo de 18 Trabalhadores, empresários, foram surpreendidos com o confisco m suas contas bancárias.

O governo chegou a bloquear em moeda nacional o equivalente a oitenta bilhões de dólares. O governo Collor também deu início às privatizações das estatais e à redução das tarifas alfandegárias. Com produtos Importados a preços menores, a indústria nacional percebeu a necessidade de se modernizar e correr atrás do prejuízo. A inflação entra em cena novamente com um índice mensal de 19,39% em dezembro de 1990 e o acumulado do ano chega a 1. 198%, o governo se vê obrigado a tomar algumas medidas. ? decretado o Plano Collor II em 31 de janeiro de 1991. Tinha como objetivo controlar a iranda financeira extingue as operações de overnight e cria o Fundo de Aplicações Financeiras (FAF) onde centraliza todas as operações de curto prazo, acaba com o Bônus do Tesouro Nacional fiscal (BTNf), o qual era usado pelo mercado para indexar preços, passa a utilizar a Taxa Referencial Diária (TRD) com juros prefixados e aumenta o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Pratica uma política de juros altos, e faz um grande esforço para desindexar a economia e tenta mais um congelamento de 3 altos, e faz um grande esforço para desindexar a economia e tenta mais um congelamento de preços e salários. Um deflator é dotado para os contratos com vencimento após 10 de fevereiro. O governo acreditava que aumentando a concorrência no setor industrial conseguiria segurar a inflação, então se cria um cronograma de redução das tarifas de importação, reduzindo a inflação de 1991 para 481%.

Resultados Estas medidas não tiveram sucesso, causando profunda recessão, desemprego e insatisfação popular. No final do ano de 1990, seu governo começou a cambalear. Seu estilo agressivo da campanha continuava, mas foi perdendo sua popularidade nacional e internacional. O governo de Fernando Collor durou pouco tempo, e não foi pelas questões políticas ou ocioeconômicas.

Seu próprio irmão fez várias denuncias contra ele na imprensa, desencadeando uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), que investigou a vida do presidente desde sua campanha eleitoral. Constatou-se um nível de corrupção extraordinário, envolvendo a primeiradama, o presidente, alguns ministros e o empresário Paulo César Farias, amigo pessoal do presidente e ex-tesoureiro da campanha presidencial, foi acusado de tráfico de influência, lavagem e desvio de dinheiro.

A ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, não suportou a pressão e em maio de 1991 pediu demissão 4DF5 inistra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, não suportou a pressão e em maio de 1991 pediu demissão do cargo. A partir de agosto de 1992, ocorreram manifestações em todo o País pedindo a cassação do mandato do presidente e explodiu o movimento “Fora Collor. Fernando Collor renunciou ao cargo, momentos antes de ter o mandato cassado, em 29 de dezembro de 1992.

O vice-presidente Itamar Franco assumiu então, a Presidência da República. CONCLUSÃO Os governos na época tomaram medidas para acabar com a inflação, que a cada dia aumentava. No governo de Fernando Collor, foram criados os Planos Collor e II, sendo que no rimeiro plano as medidas tomadas não obtiveram os resultados esperados, com isso houve a criação do segundo plano que também não obteve êxito e trouxe o descontentamento da população e consequentemente Fernando Collor pediu renúncia do cargo.

REFERENCIAS Livros: LIMA. Silvana de; Conjunto Educacional – História do Brasil; 70 ed; ano 2006; pág. 451. Sites: ww. vv. planocollor. com. br; www. dominiopublico. gov. br; Acessos de 20/1 0/2011 a 18/11/2011. www. eumed. net. com. br; Acessos em 15/1 1/2011 e 20/11/2011. Artigos científicos: As origens e a gênese do P S S utor: Carlos Eduardo

Pesquisa jurisprudencial de principios

0

PONTÍFICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Direito PESQUISA JURISPRUDENCIAL – PRINCÍPIOS – Alunos(as): Caroline Garcia K.

Read More

Concepção e implementação de sistema de controlo de gestão

0

Escola Superior de Tecnologia e Gestão Curso de Gestão 30 Ano Unidade Curricular de: Controlo de Gestão NO e nome

Read More