Psicologia institucional

Categories: Trabalhos

0

Psicologia institucional Movimento institucional: a discussão das instituições começa com a revolta estudantil na França em Maio de 68, pode ser caracterizada por um conjunto de escolas e correntes que possuem, em geral, objetivo comum. Os mais compartilhados consistem em propicias aos grupos, os processos de auto-análise e auto-gestão. A proposta é avaliar e transformar os locais, e a busca pela autogestão, ou seja, participação nas decisões. Entende-se por instituição uma norma que rege o grupo dentro de uma organização, aquilo que foi convencionado.

Caracteriza- e pelo âmbito (as instituições) e por seus modelos conceituais; dentro de suas estratégias inclui-se, como parte fundamental, Swipe to page o enquadramento da psicologia institucion mas sim um campo mesmo um avanço e desenvolvimento da cr 7 dos recursos, a icologia aplicada, ignificar em si vestigação como no organizações: por sua vez, onde trabalha o analista institucional, aprofundando-se nos grupos que aceitam ou não as normas instituídas.

Não se pode ser psicólogo se não é, do mesmo tempo, um investigador dos fenômenos que se quer modificar e não se pode er investigador não analisar os problemas da própria prática e da realidade social que se esta vivendo em um dado momento, ainda que transitoriamente e por razões mitológicas da inv Swipe to view next oage investigação, isolem-se momentos do processo total Informação sobre a própria instituição Em uma dada instituição, o psicólogo centra sua atenção na atividade humana em que ela tem lugar e no efeito da mesma, para aqueles que nela desenvolvem a dita atividade.

Para isso, empoe – se um mínimo de informação sobre a própria instituição que, por exemplo, inclui: ) Finalidade ou objetivo da instituição b) instalações e procedimentos com os quais se satisfaz seu objetivo c) situação geográfica e relações com a comunidade d) relações com outras instituições e) origem e informação f) evolução, historia, crescimento, mudanças, flutuações, suas tradições g) organizações e normas que a regem h) contingente humano que nela intemém sua estratificação social e estratificação de tarefas j) avaliação dos resultados de seu funcionamento; resultados para a instituição e para seus integrantes. Itens que a própria nstituição utiliza para isso. Objetivos da instituições: Toda instituição tem objetivos explícitos tanto como objetivos implícitos ou, em outros termos, conteúdos manifestos e conteúdos latentes.

Indagação operativa: -Observação de acontecimentos e seus detalhes, com a continuidade ou sucessão em que os mesmos se dão; compreensão do significado dos acontecimentos e da forma como eles se relacionam ou integram; considerar o passo anterior como uma hipótese que ao ser emitida, inclui-se como uma nova variável, e o registro de seu efeito. Para próprio psicólogo não se rata de uma aplicação nova variável, e o registro de seu efeito. Para próprio psicólogo não se trata de uma aplicação da psicologia que conduz rapidamente a estereótipos, mas sem a de uma conjunção de sua condição de profissional e investigador e o objetivo do estudo, o que, por sua vez, é investigado na nova condição modificada.

Método de intervenção a) Atitude clínica: Olhar atento de questionamento; aos poucos tentando entender a dinâmica do grupo; identificação com os fatos e pessoas, mas a possibilidade da manutenção de certa distância para evitar implicação pessoal Grupo na instituição: Três tipos de instituição: as que se manejam como grupos prmários e as que o fazem como grupos formallzados ou estereotipados, um terceiro tipo, com um melhor grau de dinâmica, é aquele que opera como um grupo secundário sem cair na estereotipia. A empresa: é a instituição que coloca os problemas mais agudos quanto a elucidação de objetivos e á aceitação da tarefa profissional.

Seus objetivos podem levar tanto a um aumento da produtividade ou dos beneficios como a uma diminuição da mesma, de maneira passageira, transitória ou estável, mas em enhum caso é isto o que mede a eficácia de sua tarefa. As técnicas do enquadramento podem ser definidas como “o conjunto de operações e condições que conduzem a estabelecer o enquadramento e que constituem também uma parte do mesmo” elas são assim demonstradas: b) Estabelecimento de relações claras e profissionais. c) Esclarecimento do caráter da tarefa profissional. d) Não real claras e profissionais. d) Não realização de tarefas com grupos da instituição que não manifestarem aceitação correspondente. e) Não admissão de imposições. f) Segredo profissional e estrita lealdade. ) Limite de contatos extra-profissionais. h) Abstinência de partido profissional. ) Não aceitação de função diretora, administrativa nem executiva. j) Responsabilidade compartilhada. k) Não formar superestruturas que se desgostem outras autoridades. l) Não fomentar a dependência psicológica. m) Estrito controle da informação. n) Não usar como índice de avaliação o progresso da instituição. o) Fazer compreender os fatores em jogo. p) Contar sempre com a presença da resistência. q) “Uma instituição não deve ser considerada sadia ou normal uando nela não existem conflitos, e sim quando a instituição pode estar em condições de explicitar seus conflitos e possuir os meios ou a posslbilldade de arbitrar medidas para sua resolução” (p. 50). ) Não aceitar a estipulação de prazos fixos para tarefas e resultados. Progressivamente, a psicologia institucional pode ser assim desenhada quanto à sua atuação: a) âmbito psicossocial [indivíduos]; b) âmbito sócio-dinâmico [grupos]; c) âmbito institucional [instituições]; e, d) âmbito comunitário [comunidades]. Com relação ao estudo das Instltuições, ele diz respeito a três undamentos: o estudo da estrutura e dinâmica das instituições, estudo da psicologia das instituições e a estratégia do trabalho estrutura e dinâmica das instituições, estudo da psicologia das instituições e a estratégia do trabalho em psicologia institucional. mportância do equilíbrio na relação teoria-prática, quando se afirma que a prática não é um desmembramento sujeitado à ciência, mas, ao contrário, o seu núcleo vital; bem como a investigação científica não está acima ou para além da prática, porém inserida no curso da mesma. Ambos devem estar nterligados inseparavelmente. Para Bleger, o modelo do enquadramento psicanalítico consiste numa indagação operativa, cujos passos podem ser assim descritos: a) observação de acontecimentos e seus detalhes; b) compreensão do significado dos fatos; c) inclusão dos resultados desta compreensão, e, d) consideração do passo anterior como uma hipótese.

Bleger define “grau de dinâmica” O melhor grau de dinâmica da instituição é dada pela possibilidade de explicitação dos conflitos presentes, manejá-los e resolve-los dentro do limite institucional, que dizer, pelo grau em que esses conflitos são ealmente assumidos por seus atores e interessados no curso de suas tarefas ou função. Não como a ausência de conflitos, e sim pela possibilidade da explicitação, maneja mento e resolução dentro dos limites instituclonals. Ou seja, a patologia do confllto se refere não apenas à existência do conflito, mas com a ausência dos recursos necessários para a sua resolução. Destaca o texto que a estereotipia constitui numa das defesas institucionais mais comuns frente ao conflito.

Desta forma, cab constitui numa das defesas institucionais mais comuns frente ao conflito. Desta forma, cabe ao profissional em psicologia institucional – verdadeiro agente de mudança e catalisador de conflitos — reconhecer os mecanismos e não agir em função deles, mas sobre eles, modificando-os. Objetivos do psicólogo: “‘inserção do psicólogo na instituição” O objetivo do autor é que o psicólogo pode ser além da atuação clínica. O objetivo do psicólogo no campo institucional é o objetivo da psico – higiene, deve passar da atividade [doente e cura] à da psico-higiene (população sadia e promoção de saúde) para isso, impõe-se uma passagem dos enfoques individuais os sociais.

Conseguir a melhor organização e as condições que tendem a promover saúde e bem – estar dos integrantes da instituição. O psicólogo institucional pode se definir neste sentido, como um técnico da relação inter pessoal ou como um técnico dos vínculos humanos e, pode se dizer também que é o técnico da explicitação do implícito. Campo da psico-higiene é especifico do psicólogo, trabalhar neste campo significa atuar nos problemas sociais e nas condições de vida dos seres humanos. Psicologia das instituições: estudo dos fatos que se acham em ogo na instituição, pelo mero fato de que nela participam seres humanos e pelo fato da mediação imprescindível do ser humano para que as instituições existam.

Lapassade• Analise institucional: movimento que se forma d foi constituindo a partir das intervenções em organizações bem como das teorizações aí arti forma d foi constituindo a partir das intervenções em organizações bem como das teorizações aí articuladas. Abordagem predominantemente sociológica e politica ao trabalho institucional com base na psicologia soclal socologia e pedagogia. Forma de compreender intervir em grupos e organizações. Maneira singular de entender o que são as relações instituídas, bem como a forma de agir sobre elas. Bases: pedagogia institucional (critica a pedagogia tradicional onde uma manda e o outro obedece) psicoterapia institucional (instituição que faz terapia para se auto conhecer), psicossociologia (ações em pequenos grupos para estudo e estruturação).

Critica as instituições quanto a sua natureza e não sua eficácia, teoria e intervenção estabelecem-se a partir de experiências concretas e de sua avaliação critica. Luta pela libertação da alavra social dos grupos, eles precisam ser autônomos, devem tomar suas próprias decisões e o grupo deve funcionar independente da minha atuação como psicólogo institucional. Auto gestão: campo politico de Al, mudança política da sociedade. Analise feita em 3 níveis: grupos (base da vida cotidiana,é pelo grupo que o indlviduo se relaciona com o mundo, a base social se dá pelos grupos pequeno), organizações (burocracia em sua mais completa dimensão, faz a intermediação entre o estado gestão governo e a sociedade), instituição (o estado é quem elabora as regras e regimentos da sociedade.

Teoria classica de fayol

0

SUMÁRIO 1. 1 Introdução 3 1. 2 Biografia de Fayol 4 1. 3 As Funções Básicas da Empresa 4 1.

Read More

O papel social do esporte

0

to view nut*ge [pic] O papel Social do Esp Educação Física ors trabalho. Esporte como meio de sociabilização Porem não

Read More