Memoria institucional

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO DE EDUCAÇAO E COMUNICAÇAO _ CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILI AÇÃO EM JORNALISMO —A Memória Institucional como elemento de fortalecimento da cultura e da identidade das Organizações” Estudo de Caso: Escola Barão do Arroio Grande — 80 anos no caminho de muitas vidas SUÉLEN CUNHA CAR Orientação: profa Me Novembro/ 2010 I S Swipe to page UNIVERSIDADE CATOLICA DE PELOTAS CENTRO DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO DE COMUNICAÇAO SOCIAL —A Memória Institucional como elemento de fortalecimento da cultura e da identidade das Organizaçõesl

Estudo de Caso: Escola Barão do Arroio Grande – 80 anos no caminho de muitas vidas Trabalho Agradeço às minhas irmãs Raquel, Ronice e Janine, pela compreensão, auxilio, confiança e amizade que sempre tiveram comigo; Agradeço ao meu companheiro “Gão”, por estar do meu lado e ser um bom pai para os nossos filhos; Agradeço a minha família pelo carinho e amizade, e representando todos familiares, cito a minha prima Natália, exemplo de lealdade e amizade; Agradeço novamente a Deus por me presentear com a amizade de pessoas maravilhosas, que me dão suporte e confiança para utar or meus ideais, me fazem acreditar que posso ir adiante, mas sempre com eles do meu lado. Meus Amigos – Todos – Muito Obrigada. Agradeço a “família Barão” por ter me adotado, me apoiado e me amado desde o primeiro dia em que lá cheguei, realmente é um caso de amor eterno. Agradeço a minha orientadora professora Margareth Mlchel, pela dedicação, por compartilhar um pouco da mente brilhante que ela possui comigo e por fazer eu me apaixonar pela Comunicação Organizacional Quando eu crescer quero ser como você, Marga! Agradeço ao meu anjo da guarda chamado “Lu” por existir, me eixar fazer parte da tua vida e fazer parte da minha.

Não posso deixar de agradecer, também, as inúmeras pessoas que passaram em minha vida durante essa trajetória, me auxiliando, cuidando das crianças, dando carona, em restando material, cobrindo as faltas no trabalho, estaria me graduando Jornalista em uma Universidade privada e nem escrevendo essa dedicatória agora. 4 RESUMO Este trabalho aborda o tema memória organizacional, através do estudo de caso do projeto de resgate da história realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Arroio Grande, em Capão do Leão s projetos de resgate da trajetória histórica das organizações podem trazer resultados de comunicação e contribuir para o fortalecimento da cultura e identidade destas.

O estudo reveste-se de importância por essa ser uma área nova no campo de estudos da Comunicação. Recorreu-se ? bibliografia sobre o tema, bastante escassa, existente principalmente no Campo da Comunicação Organizacional. O objetivo foi de verificar como a memoria institucional influenciou na construção da imagem da escola , fortalecendo sua identidade junto aos seus públicos. alavras-chave: Memória organizacional, história institucional; imagem; cultura organizacional. 5 PAGF3DF Tabelas e Gráficos Tabela e Gráfico 01 – 47 Tabela e Gráfico 02 Atividade que 48 Tabela e Gráfico 03 – Com relação ao conhecimento da história da escola e de sua relação com a comunidade onde vive……. ?? 49 Tabela e Gráfico 04 – Com relação ao aniversário de 80 anos da 51 Tabela e Gráfico 05 – Com relação à escola, você pensa que…. …. … 52 Tabela e Gráfico 06 – Com relação à escola marque as opções achas 53 Tabela e Gráfico 07 Ao ingressar na Escola, com relação ao seu rabalho e ao trabalho do grupo…. 55 75 08 CAPITULO I – MEMORIA INSTITUCIONAL…. 1. 1 A MEMORIA E A HISTORIA NAS 11 IO ORGANIZAÇÕES… 1 . 1. 1 Os benefícios da Memória Organizacional.. „ 16 1. 2 CONSTRUÇÃO DE PROGRAMAS DE MEMÓRIA INSTITUCIONAL SEUS INSTRUMENTOS…. 19 1. 4. A ASCENSÃO DOS PROJETOS DE MEMÓRIA INSTITUCIONAL NO BRASI 23 CAPÍTULO II – CULTURA, IDENTIDADE E IMAGEM ORGANIZACIONAL 25 2. CULTURA E IDENTIDADE ORGANIZACIONAL, CONCEITOS E ELEMENTOS COMPONENTES….. 26 2. 2 A IMPORTÂNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NAS 31 2. 3 CULTURA E IMAGEM NAS ORGANIZAÇOES.. 33 2. 0 JORNALISTA NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM, IDENTIDADE E 35 MEMORIA ORGANIZACIONAL. CAPÍTULO III – UDO DE BARAO DO ARROIO ANÁLISE… . 46 CONSIDERAÇOES FINAIS.. • • • • • • • • • • 68 BIBLIOGRAFIA… 70 ANEXOS…. 74 8 INTRODUÇAO Este trabalho tem como tema a Memória Institucional como elemento de fortalecimento da cultura e da identidade das organizações 1 , e busca responder ao questionamento: “de que forma a Memória Institucional contribui para a construção e manutenção da imagem de uma organização? O estudo parte de algumas hipóteses como a de que a memória nstitucional está intimamente vinculada à cultura organizacional e serve pa ra o seu fortalecimento; agrega valor à imagem e serve como elemento valorização dos públicos da organização; cada vez mais há interesse nas instituições em resgatar a sua memória; de que as organizações procuram no passado elementos que possam servir como referência comum para manter a sua identidade; e ainda, de que a utilização de marcos comemorativos que atualizam o assado se faz importante na construção da analisando por fim, de que forma a comemoração da data de 80 nos da Escola Barão do Arroio Grande contribuiu na construção memória institucional e na relação da escola com seus públicos.

Os métodos de pesquisa serão o Hipotético Dedutivo e como métodos específicos, o Observacional e o Estatístico, levantamento bibliográfico e documental, além de entrevistas e pesquisas de campo, destacando-se ainda que este trabalho se caracteriza como estudo exploratório e descritivo. Os pnn cipais Esclarecemos aqui que durante a abordagem serão utilizados os termos organização, empresa e instituição como sinônimos, embora se tenha a ompreensão de que cada palavra tem um significado diferente no âmbito da comunicação organizacional. O uso dessas palavras como sinônimo é decorrente do uso de diferentes autores, que tratam de empresas, no caso de Nassar (2007), comunicação e cultura organizacional, por Marlene Marchiori (2006) e Edgar Schein(1986). utores que dão sustentação ao referencial teórico são Paulo N assar, Ecléia Bosi e Marlene Marchiori, destacando-se o fato de que a bibliografia neste campo da comunicação é escassa. Realizar esse estudo sobre a Memória Institucional para conhecer borda a Memória Institucional, seus elementos, sua relação com a história das organizações e como os projetos de resgate da memória são cada vez mais numerosos no Brasil. O segundo discorre sobre Cultura e Identidade Organizacional, seus conceitos, elementos constituintes e sua importância nas e para as organizações. O terceiro capítulo consiste no Estudo de Caso, cujo objeto é a Escola Barão do Arroio Grande e o projeto de resgate da memoria, seus objetivos, repercussão junto aos públicos e a pesquisa de campo.

CAPÍTULO I – MEMÓRIA INSTITUCIONAL Vivemos hoje em um mundo de mudanças velozes, com uma usca incessante pela modernidade, pela tentativa da descoberta do que sena a grande revolução do futuro. Porém, não podemos desprezar o passado com sua carga histórica, tomada de nostalgia e saudosism o, que ainda despertam grande fasc(nio e curiosidade nos homens. Homens estes, formados por suas memórias, por aquilo que foi classificado por cada um como importante e digno de ser guardado, construindo uma narrativa de vida. As pessoas de um determ- e identificam e se unem inclusive no âmbito organizacional. Assim, as organizações precisam se adaptar e reinventar sua maneira de se elacionar com seus diversos públicos e com o ambiente em que vivem para manter e fortalecer sua presença no mercado.

Dessa maneira, elas devem procurar construir uma reputação sólida, baseada em sua identidade e estarem sempre abertas ao diálogo, pois este parece ser o melhor caminho para se adaptar e se manter nestes novos tempos de globalização e de informação em tempo real. No campo da Comunicação que sofreu significativas mudanças final do século XX, observa-se que a história e cultura organizacional aparecem como importante elemento de diferenciação junto aos públicos 2 A identidade pode ser definida como sendo um conjunto de caracteres próprios e exclusivos de uma determinada pessoa. (Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. 2005) internos e externos das organizações.

Desta forma, a exploração memória e história no âmbito organizacional revela -se como um fenômeno recente, porém, com grande expansão no Brasil, em que as organizaçoes passaram a ser o foco de is diversas áreas. PAGFgr,F 75 identidade e da sua cultura enquanto organização. 1 . 1 A MEMORIA E A HISTORIA NAS ORGAN ZAÇOES para falar de memória nas organizações, é preciso entender o ue é memória. O termo memória tem sua origem etimológica no latim e significa a faculdade de reter e ‘ou readquirir idéias, imagens, expressões conhecimentos adquiridos anteriormente reportando-se às lembranças, reminiscências. Segundo a Dra Silvia Helena Cardos03 (1997), A memória é uma faculdade cognitiva extremamente importante porque ela forma a base para a aprendizagem.

Se não houvesse uma forma de armazenamento mental de representações do passado, não teríamos uma solução para tirar proveito da experiência. Assim, a memória envolve um com plexo mecanismo ue abrange o arquivo e a recuperação de experiências, portanto, está intimamente associada à aprendizagem, que é a habilidade mudarmos o nosso comportamento através das experiências foram armazenadas na memória; em outras palavras, a aprendizagem é a aquisição de novos conhecimentos e a é a retenção daqueles conhecimentos aprendidos. Esta intrigante faculdade mental forma a base de nosso conhecimento, estando envolvida com nossa orientação no tempo e no espaço e nossas habilidades intelectuais e mecânicas. Silvia Helena Cardoso, Psi PAGF tre, doutora e PhD em

Tarifas bancarias

0

Tarifas bancarias Direito de da Visão Clássica à moderna por Carlos Nazareno pereira de oliveira SUMARIO: I – PROLFGôMFN0, –

Read More

Coeficiente de dilatação linear

0

1- OBJETIVOS. • Determinar o coeficiente de dilatação linear de um corpo tubular metálico, utilizando um dilatômetro linear. 2- INTRODUÇÃO.

Read More