Sistemas operacionais

Categories: Trabalhos

0

1. Quais são as unidades funcionais de um sistema computacional? Processador ou unidade central de processamento, memória principal e dispositivos de entrada/sa[da. 2. Quais os componentes de um processador e quais são suas funções? Um processador é composto por unidade de controle, unidade lógica e aritmética, e registradores. A unidade de controle (UC) é responsável por gerenciar as atividades de todos os page componentes do co discos ou a busca de aritmética (ULA), com pela realização de op aritméticas (somas e OF3 ao de dados em A unidade lógica e nsável comparações) e 3.

Como a memória principal de um computador é organizada? A memória é composta por unidades de acesso chamadas células, sendo cada célula composta por um determinado número de bits. Atualmente, a grande maioria dos computadores utiliza o byte (8 bits) como tamanho de célula. 4. Descreva os ciclos de leitura e gravação da memória principal. No ciclo de leitura, a UCP armazena no MAR, o endereço da célula a ser lida e gera um sinal de controle para a memória principal, indicando que uma operação de leitura deve er realizada.

O conteúdo da(s) célula(s), identificada(s) pelo endereço contido no MAR, é transferido para o MBR gravação, a UCP armazena no MAR, o endereço da célula que será gravada e armazena no MBR, a informação que deverá ser gravada. A UCP gera um sinal de controle para a memória principal, indicando que uma operação de gravação deve ser realizada e a informação contida no MBR é transferida para a célula de memória endereçada pelo MAR 5. Qual o número máximo de células endereçadas em arquiteturas com MAR de 1 6, 32 e 64 bits?

MAR=16 bits número max células = 216 MAR=32 bits número max células = 232 MAR=64 bits número max células = 264 6. O que são memórias voláteis e não-voláteis? Memórias voláteis precisam estar sempre energizadas para manter suas informações, o que não acontece com as não- voláteis. 7. Conceitue memória cache e apresente as principais vantagens no seu uso. A memória cache é uma memória volátil de alta velocidade, porém com pequena capacidade de armazenamento. O tempo de acesso a um dado nela contido é muito menor que se o esmo estivesse na memória principal.

O propósito do uso da memória cache é minimizar a disparidade existente entre a velocidade com que o processador executa instruções e a velocidade com que dados são acessados na memória principal. 8. Quais as diferenças entre a memória principal e a memória secundária? volátil, onde são armazenados Instruções e dados utilizados pelo processador durante a execução de programas. A memoria secundária é um dispositivo não-volátil com maior capacidade de armazenamento, porém com menor elocidade de acesso aos seus dados armazenados. . Diferencie as funções básicas dos dispositivos de EIS. Os dispositivos de entrada e saída podem ser divididos em duas categorias: os que são utilizados como memória secundária e os que servem para a interface usuário-máquina. Os dispositivos utilizados como memória secundária (discos e fitas magnéticas) caracterizam-se por ter capacidade de armazenamento bastante superior ao da memória principal. Seu custo é relativamente baixo, porém o tempo de acesso à memória secundária é bem superior ao da memória principal.

Outros dispositivos têm como finalidade a comunicação usuário-máquina, como teclados, monitores de vídeo, impressoras e plotters. 10. Caracterize os barramentos processador-memóna, EIS e backplane. Os barramentos processador-memória são de curta extensão e alta velocidade para que seja otimizada a transferência de informação entre processadores e memórias. Os barramentos de EIS possuem maior extensão, são mais lentos e permitem a conexão de diferentes dispositivos. O barramento de backplane tem a função de integrar os dois barramentos anteriores. 3

Resenha do livro o índio e a conquista portuguesa

0

Introdução O livro conta a história dos contatos e confrontos entre índios e portugueses, que resultaram na derrota e dominação

Read More

Ar condicionado

0

Como instalar um Ar Condicionado Split Passo a Passo [pic] Como instalar um ar condicionado Split em sua casa, uma

Read More