Serviço turístico para crianças

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTOS DE CIENCIAS ECONOMICAS, LETRAS E ARTES, FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS MESTRADO EM CULTURA E TURISMO ELIZABETE SAYURI KUSHANO ADEQUAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS TURISTICOS PARA A CRIANÇA UM OLHAR PARA OS MEIOS DE HOSPEDAGEM ILHÉUS-BA 2008 ELIZABETE SAYURI K ADEQUAÇAO DE PRO 48 Swipe nentp Dissertação apresentada à Universidade Estadual de Santa Cruz como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Cultura e Turismo. Orientação: Prof. Dr. Marco Aurélio Ávila À minha sobrinha, Evelyn Ayako, por me Inspirar.

Ao orientador prof. Dr. Marco Aurélio Ávila, pelo profissionalismo, presteza e motivação. Aos professores, pela construção do conhecimento. Aos queridos colegas do Mestrado, que foram meus professores também. À CAPES, por conceder a bolsa que viabilizou a pesquisa. “Grande é a poesia, a bondade e as danças… Mas o melhor do mundo são as crianças”. Fernando Pessoa RESUMO Pesquisa exploratória, bibliográfica, que investigou o que o turismo tem feito pela criança, especificamente em termos da adequação de produtos e serviços turísticos, focalizando o setor dos meios de hospedagem.

Descreveram-se as atividades mais relacionadas ao turismo infantil, entre elas, os acampamentos, a hospedagem em resorts, a diversão nos parques temáticos e o turismo pedagógico. Na análise da oferta de turismo infantil no Brasil, foram observadas as seguintes adequações existentes em meios de hospedagem exclusivos, direcionados ou adequados para atender as crianças: serviço de babás, copa do bebê, restaurante infantil, cardápio infantil, programação infantil e equipe de lazer para atendê-las, salão de jogos, entre outros.

A pesquisa junto aos sites dos meios de hospedagem da RMC emonstrou a incipiência de adequações para as crianças, principalmente nos hotéis urbanos. Dos 1 11 sites analisados, foram identificados apenas 17 meios de hospedagem que fizeram DF 148 para esse público como uma Importante vantagem competitiva e diferencial da marca de empreendimentos que adequarem produtos e serviços turísticos para tal demanda. Como consumidora-cidada, urge à criança, a apropriação e significação do consumo que lhe acrescente em termos culturais e a dignifique como um ser em formação.

Palavras-chave: infância; lazer; segmentação; turismo infantil. ABSTRACT Bibliographical and exploratory research that investigated What tourism has been doing for children, specially in terms of adequacy of products and services, focusing on accomodation. The research has focused the activities concerning tourism for children, like camping, pedagogical tourism, accomodation in resorts and theme parks. The following adequacies for children were observed: baby-sitter service, kitchen seruce (concerning children’s nutrition needs), restaurant and menu for children, children’s programs and other services designed for kids.

Also, recreation professionals and game rooms were some f the adequacies. The study and also the oficial websites (RMC) showed that only few accomodations have been taking into account children’s needs. From 111 websites, it was found that only for 17 types of accomodation there was any mention to children and/or some information of adequacy considering them. Hotels managements have not paid attention to the importance of tourism for children as a good tool for com etitive advantage and business upgrade .

It is im 3 DF 148 Keywords: childhood; leisure; segmention; tourism for children. LISTA DE FIGURAS Salão de jogos para crianças do Ecoresort Tororomba, Distrito de 89 Olivença, Ilhéus, Bahia. 2 Passeio a cavalo acompanhado de guia na Pousada Sítio da Alegria, 90 Campina Grande do Sul, PR. 3 Painel de programação infantil do Hotel Villa Michelon, Bento Gonçalves — RS. 4 Campanha publicitária do Hotel Fazenda Mazzaropi, Tatu(, São Paulo. 91 5 Exterior da Baby Copa do 40F 148 romba, Distrito de HOSPEDAGEM — . 2 18 23 26 34 37 3 A CRIANÇA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA CULTURA E CONSUMO NA INFÂNCIA. 3. 1 CRIANÇA E INFÂNCIA: CONCEITOS E SIGNIFICADOS….. — — 3. 2 LAZER, CULTURA E INFÂNCIA.. 3. 3 A CRIANÇA EO 42 45 51 4 A CRIANÇA E O TURISMO: UM OLHAR PARAA CRIANÇA ENQUANTO TURISTA……. . 4. 1 A IMPORTÂNCIA DO TURISMO PARAA CRIANÇA…. 4. 2 A IMPORTÂNCIA DA CRIANÇA PARA O TURISMO 4. 3 TIPOS DE ATIVIDADES RELACIONADAS AO TURISMO INFANTIL.. . 4. 3. 1 . Aspectos legais nas DF 148 5. PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS… 5. 5 TRATAMENTO DOS DADOS……. 82 84 85 87 6 RESULTADOS E DISCUSSÃO…. — 94 6. 1 OFERTA DE TURISMO INFANTIL NO BRASIL: MEIOS DE HOSPEDAGEM……………… 6. 1. 1 Demais setores. …. …. — 100 6. 2 IDENTIFICAÇÃO DE PRODUTOS E/OIJ SERVIÇOS TURÍSTICOS PARA A CRIANÇA A PARTIR DA ANÁLISE DOS SITES DOS MEIOS DE HOSPEDAGEM DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA. 6. 3 PROPOSIÇOES „ 107 S DF 148 como um país de contrastes, o que o torna um mosaico de culturas e paisagens.

No entanto, esses mesmos contrastes revelam as desigualdades presentes nas regiões menos desenvolvidas. Uma importante atividade econômica e social, que muitos apontam ter o poder de contribuir para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil, é o turismo. A atividade turística pode funcionar como equalizadora, pois gera oportunidades de negócios e de empregos, incentivando os residentes a permanecerem na região, em oposição a migrarem ara os grandes centros urbanos.

Ademais, investimentos em infra-estrutura facilitam a vinda do turista, como também melhoram a qualidade de vida da população local. Embora problemas atuais como o caos aéreol, demonstrem a fragilidade de um importante setor da oferta turística, o turismo continua sendo citado em discursos políticos e empresariais, como também na mídia, quando então são ressaltados os benefícios socioeconômicos da atividade, como por exemplo: geração de trabalho, preservação ambiental, aumento da auto-estima da população local e preseruação da cultura local/regional.

Porém, o que muitas vezes os discursos ocultam são os impactos indesejáveis que a atividade turística pode causar ou maximizar quando mal planejada e gerenciada (degradação ambiental, aumento elevado dos preços referentes ao custo de vida da população local, artificialismo na paisagem, entre outros). Como fenômeno social e aliado ao forte apelo econômico e mercadológico, o fato é melhorando a qualidade que o turismo tem se pro 48 expandindo elou conservando a infra-estrutura de apoio. iciou-se um período chamado ‘caos aéreo’ ou ‘crise no setor aéreo’ logo após o acidente com o Boeing 737800, da Gol Linhas Aéreas, (perdurando no transcorrer desta pesquisa) quando então se revelou à sociedade brasileira, bem como ao mundo, as fragilidades do setor, causando grandes transtornos aos usuários (principalmente em decorrência dos atrasos e cancelamentos de vôos) desse modal de transporte. 3 Observa-se um setor mais qualificado para descobrir e satisfazer os desejos e as necessidades do cliente turista, o que o conduz a estar atento às tendências do mercado. Uma das tendências do mercado é a segmentação, estratégia que permite a identificação e a análise dos consumidores reais e potenciais. Dentre as características de segmentação, está o aspecto demográfico, sendo a faixa etária de um grupo homogêneo de indivíduos um de seus principais focos.

Deste modo, tem-se o turismo de juventude, o turismo de terceira idade, assim como o turismo infantil, foco desse trabalho. Partindo da premissa de que a criança faz turismo e é consumidora de produtos e serviços turísticos — sejam eles exclusivamente direcionados ou adequados para ela, seja viajando em família ou por meio do turismo pedagógico (junto com professores e colegas), e também em grupos de sua idade como nos acampamentos e olônias de férias – perce 8 DF 148 programação direcionada para tal faixa etária (FROMER; VIEIRA, 2003).

Observa- se assim, que o mercado turístico tem demonstrado preocupaçao em atender a terceira idade, adequando produtos e serviços conforme as necessidades, os desejos e as ansiedades de tal público; percebendo-se nos praticantes desse tipo de turismo, um aumento na auto-estima, na qualidade e motivação para a vida (SILVA, 2002). Cabe direcionar o olhar, também, para o turismo da criança ou o turismo infantil. O que vem a ser o turismo infantil?

Como a atividade turistica tem se adequado para atender a riança enquanto turista? Quais as adequações existentes para a criança turista? Qual a contribuição do turismo para o desenvolvimento da criança? Em uma analise inicial, supõe-se que não são todos os lugares que estão adequados para atender ao público infantil. A maioria dos meios de hospedagem, por exemplo, aceita 14 hospedar crianças, porém, anda são poucos os que oferecem algum produto ou serviço direcionado a elas (Child friendly2).

Devido a tal observação, pretende-se investigar a existência de produtos e serviços turísticos adequados para atender ao público infantil, em um os grandes setores da atividade turística, o dos meios de hospedagem. A incipiência de estudos específicos sobre o tema do turismo infantil, bem como sobre a adequação de produtos e servi os turísticos para grupos determinados, faz com qu g DF 148 eletrônico Google apontou, na maioria dos resultados, apenas correlação com as denúncias ao turismo sexual.

Embora sejam de suma importância tais denúncias, observou-se uma carência em destacar a criança como uma serviços turísticos e, sobretudo, como ser humano em formação. No que se refere aos sítios eletrônicos de busca de livros specializados em turismo, como o “Livros de Turismo” e a “MJ Livros”, nenhuma ocorrência foi encontrada em se tratando dos termos ‘turismo infantil’, ‘turismo para crianças’ e ‘criança turista’; indicando a incipiência na produção bibliográfica sobre o tema.

Raros são os autores que conceituam o turismo infantil e quando o fazem, situam apenas que é um turismo praticado por crianças, ou seja, delimitam apenas a faixa etária do grupo, geralmente de cinco a doze anos (VAZ, 1 999); sem indicar, por exemplo, as atividades turísticas mais relacionadas ao turismo infantil ou urismo de crianças e as necessidades (adequações, características, perfil, etc. ) e desejos da criança enquanto turista.

A presente pesquisa buscará, também, refletir sobre o turismo como importante ferramenta para o aprendizado cultural da criança. Exercendo a prática do turismo, parecem maiores as possibilidades de a criança aprender a compreender, respeitar e, até mesmo, Termo extraído da revista Viagem – Edição especial Férias com as crianças (Ed. Abril, no 139-A, p. 1 5), que significa um lugar “amigo da crian a”. Nesse sentido, em um hotel Child friendlv, espera-se e 0 48

Economia

0

Dia do Economista13 de Agosto Neste mês de agosto comemoramos mais um ano de existência da categoria profissional de Economista.

Read More

Constituição de 1824

0

CONSTITUIÇÃO DE 1824- outorgada A elaboração da Constituição do Brasil de 1824 foi bastante conturbada. Logo após a Proclamação da

Read More