Questionário – sistemas operacionais i – aula 01

Categories: Trabalhos

0

Sistema Operacional Exercício 1. Como seria utilizar um computador sem um sistema operacional? Quais são suas duasprincipais funções? Não funcionaria. o sistema operacional é a ponte entre os aplicativos e os componentes dehardware do sistema. É o o SO que organiza e dá acesso aos discos, que acessa a impressora,controla o monitor. Sistemas modernos permiteem que varias aplicações executem aomesmo tempo e controla os recursos do sistema (como processador, memória, acesso aarquivos) para que essas não entre em conflito. W. p to view next page 2 OF4 .

Quais as principais cul esenvolvimento de sistema operacional? a maior dificuldade q u ramador teria no mbiente sem um é que ele teria que programar além daaplicaçào. O programa que ele fizer para funcionar sem Sistema Operacional teria que sepreocupar com todos os aspectos do funcionamento do computador. O programa teria queprogramar todo os componentes de hardware: vídeo, teclado, mouse, placa de rede, discorígido. Cada tarefa que a aplicação fosse fazer teria que ser detalhada num nivel muito baixopara que o computador funcione. 3 . Explique o conceito de uma máquina virtual.

Qual a grande vantagem em utilizar este conceito? Na ciência da computação, máquina virtual é o nome dado a uma máquina, implementada através de software, que executa programas como um computador real. Máquinas virtuais são visto somente do ponto de vista do HARDWARE, conjunto de circuitos eletrônicos, placas, cabos, e fontes de alimentação, tem pouca utilidade Através do software que os serviços são oferecidos aos usurários, como armazenamento de dados em discos, impressão de relatórios, geração de gráficos,acesso a internet entre outras funções 5.

Quais os tipos de sistemas operacionais existentes? Sistemas Monoprogramáveis e Monotarefas 7. Qual a grande diferença entre sistemas mono programava e sistemas multiprogramáveis? Os programas monoprogramaveis, podem fazer apenas uma aplicação por vez, perdendo-se tempo na sua utilização. Os Multprogramaveis, podem fazer varias aplicações ao mesmo tempo, obtendo-se mais agilizade e rapideza , podendo usar vários programas de uma só vez! 8. Quais as vantagens dos sistemas multiprogramáveis?

As vantagens do uso de sistemas multiprogramáveis são a edução do tempo de resposta dasaplicações processadas no ambiente e de custos, a partir do compartilhamento dos diversosrecursos do sistema entre as diferentes aplicações. Os sistemas multiprogramáveis,apesar de mais eficientes que os monoprogramáveis, são de implementação muito maiscomplexa. 10. Quais são os tipos de sistemas multiprogramáveis? Sistemas batch, sistemas de tempo compartilhado e sistemas de tempo real. 11. O que caracteriza o processamento batch? Quais aplicações podem ser processadas n biente?

O processamento 2 em disco. Alguns exemplos de aplicaçõesonginalmente processadas em batch são programas envolvendo cálculos numéricos,compilações, cordenações, backups e todos aqueles onde nao é necessária a interação com ousuário. 12. Como funcionam os sistemas de tempo compartilhado? Quais as vantagens em utilizá-los? Os sistemas de tempo compartilhado (time-sharing) permitem que diversos programas sejamexecutados a partir da divisão do tempo do processador em pequenos intervalos, denomidadosfatia de tempo (time-slice).

A vantagem na sua utilização é possibil’tar para cada usuário mambiente de trabalho próprio, dando a impressão de que todo o sistema está dedicado,exclusivamente, a ele. 13. Qual a grande diferença entre sistema de tempo compartilhado e tempo real? Quais aplicações são indicadas para sistemas de tempo real? O fator tempo de resposta. Nos sistemas de tempo real, os tempos de resposta devem estar dentro de limites rígidos. Aplicações de controle de processos, como no monitoramento de refinarias de petróleo, controles de tráfego aéreo, de usinas termoelétricas e nucleares são executados em sistemas de tempo real. 4. O que são sistemas com múltiplos processadores e quais as vantagens em utilizá-los? Os sistemas com múltiplos processadores caracterizam-se por possuir duas ou mais UCPsinterligadas e trabalhando em conjunto. A vantagem deste tipo de sistema é permitir que váriosprogramas sejam executados ao mesmo tempo ou que um mesmo programa seja subdivididoem partes para serem executadas simultaneamente em mais de um processador. 15. Qual a grande diferença entre sistemas fortemente acoplados e fracamente acoplados? Nos sistemas fortemente acoplados existem vários processado hando uma únicamemória 3 acoplados?

Nos sistemas fortemente acoplados existem vários processadores compartilhando uma únicamemória física e dispositivos de entrada/saída, sendo gerenciados por apenas um sistemaoperacional. Os sistemas fracamente acoplados caracterizam-se por possuir dois ou maissistemas computacionais conectados através de linhas de comunicação. Cada sistemafunciona de forma independente, possuindo seu próprio sistema operacional e gerenciandoseus próprios recursos, como UCP, memória e dispositivos de entrada/sa(da. 16. O que é sistema SMP? Qual a diferença para um sistema assimétrico?

Nos sistemas SMP, o tempo de acesso à memória principal pelos diversos processadores é uniforme. Nos sistemas NUMA, existem diversos conjuntos de processadores e memória principal interconectados, onde o tempo de acesso à memória principal varia em função da sua localização física. 17. O que é um sistema fracamente acoplado? Qual a diferença entre sistemas operacionais de rede e sistemas operacionais distribuídos? Os sistemas fracamente acoplados caracterizam-se por possuir dois ou mais sistemas computacionais conectados através e linhas de comunicação.

Cada sistema funciona deforma independente, possuindo seu próprio sistema operacional e gerenciando seus própriosrecursos, como UCP, memória e dispositivos de entrada/saída. Os sistemas operacionais derede permitem que um host compartilhe seus recursos, como uma impressora ou diretório, comos demais hosts da rede enquanto que nos sistemas distribuídos, o sistema operacionalesconde os detalhes dos hosts individuais e passa a tratá- los como um conjunto único, comose fosse um sistema fortemente acoplado. 4DF4

Psicologia organizacional

0

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SERRANA FACULDADE DA REGIAO SERRANA – FARESE RESPOSTAS DOS EXERCICIOS DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL SANTA

Read More

Sistema tegumentar

0

SISTEMA TEGUMENTAR Estrutura do tegumento (pele) O tegumento humano, mais conhecido como pele, é formado por duas camadas distintas, firmemente

Read More