Sistema tegumentar

Categories: Trabalhos

0

SISTEMA TEGUMENTAR Estrutura do tegumento (pele) O tegumento humano, mais conhecido como pele, é formado por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si: a epiderme e a derme. Epiderme A epiderme é um epitélio multiestratificado, formado por várias camadas (estratos) de células achatadas (epitélio pavimentoso) justap denominada epitélio que se multipllcam c células geradas emp à superfície do corpo rml to view as mais interna, a por células neira, as novas a cima, em direção em, as células epidérmicas tornam-se achatadas, e passam a fabricar e a acumular dentro de si uma proteína resistente e impermeável, a ueratina.

As células mais superficiais, ao se tornarem repletas de queratina, morrem e passam a constituir um revestimento resistente ao atrito e altamente impermeável à água, denominado camada queratinizada ou córnea. Toda a superfície cutânea está provlda de terminações nervosas capazes de captar estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos. Essas terminações ou receptores cutâneos são especializados na recepção de estímulos específicos. Não obstante, alguns podem captar estímulos de natureza distinta. Porém na epiderme não existem vasos sanguíneos.

Os nutrientes oxigênio chegam à epiderme por difusão a partir de vasos sangu(neos da derme. Nas regiões da pele providas de pêlo, existem terminações térmicos de calor. Na pele desprovida de pêlo e também na que está coberta por ele, encontram-se ainda três tipos de receptores comuns: 1) Corpúsculos de paccinl: captam especialmente estímulos vibráteis e táteis. São formados por uma fibra nervosa cuja porção terminal, amiel(nica, é envolta por várias camadas que correspondem a diversas células de sustentação.

A camada terminal é capaz de captar a aplicação de pressão, que é ransmitida para as outras camadas e enviada aos centros nervosos correspondentes. 2) Discos de Merkel: de sensibilidade tátil e de pressão. Uma fibra aferente costuma estar ramificada com vários discos terminals destas ramificações nervosas. Estes discos estão englobados em uma célula especializada, cuja superfície distal se fixa às células epidérmicas por um prolongamento de seu protoplasma. Assim, os movimentos de pressão e tração sobre epiderme desencadeam o estimulo. ) Terminações nervosas livres: sensíveis aos estímulos mecânicos, termicos e especialmente aos dolorosos. São ormadas por um axônio ramificado envolto por células de Schwann sendo, por sua vez, ambos envolvidos por uma membrana basal. Na pele sem pêlo encontram-se, ainda, outros receptores específicos: 4) Corpúsculos de Meissner: táteis. Estão nas saliências da pele sem pêlos (como nas partes mais altas das impressões digitais). São formados por um axônio mielínico, cujas ramificações terminais se entrelaçam com células acessorias. 5) Bulbos terminais de Krause: receptores térmicos de frio.

São formados por uma fibra nervosa cuja terminação possui forma de clava. Situam-se nas regiões limítrofes da pele com as embranas mucosas (por exemplo: ao redor dos lábios e dos genitais). I RECEPTORES DE SUPERFÍCIE PERCEBIDA I SENSAÇÃO SUPERFíCIE I Receptores de Krause I Receptores de Ruffini I Discos de Merkel I Receptores de Vater-Pacini Receptores de Meissner I Terminações nervosas livres Principalmente dor [pic] ISENSAÇÃO PERCEBIDA I Frio I Calor ato e pressão Pressão Tato Nas camadas inferiores da epiderme estão os melanócitos, células que produzem melanina, pigmento que determina a coloração da pele.

As glândulas anexas — sudoríparas e sebáceas – encontram- se mergulhadas na derme, embora tenham origem epidérmica. O suor (composto de água, sais e um pouco de uréia) é drenado pelo duto das glândulas sudoríparas, enquanto a secreção sebácea (secreção gordurosa que lubrifica a epiderme e os pêlos) sai pelos poros de onde emergem os pêlos. A transpiração ou sudorese tem por função refrescar o corpo quando há elevação da temperatura ambiental ou quando a temperatura interna do corpo sobe, devido, por exemplo, ao aumento da atividade física.

Derme A derme, localizada imediatamente sob a epiderme, é um tecido coniuntivo que con téicas, vasos sangüíneos, PAGF nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras e de uma substância gelatinosa, a substância amorfa, na qual os elementos dérmicos estão mergulhados. A epiderme penetra na derme e origina os folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas. Na derme encontramos ainda: músculo eretor de pêlo, fibras elásticas (elasticidade), fibras colágenas (resistência), vasos sangúineos e nervos.

Tecido subcutâneo Sob a pele, há uma camada de tecido conjuntivo frouxo, o tecido subcutâneo, rico em fibras e em células que armazenam o dura (células adiposas ou adipócitos). A camada subcutânea, denominada hipoderme, atua como reserva energética, proteção contra choques mecânicos e isolante térmico. Unhas e pêlos Unhas e pêlos são constituídos por células epidérmicas queratinizadas, mortas e compactadas. Na base da unha ou do pêlo há células que se multiplicam constantemente, empurrando as células mais velhas para cima. Estas, ao acumular queratina, morrem e se compactam, originando a unha ou o pêlo.

Cada pêlo está ligado a um pequeno músculo eretor, que permite sua movimentação, e a uma ou mais glândulas sebáceas, que se ncarregam de sua lubrificação. superficial denominado cútis ou pele e o mais profundo tela subcutânea. Dependentes da cútis encontramos uma série de estruturas chamadas anexos cutâneos, que são os pelos, as unhas e as g ândulas (sebáceas, sudoríferas, ceruminosas, vestibulares nasais, axilares, circumanais e mamas). Funções da pele (resumo): 1. Regulação da temperatura corporal, pelo fluxo sangu[neo e pelo suor. 2.

Proteção, barreira física, infecções, desidratação e radiação LIV. 3. Sensibilidade, através de terminações nervosas receptoras de tato, pressão, calor e dor. 4. Excreção, de água e sais minerais, componentes da transpiração. 5. Imunidade, células epidérmicas são importantes para a imunidade. 6. Síntese de vitamina D, em função à exposição aos raios UV. 7. Absorção de substâncias, principalmente gordurosa, como hormônios, vitaminas e medicamentos. Cútis ou pele, é constituída por duas membranas que se justapõem e aderem intimamente e que são a epiderme (por fora) e a derme ou cório (por dentro).

Epiderme, delgada túnica superficial derivada do ectoderma embrionário, formada por várias camadas de células achatadas (epitélio pavimentoso estratificado). A camada mais periférica da epiderme é constituída por células mais resistentes, queratinizadas, as quais se acham em constante descamação, sendo substituídas pelas subjacentes, do que decorre constante renovaçao. A epiderme é mais espessa ao nível da palma e da planta e mais delgada nas pálpebras, prepúcio e uenos lábios vaginais e escroto. a pele de certos animais e que subpõe-se à epiderme. Constituída de tecido conjuntivo (mesodérmico) denso.

Na palma e planta a derme é percorrida por cristas e sulcos, utilizáveis para identificação Individual (papiloscopia ou dactiloscopia). É na erme que encontramos a raiz dos pelos e a maioria das glândulas anexas a ainda é aqui que termina pelo menos uma das extremidades das fibras musculares dos músculos cutâneos da cabeça, pescoço, palma, dartos escrotal e grandes lábios, músculo aréolo-papilar da mama e eretores dos pelos. Tela subcutânea ou tecido celular subcutâneo (TCSC), encontrada profundamente à derme, formado por tecido conjuntivo frouxo (areolar) e gordura (panículo adiposo). ermite o deslizamento da pele sobre os planos subjacentes, oferece proteção (amortecedor) e constitui-se em verdadeiro sistema de armazenamento de gordura (energia). Em alguns locais o TCSC é exíguo ou inexistente, como nas pálpebras, pavilhão da orelha, prepúcio, escroto, e pequenos lábios vaginais. Couro cabeludo, é um tipo especial de cútis que recobre a calvária caracterizado por duas lâminas densas (cório externamente e pericrânio internamente, aderido ao periósteo). Entre essas duas lâminas ocorre um tecido frouxo, não gorduroso que é o tecido subaponevrótico.

Pelos, filamentos flexiveis formados por células queratinizadas que se implantam na derme. Dividido numa parte externa (haste) e numa raiz. A raiz está contida no folículo piloso, no fundo do qual ncontramos uma dilatação chamada bulbo do pelo. Como anexos do pelo temos as glândulas sebáceas e os músculos eretores dos pelos. Distribuição dos pelos, chamados lanugem ao nascimento, são substituídos pelos vilos. Denominações especiais por região: 1. Cabelos, couro cabeludo. 2. Supercílios, órbitas. cabeludo. 3.

Cílios, nas pálpebras. 4. Vibnssas, vestíbulo nasal. ragos, meato acústico externo. 5. 6. Bigode, lábio superior. 7. Barba, face. 8. Hircos, axilas. 9. Pubes, região pubiana, monte púbico. Não há pelos na palma, na planta e no dorso das falanges distais. Os cabelos crescem meio mm por dia. Unhas, lâminas queratinizadas que recobrem parcialmente o dorso das falanges distais de mãos e pés, com a função precípua de protegê-las. Duas faces (superficial e profunda) e quatro bordas (laterais, proximal e distal).

A face profunda assenta sobre o cório que a esse nível se chama leito ungueal. A face superficial é convexa. A borda proximal constitui a raiz da unha. Glândulas sebáceas, vistas com o pelo, situadas junto ao folículo piloso aonde se abre por curto e largo ducto. A contração do músculo eretor ajuda a expelir o conteúdo gorduroso. Não existem em pele glabra. Nas pálpebras encontramos dois tipos de glândulas sebáceas modificadas: as glândulas társicas e as glândulas ciliares sebáceas.

Na aréola mamária também encontramos outra modificação dessas estruturas que são as glândulas areolares. Glândulas sudoríferas, constituídas por um fino e longo tubo que no início se enovela, chamado corpo da glândula, profundamente sltuado no cório, chegando mesmo a ultrapassa-lo atingindo o TCSC. Secretam o suor através do poro sudorífero. Glândulas ceruminosas, situadas no meato acústico externo, secretam o cerúmen. localizadas na cutis que circunda o ânus. Glândulas mamárias ou mamas, foram tratadas em sistema genital feminino.

O pele é dividida em 3 camadas: Epiderme, Derme, Hipoderme. A pele se divide em Fina e Espessa. I Pele Fina I Pele Espessa A epiderme da pele espessa é dividida em: Pele espessa é aquela encontrada nas regiões de pele glabra Extrato córneo (superfície da pele) Extrato Lúcido Extrato Granuloso Extrato Espinhoso Extrato Germinativo Pele Fina: Possui 4 extratos celulares na epiderme: A epiderme da pele fina é dividida em: Vasos Linfáticos Melanócitos A derme possui muito colágeno e elastina que suporta a epiderme

A pele tem várias funções como: Permeabilidade seletiva H20 Proteção dos raios UVB e UVA Impacto mecânico Sensorial Sistema imonológico Orgão excretor Sistema Endócrino PERMEABILIDADE SELETIVA DE A pele e o rins são responsável pela regulação do l[quido corporal. A queratina que se encontra no extrato córneo impede parcialmente que a água penetre na pele ( absorvendo normalmente poucas quantidades de água, ou através de produtos químicos A pele reallza seleção de substâncias que são absorvidas por ela, ou podemos induzir a pele a absorção de produtos através da Eletroterapia.

PROTEÇÃO DE RAIOS LJVB E UVA Temos em nosso corpo células chamadas de Melanócitos que produz melanina. A pele ao receber raios solares CIVB e UVA estimulam os Melanócitos que produzem a melanina que é um protetor natural ( filtro ) da pele, possibilitando a forma seletiva e gradativa da radiação solar. IMPACTO MECÂNICO = Ajuda a amortecer os impactos externos do corpo SENSORIAL = Parte sensorial da ele recebe os sinais externos através dos sens que transformam este agentes patogênicos (micoses, alergias e etc).

Para combater seus agentes patogênicos a pele recebe do sistema circulatório xigênio e nutrientes para as células de defesa; podendo no local haver vasodilatação e rubor. Células de Langehans: São células especiais na defesa que captam o agente patogênico na superfície da pele, enviando o para a derme, que contém vasos linfáticos captando o agente patogênico que foi pré-transformado por fagocitose, este será encaminhado pelos canais linfáticos até os linfonócitos que destroem o agressor.

Tanto a derme como a epiderme possuem as células de langehans. ORGÃO EXCRETOR Glândulas Sudoríparas Suor Termoregulaçáo Excreção de produtos químicos e de dietas Glândulas Sebáceas Sebo Protege contra agentes patogênicos Sofre menos agressão Protege de alterações climáticas Hipermeabilidade (água) A temperatura do corpo humano é geralmente de 36 a 37 graus.

Quando a temperatura do ambiente é de 40 graus ou superior, e como sempre o processo é sempre do mais concentrado para o menos concentrado a pele serve como sensor, que ao aumento da temperatura envia um P. A para o SNC, que por sua vez envia um p. A que estimula as glândulas sudoríparas a secretar suor que irá resfriar a pele ( sensorial setorial ) conforme a temperatura normal do corpo. Além da termoreeulaçào mos controlar a P-AGF

Metabolismo de proteinas

0

Metabolismo de proteinas Músculos da membro superior Carlomagno Bahia Peitoral maior; Axiais: Latfsslma da darsa; Músculos que moulmentam o braço

Read More

Tercerização

0

Trabalho de Terceirização professor Tutor: ALEXSANDER DIAS ar 2 to view nut*ge Pirassununga 2012. parceria, sendo que o terceiro deve

Read More