Sistema muscular

Categories: Trabalhos

0

ossos, ligamentos e outros órgãos executores de movimento. Os músculos do membro superior são divididos em quatro segmentos: Ombro, Braço, Antebraço e a Mão. Tecido conjuntivo O tecido conjuntivo ou tecido conectivo é amplamente distribuído pelo nosso corpo. A principal função do tecido conjuntivo é o preenchimento dos espaços intracelulares do corpo e fazer a ligação de órgãos e de tecidos diversos e entre outros, como, preenchimento, sustentação, transporte e defesa. ) Ventre Muscular é a porção contrátil do músculo, constituída por fibras musculares que se contraem. Constitui o corpo do úsculo (porção c Sistema muscular Premium By lilianleal anpenR OI, 2012 5 pages Sistema Muscular Os músculos esqueléticos ou músculos estriados, já que apresentam estriações em suas fibras. São os responsáveis pelos movimentos voluntários; estes músculos se inserem sobre os ossos e sobre as cartilagens e contribuem, com a pele e o esqueleto, para formar o Invólucro exterior do corpo.

A maioria dos músculos está presa ao esqueleto, junto ? articulações, abrindo-as e fechando-as. Nas articulações, esses músculos são presos a ossos por meio de tendões, que são cordões de tecido conjuntivo. Quando os tendões são chatos e largos, e não possuem a forma de cordão, recebem o nome de aponeuroses (ou aponevroses). to vien Os músculos constit a “carne”. São forma polinucleadas, com n Geralmente, estão ce as outras e transmite OF5 next page nte se chama compridas e sarcolema. tivo, que une umas os músculos aos carnosa). ) Tendão é um elemento de tecido conjuntivo, ricos em fibras colágenas e que serve para fixação do ventre, em ossos, no tecido subcutâneo e em cápsulas articulares. Possuem aspecto morfológico de fitas ou de cilindros. Sistema Nervoso • O SNP (sistema nervoso periférico) é anatômica e peracionalmente continuo com o SNC (sistema nervoso central). Suas fibras aferentes (sensoriais) conduzem impulsos nervosos dos órgãos do sentido (ex. olhos) e dos receptores sensoriais (ex. na pele) para o SNC. Suas fibras eferentes (motoras) conduzem impulsos neurais do SNC para os órgãos efetores (músculos e glândulas). ?? É formado por fibras nervosas e corpos celulares fora do SNC que conduzem impulsos que chegam e saem da parte central do sistema nemoso. • É organizado em nervos que une a parte central às estruturas periféricas. • Um nervo periférico é organizado de forma semelhante a um abo telefônico: os axônios assemelham-se a fios individuais isolados pelo neurolema e endoneuro; os fios isolados são reunidos pelo perineuro, e os feixes são circundados pelo epineuro que forma o revestimento externo do cabo. • Um conjunto de corpos de células nervosas fora do SNC é um gânglio.

Existem gânglios motores (vicerais) e sensoriais. • Tipos de nervos periféricos: o Newos cranianos: saem da cavidade craniana através de forames (aberturas) no crânio. São 12 pares de nervos. o Nervos espinhais: saem da coluna vertebral através de forames intervertebrais. São 31 pares de nervos. ?? É importante diferenciar fibra nervosa de nervo: o Fibra nervosa periférica: é formada por um axônio, seu neurolema (formado por cél nervosa de nervo: neurolema (formado por células Schwann), e o tecido conjuntivo endoneural circundante. Nemo periférico: consiste em um feixe de fibras nervosas periféricas (ou um “feixe de fibras reunidas”, ou fascículos, no caso de um nervo maior), um tecido conjuntivo de revestimento, e de vasos sanguíneos (vasa nervorum) Os nervos periféricos são muito fortes e elásticos porque as fibras ner,’osas são sustentadas e protegidas por três revestimentos de tecido conjuntivo: Endoneuro: tecido conjuntivo delicado que circunda imediatamente as células do neurolema e axônios. o Perineuro: uma camada de tecido conjuntivo denso que envolve um fascículo de fibras nervosas periféricas. Epineuro: uma bainha de tecido conjuntivo espesso que circunda e encerra um feixe de fascículos, formando o revestimento mais externo do ner,’o; inclui tecido adiposo, vasos sanguíneos e linfáticos. O SNA por sua vez é dividido em duas partes: o sistema simpático e o sistema parassimpático. O simpático estimula as atividades que ocorrem em situações de emergência ou tensão, enquanto o parassimpático é mais tivo nas condições comuns da vida, estimulando atividades que restauram e consemam a energia corporal. Em ambos, a estrutura básica é a mesma, formada pela sequência de dois neurônios entre o SNC e a estrutura inervada.

O corpo do primeiro neurônio fica no SNC, enquanto o segundo neurônio fica localizado perifericamente em um gânglio autônomo. O SNA simpático tem origem nos neurônios da coluna lateral dos segmentos torácico e abdominal da medula. Os axônios dest 3 neurônios da coluna lateral dos segmentos torácico e abdominal da medula. Os axônios destes neurônios, denominados pré- anglionares, acompanham os ramos ventrais dos nervos espinhais e fazem conexão em gânglios próximos à coluna vertebral (gânglios para vertebrais e pré-vertebrais), dos quais partem as fibras pós-ganglionares.

Os gânglios para vertebrais, unidos entre si pelos cordões interganglionares, constituem o tronco simpático, situado de cada lado da coluna vertebral em toda sua extensão. São três gânglios cervicais (superior, médio e inferior), dez a doze O componente eferente está dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo. O sistema nervoso somático também é denominado sistema eruoso voluntário, porque sua função motora pode ser controlada conscientemente.

O sistema nervoso autônomo ou involuntário está composto por células nervosas motoras viscerais que transmitem Impulsos para músculos cardíacos, lisos e glândulas. Cada nervo espinhal é formado pela união das raízes dorsal (sensitiva) e ventral (motora), as quais se ligam, respectivamente, aos sulcos laterais posteriores e laterais anteriores da medula através de filamentos radiculares. A raiz ventral emerge da superfície ventral da medula espinhal como diversas radículas ou filamentos que em geral se combinam ara formar dois feixes próximos ao forame Intervertebral.

A raiz dorsal é maior que a raiz ventral em tamanho e número de radículas; estas se prendem ao longo do sulco lateral posterior da medula espinhal e unem-se para formar dois feixes que penetram no gânglio espinhal. As raízes ventral e dorsal unem-se imediatam 4DF5 formar dois feixes que penetram no gânglio espinhal. As raízes ventral e dorsal unem-se imediatamente além do gânglio espinhal para formar o nervo espinhal, que então emerge através do forame Inter espinhal. O gânglio espinhal é um conjunto de células nervosas na raiz dorsal do newo espinhal. Tem forma oval e tamanha proporcional à raiz dorsal na qual se situa.

Está próximo ao forame intervertebral. Denomina-se reflexo ou ato reflexo a reação automática do organismo a um estímulo externo. Seu funcionamento começa a partir dos neurônios sensitivos que percebem o estímulo vindo de fora e o conduz através dos nervos sensitivos até o encéfalo. Chegando ao encéfalo, centro de todo o sistema nervoso, o estimulo entra em sinapses, que são encontros de neurônios pelas extremidades, atingindo o nervo motor que está fixado aos músculos, executando assim a ação. Todo este caminho que o impulso nervoso percorre até o ato eflexo é chamado Arco Reflexo.

Exemplos de Reflexo: • Piscar na presença de algum objeto perto dos olhos. • Contrair a perna devido a uma batida no joelho. • Retirar a mao de algo que machuque ou queime • Espirrar e tossir Bibliografia: http://pt. wikipedia. org/wiki/Músculo_esquelético http://www. auladeanatomia. com/slstemamuscular/gen-musc . htm http://www. infoescola. com/sistema-nervoso/ato-reflexo http://www. auladeanatomia. com/neurologia/espinhais. htm http://sistemanervosonow. blogspot. com http://www. icb. ufmg. br/mor/anatoenf/sistema_neruoso. htm http://sites. google. com/site/laboratoriomorfofuncional S

Redes

0

RESUMO O presente trabalho procura mostrar as principais fases para a criação de um projeto de infraestrutura de rede cabeada

Read More

Desenho tecnico aplicado

0

Curso Tйcnico Em Eletrфnica 134 Desenho Tйcnico Aplicado 1) Vocк trabalha em uma empresa que produz circuitos impressos, no processo

Read More