Conceito de petróleo e gás natual

Categories: Trabalhos

0

Geografia O que é petróleo? O Petróleo é uma substância oleosa, inflamável, menos densa do que a água, com cheiro característico e cor variando entre o negro e o castanho escuro. O petróleo se acumula em terrenos chamados bacias sedimentares, formadas por camadas ou lençóis porosos de areia, arenitos ou calcários, formando jazidas. Ali são encontrados o gás natural, na parte mais alta, e petróleo e água nas mais baixas. Estudos apontam qu de anos em razão da o plâncton – organis salgadas, como proto Swipe nentp monta a milhões s que compoem s doces ou outros.

Esses seres decompostos teriam se acumulado no fundo dos mares e lagos e transformaram-se na substância oleosa que é o petróleo. Além de servir como base para a fabricação da gasolina, principal combustiVel para automóveis, vários outros produtos, como gás natural, GLP, nafta, querosene, lubrificantes, etc. , são derivados do petróleo. Por ser a principal fonte energia do planeta, o petróleo já foi motivo de algumas guerras.

O combustível se tornou ainda mais alorizado após a criação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo ( OPEP ), que nasceu para controlar preços e volumes de produção e pressionar o mercado. gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos gasosos, originados da decomposição de matéria orgânica fossilizada ao longo de milhões de anos. Em seu estado bruto, o gás natural é composto principalmente por metano e, ainda no poço, pode estar associado ou separado do Petróleo bruto.

O produto é submetido a um processo onde são retiradas artículas líquidas, que geram o gás liquefeito de petróleo (GLP) ou gás de cozinha. Parte do gás processado é devolvida aos poços, para estimular a produção de Petróleo. O gás natural tem baixos índices de emissão de poluentes em comparação a outros combustíveis fósseis, rápida dispersão em caso de vazamentos e baixos índices de odor e de contaminantes. Assim o gás natural é um combustível barato, pouco poluente, seguro e não tem enxofre.

Formas de utilização Além de insumo básico da indústria gasoqu[mica, o gás natural em-se mostrado cada vez mais competitivo com relação a vários outros combustíveis, tanto no setor industrial como no de transporte e na geração de energia elétrica. O produto tem sido utilizado na indústria siderúrgica, como combustível para automóveis (GNV) e como matéria-prima para indústrias petroquímica e de fertilizantes. Também desperta o interesse das termelétricas, que visa incluir o gás natural na matriz energética nacional, expandindo o parque gerador de energia elétrica.

Relátorio estágio uniseb

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB UNISEB INTERATIVO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Planejamento Empresarial Novos paradigmas em planejamento Empresarial José Fernando Costa Matao 2011

Read More

Schmitter

0

THE DESIGN OF SOCIAL AND POLITICAL RESEARCH Philippe C. Schmitter RESUMO Este texto de Philippe Schmitter apresenta sugestões e idéias

Read More