Estrutura atomica

Categories: Trabalhos

0

Estrutura Atômica 1. Número Atômico (Z) É o número de prótons do núcleo de um átomo. É o número que identifica o átomo. A representação do número atômico dos átomos é: ZE Num átomo neutro, cuja carga elétrica total é zero, o número de prótons é igual ao número de elétrons. O número de elétrons, nesse caso, pode ser considerado igual ao número atômico. Exemplo: O átomo de magnésio (Mg) tem número atômico 12 (Z 12). Significado: no núcleo do átomo de Mg existem 12 prótons. No átomo neutro de Mg existem 12 prótons e 12 elétrons. 2.

Número de Massa É a soma do número p: existentes no núcleo ar 2 to view ero de nêutrons (N) Um átomo neutro tem 19 prótons e 21 nêutrons, portanto: Z-19eN-21 3. Elemento Químico É o conjunto de átomos que apresentam o mesmo número atômico (Z) (mesma identificação química). Observações: Como vimos anteriormente, um átomo é eletricamente neutro quando o número de prótons é igual ao número de elétrons, orém um átomo pode perder ou ganhar elétrons na eletrosfera, sem sofrer alteração no seu núcleo, originando partículas car carregadas positiva ou negativamente, denominadas íons.

Se um átomo ganha elétrons, ele se torna um íon negativo, chamado ânion. Se um átomo perde elétrons, ele se torna um íon positivo, chamado cátion. 4. Isótopos, Isóbaros e Isótonos Isótopos: são átomos que apresentam o mesmo número atômico (Z) e diferentes número de massas (A). Os isótopos são átomos de um mesmo elemento químico mesmo Z), e que apresentam diferentes números de nêutrons, resultando assim diferentes números de massa.

Isóbaros: são átomos que apresentam diferentes números atômicos (Z) e mesmo número de massa (A). Isótonos: são átomos que apresentam diferentes números atômicos (Z), diferentes números de massa (A), e o mesmo número de nêutrons. Diagrama de Pauling Na figura, as setas indicam a ordem crescente dos níveis de energia: Is2 2s22p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p 5 5s2 4d10 5P6 4f14 5dl 0 6P6 752 5f14 5d10 7P6

O que e poder gerard lebrun

0

GERARD CEBRUN O QUE É o PODER 0 1981 Brasiliense ÍNDICE INTRODUÇÃO APRESEN AÇÃO DO MONSTRO O LEVIATÃ CONTRA A

Read More

O mito da caverna

0

ACADEMIA PAULISTA ANCHIETA TOA. GISELE FERNANDES PACHECO TELES JOAO BATISTA DA SILVA LUIZ FELIPE SIQUEIRA ROCHA MAURO SERGIO CRUZ ROSA

Read More