Celular, internet e redes sociais
Celular, internet e redes sociais Ficar sentado de frente para um monitor para acessar a internet já se tornou coisa do passado. Estamos vivendo o tempo da mobilidade do acesso a rede e o celular é o maior exemplo disso. Os aparelhos que vem sendo lançados tem hardwares cada vez mais fortes, telas maiores, teclados similares ao de um computador e maior capacidade de memória. O objetivo disso é um só, permitir o acesso a internet cada vez mais rápido e confortável.
Algo que tem contribuído para esse desenvolvimento é a constante expansão das redes sociais, pois seus usuários as estão cessando cada vez mais de seus aparelhos. Pesquisadores como Tim Berners-Lee, inventor do WWW, e o vice-presidente do Google, Vinton Cerf acreditam que o acesso via celular e o uso de redes sociais são o futuro da internet. No Congresso Internacional WWW2009 Tim Berners-Lee afirmou que a World Wide Web nasceu há 20 anos e, embora seu crescimento tenha sido “muito rápido, seu futuro é ainda mais amplo e promissor”, principalmente nas redes sociais e nos suportes móveis.
De acordo com matéria publicada hoje no site O Globo Online, a influência da internet e das redes sociais sobre os c Swipe to view next page celulares é tão grande que 20% dos entrevistados afirmaram que “já desembolsaram dinheiro para dar um upgrade na sua interação com as redes sociais”. A pesquisa foi realizada pelo Ibope com internautas de onze regiões do país e mostra claramente que o fazer ligações, tirar fotos ou ouvir músicas já não são mais as principais características buscadas em um celular.
Os consumidores estão se mostrando cada vez mais interessados nas aplicações de redes sociais e acesso a internet. Os usuários mais ativos são sem dúvida os jovens. De acordo com pesquisa divulgada pelo Ibope em 2008, jovens de 1 6 a 24 anos representam um quarto dos usuários de dispositivos móveis nas 1 1 maiores capitais do Brasil. Devido aos altos preços dos planos de dados oferecidos pelas operadoras brasileiras a grande maioria desses jovens não possui acesso a internet constante apenas em locais onde existem redes WiFi abertas (shoppings, universidades, lanchonetes, etc. para uso público. Naturalmente, com a progressiva diminuição dos valores cobrados, esse grande número de suários poderá expandir sua utilização da internet via celular. Nos Estados Unidos essa situação é bem diferente. A Flowtown em parceira com a Pew Internet Research realizou uma pesquisa com jovens de idades entre 12 e 17 anos parceira com a Pew Internet Research realizou uma pesquisa com jovens de idades entre 1 2 e 1 7 anos para entender a maneira como eles utilizam o celular. A pesquisa constatou que 75% dos jovens americanos possuem algum tipo de dispositivo móvel.
Desses, 23% acessam as redes sociais através desses dispositivos. A pesquisa mostra também que quanto maior a idade do usuário maior é a porcentagem desse tipo de utilização apesar de a maior paixão dos jovens americanos ainda ser a mensagem de texto como mostra a imagem abaixo: [pic] Outra parcela da população que tem contribuído e muito para a expansão do uso da internet no celular são a mulheres. Segundo relatório divulgado esse ano pela desenvolvedora de softwares Opera, o número de mulheres que acessa a internet por meio de dispositivos móveis cresceu 575% em dois anos. 0 mil pessoas de diversos países participaram da pesquisa que foi realizada pela empresa entre julho e agosto desse ano. Aqui no Brasil, em 2008, o estudo “Mobilidade Brasil 2008” realizado pelo Grupo Ipsos constatou que 21 % dos brasileiros que são viciados em celular são mulheres. E elas estão bem próximas dos jovens que contabilizam 23% de viciados. Segundo a pesquisa, existem pessoas que não conseguem se separar do celular em momento algum e Segundo a pesquisa, existem pessoas que não conseguem se separar do celular em momento algum e que uportariam no máximo um dia sem contato com o aparelho.
Essas pessoas chegam a se sentir abandonas quando não recebem nenhuma ligação ou mensagem durante o dia. Em função de todos os dados apresentados, podemos dizer que muito em breve o celular se tornará o principal meio de acesso a internet para todos os internautas. O preço mais accessível que de notebooks, a portabilidade e o nível de participação na vida do usuário são características que nos levam a crer isso. Talvez já possamos até afirmar que o elular e as redes sociais já sejam o presente da internet ao redor do mundo e não mais um futuro distante.