Novas abordagens administrativas

Categories: Trabalhos

0

NOVAS ABORDAGENS ADMINISTRATIVAS ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA Precursor: Michael Porter Profissão: Administrador Ano: 1990 Tipo de Homem: Atual Ênfase: Competitividade Princípio: Mudanças “Uma empresa sem estratégia faz qualquer negócio. ” PARA ONDE VAI A TGA? Em Busca de Competitividade A Era da Informação cede então seu tron nova riqueza. A Influência da Tecn , o capital financeiro l, que passa ser a orls to view nut*ge A tecnologia da informação teve grande contribuição nas mudanças ocorridas na administração, influenciou o avanço tecnológico nas organizações buscando otimizar os processos produtivos.

Sua ênfase era voltada para produtividade, qualidade, competitividade, no cliente e na globalização. A Influência da Tecnologla da Informação Em primeiro lugar permitiu a compreensão do espaço, trouxe o conceito de escritório virtual ou não-territorial. Os prédios e escritórios sofreram drásticas mudanças, a começar pelo tamanho, a compactação acabou com as inúmeras pilhas de papéis, com os móveis desnecessários, liberando assim o espaço para outras funções.

A Influência da Tecnologia da Informação fisicamente, conectadas a partir de um microcomputador, a teleconferência e a telereunião permitiram que as pessoas udessem entrar em contato com outras pessoas sem necessidade de as mesmas deslocarem-se. Sem dúvida a TI hoje é um grande instrumento de energia, através da TI muitos procedimentos foram alterados nas organizações.

Os Desafios Era da Informação Por mais benéfica que tenha sido a implantação da TI, também teve seus momentos diffceis para integrar as organizações, que estavam despreparadas na época, as mudanças foram mais do que era esperado na época, assim precisaram ir em busca de soluções rápidas para sobreviver. As Soluções Emergentes Devido a mudança ser rápida as empresas se viram diante de m impasse, o que fazer para sobreviver e acompanhar as mudanças.

Era necessário oferecer soluções práticas que atenderiam as emergências impostas pelas mudanças e transformações. Melhoria Contínua Foi implementada a melhoria Contínua, uma abordagem cuja finalidade é a excelência na qualidade dos produtos e serviços a partir da colaboração das pessoas envolvidas. Sua filosofia deriva do termo KAIZEN, que significa mudança boa, e também consultar resultados específicos. Tem como objetivo fazer com que o funcionário faça a cada dia melhor o seu trabalho.

Porém o método não visa apenas melhoria no processo rodutivo, mas também reduzir o tempo de serviço, economizar materiais, elevar a qualidade de produtos e serviços, melhorar o relacionamento com o clientes com o intuito de ter clientes mais satisfeitos. Tudo deve ser o todo, nada é estático. 15 ajudar no processo produtivo, a participação é de todos funcionários, o método Kaizen precisa de pessoas incentivadas a pensar e treinadas para pensar crítica e construtivamente.

Qualidade Total A palavra qualidade tem vários significados, qualidade é o atendimento das exigências do cliente. A qualidade deve estar baseada nas necessidades do usuário,deve atender as xpectativas do cliente que pode ser interno ou externo. A melhoria contínua é aplicada no nivel operacional, enquanto a qualidade total é aplicada para toda organização, desde o chão de fábrica até a cúpula, seu objetivo é fazer acréscimos de valor de maneira contínua, e para isso deve seguir algumas etapas. -Escolher uma área de trabalho 6. Administrar a implementação das melhorias 2. 0rganizar a equipe de melhoria de qualidade 5. Desenvo[ver um produto piloto 3. 1dentificar os Benchmarks 4. AnaIisa o desempenho do atual método A qualidade total esta baseada no empowerment, que significa ar aos funcionários habilidades e a autondade para tomar decisões que antes eram dadas pelos gerentes. Assim podem resolver os problemas e dessa forma não depender dos seus gerentes.

A aplicação da qualidade total trouxe novas técnicas,tais como: Reengenharia Com as rápidas mudanças ocorridas, e a dificuldade das organizações em se adaptar a elas, resolveu-se mudar radicalmente a estrutura das organizações, esse processo de reengenharia prevê um novo desenho da organização, mudança total, mudar os velhos processos, por processos novos e inovadores, capazes de promover crescimento para a organização.

A reengenharia se baseia e 4 palavras chave: DFundamental: reduz a organização a somente o essencial DRadical: muda a empresa, desconsiderando sua estrutura CIDrástica: destról o antigo sistema e cna outro novo nprocessos: reorienta o foco para os processos, levando em conta “o quê” e o “porquê” do processo. O objetivo principal da reengenharia é fazer cada vez mais com menos , seus três elementos são: pessoas, processos e TI. As organizações estão mais centradas nas tarefas, pessoas e serviços, enquanto a reengenharia foca no processo, para dessa maneira garantir a qualidade do produto que seguirá para os clientes externos.

A reengenharia não é uma espécie de departamentalização, apenas elimina processos desnecessários e cria equipes capazes de gerar soluções. Reengenharia da Casa das Hores Processo Original 1 ODia Plantador 30Dia Fornecedor 50Dia Distribuidor 70Dia Vendedor 90Dia Entrega ao Consumidor 20Dia Caminhão 40Dia caminhão para identificar o “melhor do melhor”. Surgimento Esse processo visa desenvolver a habilidade dos administradores a visualizar no mercado as melhores práticas administrativas das empresas consideradas excelentes em alguns aspectos.

O Benchmarking exige três objetivos que a organização precisa definir. Conhecer suas operações e avaliar seus pontos fracos e fortes; Localizar e conhecer os concorrentes líderes do mercado; Cl Incorporar o melhor do melhor adotando os pontos fortes; Objetivo do Benchmarking O objetivo do Benchmarking é ter a participação das pessoas e buscar respostas rápidas as mudanças no ambiente de negócios mas não basta desenvolver equipes é necessário levá-las a um desempenho excelente O Benchmarking…

Um processo contínuo; Uma investigação que fornece informações valiosas; Um evento isolado; Uma PAGF 15 e fornece respostas limitados por recursos escassos e restritos; C São planejados, xecutados e controlados Os projetos e operações se diferenciam por dois aspectos Temporariedade Unicidade Os projetos podem envolver Criação e desenvolvimento de um novo produto; Mudança na estrutura ou na cultura organizacional; C] Desenvolvimento ou aquisição de um novo sistema de informação; Construção de um novo edifício; A nova lóglca das organizações A velocidade da mudança e os desafios do mundo globalizado estão conduzindo a um sentido de emergência ao ajustamento e à adaptabilidade das organizações. GESTÃO DO CONHECIMENTO E CAPITAL INTELECTUAL Bens Tangíveis e Intangíveis C] Tangíveis Cl IntangiVeis Exemplos: Máquinas Estrutura fisica predial Computadores Exemplos: Pessoas Clientes Organização Organizações de Aprendizado O que aprender? Como aprender?

Estratégia Organizacional Na administração, a estratégia foi introduzida por volta de 1950 ganhando fama nas décadas seguintes, através dos estudos de Michael porter, que classifica as estratégias em três abordagens para competir no mercado: C] Liderança Global de Custos Cl Diferenciação C] Enfoque Ambiente de Guerra X Ambiente de Negócios COMBATENTES ORGANIZAÇÕES Ambiente de GUERRA Territórios, vantagens políticas Ambiente de NEGÓCIOS Lucro financeiro, imagem positiva Exemplos práticos ALPARGATAS: Sandálias Havaianas NESTLÉ: Leite em pó C. K. Prahallad, em seu livro “A riqueza na base da pirâmide” alertou sobre a existência de um grande mercado consumidor nas mãos das pessoas de baixa renda.

Direção estratégica A direção estratégica está relacionada com os objetivos que a empresa deseia atingir e ado espaço de tempo. concorrentes Ameaça de produtos substitutos • presença de barreiras • Reação das empresas • Forte retaliação •Advento da tecnologia • Pressão de produtos ou serviços • Estágio de evolução da indústria Escolas do Pensamento Estratégico São divididas em três naturezas básicas: Natureza Prescritiva Natureza Descritiva Natureza Híbrida Maior preocupação em como as estratégias devem ser formuladas do que em como elas são formuladas. Se preocupa na descrição de como as estratégia são formuladas. Busca a integração do processo de formulação de estratégias como um processo de transformação.

Escolas de Natureza prescritiva Design Planejamento Posicionamento Concepção Formal Segue um conjunto específico de etapas, que partem da análise a situação atual da empresa até o desenvolvimento e a exploração de diferentes cenários alternativos Analítico Considera o contexto da indústria na qual se encontra, e explora maneiras com as quais a organização pode incrementar sua posição competitiva dentro da indústria onde atua posições precisas para visões vagas ou perspectivas amplas vistas por meio de metáforas na mente do lider Escolas do pensamento Estratégico Escolas de Natureza Descritiva Poder Cultural Ambiental Negociação Dividido em duas dimensões: •Micropoder = barganha, persuasão e confronto • Macropoder poder sobre os outros e seus arceiros de aliança Coletivo Entende a estratégia como um processo social, baseado na cultura organizacional que está ligada a ideia de cognição coletiva caracterizada pela “mente da organização” Reativo O ambiente determina as estratégias em função de seu grau de estabilidade ou instabilidade, além de estabelecer as pressões institucionais de caráter político e ideológico Escola de Natureza Híbrida Configuração Transformação As organizações passam continuamente por estados de estabilidade seguidos por estados de ruptura Uma avaliação crítica das 10 escolas estratégicas leva à conclusão e que qualquer processo de formula ao estratégica no mundo real poderá incluir uma ou olas de pensamento e outros seres, ela defende os valores como a justiça, igualdade, liberdade,e alguns conceitos como direito e dever, ou seja, o que pode ter influência nas nossas ações. Comportamento ÉTICO Acontece quando a organização incentiva seus membros a se comportarem éticamente de maneira que os mesmos sigam os valores e princípios da organização. Influência… ?tica influencia o processo corporativo de tomada de decisão para determinar quais são os valores que afetam seus parceiros. Define como os administradores podem usar tais valores no cotidiano da organização. Os administradores éticos alcançam o sucesso a partir da pratica administrativa caracterizado po equidade e justiça. Benefícios com as práticas C] Aumento de produtividade Quando uma organização procura assegurar a saúde e o bem estar dos funcionários essa atitude gera a fonte de produtividade melhorada. Cl Melhoria da saúde Organizacional Práticas administrativas éticas melhoram a saúde organizacional e afetam positivamente os parceiros externos. Minimização da regulamentação governamental. Quando as organizações s uanto ação ética, a

História dos números naturais

0

História dos números naturais Investigar a origem dos números é investigar a origem da humanidade. Há 50 mil anos, as

Read More

Dicas

0

O PROJETO DE PESQUISA: DICAS PRÁTICAS Eduardo Ehlers e Tatiana Schor (modificado por Paulo Lana) 0 p São Paulo, agosto

Read More