Funções administrativas –- organização

Categories: Trabalhos

0

Funções Administrativas ORGANIZAÇÃO Por mais simples que seja, toda organização para desempenhar suas funções, tem a necessidade de estabelecer uma estrutura que lhe garanta coordenação interna e integração. Assim, através de uma organização visa estabelecer os meios e recursos necessários para possibilitar a realização do planejamento, constituindo-se numa importante função administrativa que seme como base fundamental para a estratégia organizacional.

A função da organização está deste modo, pois, relacionada om a atribuição de tarefas, agrupamentos das mesmas em equipes ou departamentos e alocação de recursos necessarios Swipe to page nas equipes e nos de e alocar o trabalho, c entre os membros d alcançar os objetivos organizar apresenta ora S”ipeto w next*ge so de arranjar e os recursos que eles possam aneira, a função es: tarefas, órgãos, pessoas e relações e ha basicamente dois caminhos para se abordar a estrutura organizacional: a especialização vertical e a especialização horizontal.

A estrutura vertical refere-se ao aparato que envolve três fatores principais: a hierarquia administrativa, a amplitude e o grau de centralização ou descentralização do processo de tomada de declsbes da organização. Esses três fatores são estreitamente relacionados entre si e precisam ser considerados de maneira interdependente. Constituem pontos importantes sobre a estrutura vertical: hierarquia administrativa, divisão do trabalho, cadeia de comando comando, autoridade, responsabilidade, atribuição, delegação e mplitude administrativa.

O grau de centralização/descentralização refere-se ao quanto a autoridade para tomar decisões está concentrada no topo ou dispersada na base da organização. A centralização significa que a autoridade para decidir está localizada no topo da organização. A descentralização significa que a autoridade para decidir está dispersa nos níveis organizacionais mais baixos. A centralização promove a retenção do processo decisório na cúpula da rganização e há três vantagens que pode trazer: controle, custos e novas tecnologias.

Por sua vez, o foco no cliente e a agilidade no atendimento das necessidades do cliente têm levado muitas organlzaçóes a migrar resolutamente para a descentralização apresenta como vantagens os seguintes pontos: agilidade, independência e novas tecnologias. Dessa maneira, a organização é fundamental para a Administração, pois, as funções administrativas seguem uma lógica natural.

Inicialmente, são determinados os objetivos a organização, de curto, médio e longo prazos; com análise dos ambientes interno e externo, define-se a estratégia e as ações necessárias para se atingir metas. Assim, é fundamental estabelecer adequações que a organização deve sofrer para atingir os objetivos propostos, seguindo a orientação escolhida. Compete, pois, à função organizar, adaptar e ajustar as instituições às orientações propostas nas estratégias; e a seguir, apresentar ferramentas que possam auxiliar na organização de empresa/organizaçao.

Realtório de estagio

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO Curso de Comunicação Social com Habilitação em Radialismo – Rádio e Maria Izabel

Read More

Universidade salgado de oliveira

0

CREATEO Universidade salgado d UNIVERSIDADE SALGADO E DE CUSTOS PROFESSOS Patrlmânla é um conjunt Apostila de ppt INFORMA que é

Read More