Caloi integração dos colaboradores as novas tendencias

Categories: Trabalhos

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – CESUMAR PÓS-GRADUAÇÃO “LATO-SENSU” MBA EXECUTIVO GESTAO EMPRESARIAL ROSÂNGELA POZZA ABS DA CRUZ 1 orlo to view nut*ge PAPER – ATIVIDADE CALOI INTEGRAÇÃO DOS COLABORADORES AS NOVAS TENDENCIAS muito mais chance de serem sanadas em curto prazo, sem causar prejuízos ao andamento das linhas base do processo. O ato de motivar torna-se ponto fundamental e discutido incessantemente pelas empresas e seus administradores.

O rendimento de um funcionário engajado e motivado apresenta um grau elevado em relação aos, pode-se assim dizer, menos motivados ou passivos. O trabalho realizado, executado com satisfação exige bem menos rigidez e posicionamento com menos pressão. Colaboradores motivados tornam-se fundamentais para uma empresa de sucesso. Atualmente, se fala muito sobre a importância do conhecimento no mundo dos negócios, com a globalização são oferecidas a cada instante informações de fácil acesso, por uma infinidade de meios, relevantes no dia-a-dia das empresas. A Gestão do Conhecimento pode ser vista como uma coleção de processos que governa a criação, disseminação e utilização do conhecimento para atuar plenamente os objetivos da organização”. (THUROW, 1997). Empresas que no decorrer do processo de evolução mercadológica, como a Caloi, necessitam focar num posicionamento mais competitivo e atual, são obrigadas a desenvolver um projeto de incentivo e de entrelaçamento de idéias através da participação dos colaboradores. Mante-los motivados e atuantes neste processo.

DESENVOLVIMENTO 10 competitividade, as empresas têm sentido a necessidade de programar novas tecnologias ou, pelo menos, de buscar atualizações das tecnologias existentes, bem como de adotarem novos modelos de gerenciamento, com iniciativas de melhoria de processos, sob pena de, se não promoverem mudanças, estarem adadas ao insucesso. Deparamo-nos cada vez mais com casos em que empresas têm de passar por mudanças estruturais, que podem ocasionar fusões, cisões, incorporações, aquisições de novos empreendimentos, etc. ou mudanças comportamentais, que envolvem novas formas de gerenciamento, como gestão estratégica, governança corporativa, gestão participativa, etc. , a fim de sobreviverem às exlgenclas mercadológicas. O correto é que a mudança organizacional é uma necessidade do mundo atual e tal realidade não se alterará tão cedo. As empresas devem esperar enfrentar ainda mais mudanças no uturo, em ritmo cada vez mais acelerado.

Se nas mudanças pretendidas pela empresa há previsão de adoção de novas tecnologias, por exemplo, deve-se ter em mente a necessidade de novos conhecimentos, tanto para execução de operações como na gestão de pessoas, e isso poderá demandar um redesenho organizacional que leve em conta as pessoas envolvidas no processo. Mudanças nos processos de trabalho requerem, portanto, uma conexão estratégica entre pessoas e tecnologias, pois estão sujeitas às influências do clima e da cultura organizacional.

Quando se leva em conta todo o grupo de pessoas que serão afetadas pelas udanças requeridas, elas naturalmente terão maior comprometimento com as metas traçadas, o que poderá assegurar o sucesso das transformações, bem como reduzir as possíveis queda dade e na qualidade que PAGF 10 possíveis quedas na produtividade e na qualidade que normalmente um processo de mudança poderia ocasionar. “A Caloi é uma empresa preocupada em promover a capacltação dos promotores.

Realizamos constantemente avaliação de desempenho dentro da ALI_IS para atingir o objetivo de sermos referência como equipe de atendimento aos pontos de vendas no mercado de bicicletas e Fitness”, argumenta Daniel Mendes. Um estudo detalhado dos processos empresariais, no caso a Caloi e sua reestruturação para uma nova visão mercadológica, o planejamento estratégico de integração dos colaboradores da empresa apresenta-se como ponto fundamental para que a engrenagem funcione conforme o desejado administrativamente.

Faz necessário um planejamento levando em consideração a novas diretrizes da gestão de conhecimento e a capacitação dos colaboradores para que tudo esteja a contento e funcione com o mínimo de risco poss[vel quanto a custos, qualidade e prazos. Para isso devemos levar em conta alguns aspectos importantes este processo que permitirão aumentar as suas vendas e a rentabilidade. A Caloi como empresa consolidam no mercado de bicicletas e produtos para Fitness terá três alternativas de movimentação.

Crescimento intensivo: A empresa escolherá simultaneamente por: penetração de mercado, pelo aumento da quota de mercado, conquistando terreno aos concorrentes; desenvolvimento do mercado, ou seja, diversificando os negócios para áreas atrativas não relacionadas com os negócios atuais; desenvolvimento do produto, que consiste na identificação de novas oportunidades relacionadas com os produtos e os negócios atuais da empresa.

Crescimento integrado: Integração de novos negócios na empresa, relacionados com os atuais, que lhe permitirão diminuir a sua depe de novos negócios na empresa, relacionados com os atuais, que lhe permitirão diminuir a sua dependência de outras empresas da indústria às quais subcontratava determinadas funções, por exemplo, a produção e a montagem. Crescimento pela diversificação: Dão-se quando têm boas chances de negócio fora dos negócios tradicionais da empresa.

Uma boa oportunidade é aquela cuja indústria é altamente atrativa, desde que a empresa tenha as capacidades de que necessita para ser bem sucedida. As pessoas estão cada vez mais questionadoras e em busca de novidades, e isso se da também no âmbito funcional, em relação ao seu trabalho. Buscar a motivação das pessoas com discursos ideológicos sobre a grandeza do trabalho, já não obtém o mesmo sucesso. Até porque ser um bom profissional já não é suficiente para se manter um emprego. ? necessário algo mais, o que inclui a própria capacidade de revigorar o seu conhecimento. Em tempos altamente competitivos como os de hoje, com a concorrência mais e mais acirrada, qualquer mudança tecnológica pode alterar custos e prazos de um planejamento, e se ele não presentar flexibilidade, será muito mais difícil reverter este quadro. Atualmente vem-se dando uma grande importâncla ao conhecimento nas organizações empresariais.

Dando maior ênfase ao talento humano, inteligência competitividade, capital intelectual, engenharia do conhecimento e gestão do conhecimento, motivando seu quadro funcional no sentido de criar, utilizar, reter e medir o seu conhecimento para a melhor utilização deste funcionário dentro do quadro da empresa. O trabalhador do conhecimento é, essencialmente, a fonte básica da formação do conhecimento na organização dc conhecimento. Numa composição de inteligência e talento, mais a tecnologia da informa organização do conhecimento.

Numa composição de inteligência e talento, mais a tecnologia da informação a seu dispor, temos o representação deste novo trabalhador. Este profissional, no seu dia-a-dla, analisa dados e informações, comunica-se intensivamente com os demais componentes de sua equipe, possui conhecimentos plenos do negócio e especialização em sua área de atuação. Deste modo, conduz sua especialidade ao encontro dos objetivos do negócio. É, potencialmente, um profissional de vendas e aproveita todas as oportunidades xternas à sua organização para vender: produtos, serviços, imagem e marcas.

O Administrador deve ficar mais atento e fixa-se a estes pontos cruclais da nova gestão. O treinamento é a forma mais adequada para modificação do comportamento humano, onde se pode desenvolver um processo de qualidade nos recursos humanos para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para alcançar os objetivos da empresa. O planejamento deste processo motivacional deve passar por etapas bem claras: Estimular a motlvação dos funcionários Atribuir responsabilidades e desafios Capacitar para varias funções e reconhecer o trabalho prestado

Elogiar o desempenho e as novas habilidades Estimular o crescimento profissional Proporcionar oportunidades de crescimento Reconhecer o trabalho e o potencial da equipe. Para Spector (2005 p. 199) cinco são os aspectos importantes para conceitualizar a comportamento funcional nas empresas. São elas comportamento, desempenho, habilidade, restrições situacionais e a motivação. Cada um desses componentes é importante para a manifestação do comportamento.

Quando um individuo apresenta habilidades e demonstra alta motivação, seu comportamento deve ser observado elo gestor para u abilidades e demonstra alta motivação, seu comportamento deve ser observado pelo gestor para uma possível reintegração de atividade. As empresas vêem segundo novos padrões de relação de trabalho onde procuram uma maior disseminação dos trabalhadores na tomada de decisões das empresas. E um dos fatores que merece maior ênfase é a valorização do capital intelectual, como também, a transformação dos recursos humanos de uma atuação operacional para atuação estratégica.

Segundo Freitas (1991 ,p28), pessoas são motivadas a alcançar algumas necessidades: • Necessidades Fisiológicas • Necessldades de Segurança ?? Necessidades Sociais • Necessidades de estima • Necessidade de auto-realização A Satisfação das necesidades é tão importante para o quadro funcional motivacional que se torna um ponto a mais no processo de produção. Muitas vezes utilizamos métodos motivacionais prontos sem levar em consideração publico alvo, seus anseios e suas necessidades, colocando em risco nosso projeto. pois as pessoas são dlferentes, apresentam condlçbes, ambições diferenciadas.

Cabe ao administrador de RH observar e realizar métodos motivacionais para atingir a totalidade dos colaboradores em seu objetivo de motivar e integrar para s novas tendências da empresa. Não só o salário motiva o individuo, para muitos administradores esta é solução para que os funcionários rendam mais no seu trabalho. Atualmente não é somente este fator que impulsiona os colaboradores a laborar com prazer e satisfação. As empresas não podem esquecer o consumidor interno, no caso da Caloi a satisfação dos clientes/colaboradores é fundamental para implementação das novas diretrizes da empresa.

Toda mudança requer, principalmente, empenho dos administradores para que os colaboradores I empresa. Toda mudança requer, principalmente, empenho dos dministradores para que os colaboradores literalmente vistam a camiseta da causa. Afinal de contas como reestruturar um processo produtivo se nem nossos colaboradores, aqueles que fazem a engrenagem funcionar acreditam nele? A motivação passa por um bom planejamento estratégico para que reflexos na gestão da produção, tanto da atuação dos colaboradores como na adequação dos produtos façam com que a empresa cresça e gere mais empregos.

A gestão de conhecimento passa, basicamente, pelo compartilhamento dos conhecimentos individuais para a formação do conhecimento organizacional. Sendo assim, a essoa que detém o conhecimento é que decide se o compartilha ou não. Depende, portanto, do quanto está motivada para isso. Motivação é a palavra-chave para uma bem sucedida Gestão do Conhecimento. O papel funcional na empresa seja ela do porte da Caloi, ou não, é de extrema importância, seus desejos, suas idéias, suas propostas.

Os administradores atualizados com o processo empresarial tem o dever de saber ouvir os consumidores internos, trazendo para a parte administrativa o que pensam sobre produtos e serviços prestados por eles próprios, suas melhorias, seus anseios de mudanças, etc. Adequando produção, através do conhecimento funcional, a estes diferenciais. Para Cristiano Cecatto , empresários, pensadores e consultores garantem que, no futuro, a maior parte do lucro estará nas mãos de quem melhor souber trabalhar e explorar a sua informação.

De acordo com um relatório da Organização Para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 1998 mais da metade do PIB (Produto Interno Bruto) dos países desenvolvidos foi produzido pelo uso do conhecimento. CONCLUSAO países desenvolvidos foi produzido pelo uso do conhecimento. CONCLUSÃO Manter os colaboradores motivados, ajudar, sempre que possível, ara que os objetivos individuais sejam satisfeitos em paralelo com os da organização, oferecer condições para aumentar a produtividade, manter um espírito sadio de equipe, entre outros, tem sido uma busca constante dos empresários que possuem visão arrojada.

Ter colaboradores motivados é, sem dúvida alguma, o sonho de qualquer empresa. Entretanto, saber como fazer isso é uma atividade um tanto quanto difícil, pois, requer- se especialistas e gestores capacitados para tal, uma vez que o universo humano tem suas barreiras, pois cada qual tem seus hábitos e formas de trabalho diferentes. Há sempre um omponente subjetivo na motivação que provoca uma enorme complicação, tornando-a, à primeira vista, uma missão quase impossível. ?, neste momento, que surge a importante figura da consultoria empresarial, por ter ela um papel preponderante no levantamento das necessidades, na implantação de projetos e programas, além de acompanhar, de forma direta, a execução dessas implantações, o que, a princípio, trará à empresa um significativo aumento de rentabilidade. Cabe à empresa de consultoria e aos gestores cuidar do grande capital empresarial constituído por seu capital humano, cujo desempenho é inerente o desenvolvimento e à permanência de uma organização no mercado.

Seja qual for o tamanho da empresa, a motivação dos funcionários passa a ser fundamental para um bom desempenho das atividades propostas. Com a adequação funcional voltada para a gestão do conhecimento , será mais facilmente sanados os problemas e a empresa atingirá mais rapidamente os objetivos propostos para esta produção _ Funcionários motivado atingirá mais rapidamente os objetivos propostos para esta produção . Funcionários motivados apresentam um grau de satisfação e encaram as mudanças com simplicidade e resignação ara fazer um bom trabalho.

Fazendo com que cada funcionário sinta orgulho de ter produzido, montado, enfim, feito parte daquele produto que esta nas ruas. “A melhor maneira de melhorar o padrão de vida, é melhorar o padrão do pensamento… ” (Gus Andersen) REFERENCIAS CHIAVENATO, Idalberto -Teoria Geral da Administração- Sed Rio de Janeiro Campus 1999 CHIAVENATO, Idalberto _Gestao de pessoas. 2ed Rio de janeiro: Elvever, 2004 CHIAVENATO, Idalberto _ Introdução á Teoria da Administração. 6 ed Rio de Janeiro: Campus, 2000 Cohen, D. j; Graham, (2002). Gestão de projetos – MBA Executivo. Como transformar projetos em negócios de sucesso.

Ed. Campus, de Janeiro, R], pp. 305. FREITAS, M. E. cultura organizacional. sao Paulo. Makron 300ks, 1991 FLEURY, A. e FLEURY, M. T. – Estratégias empresariais e formaçao de competências – Um quebra cabeça caleidoscópico da indústria brasileira – Editora Athas, São Paulo, 2000. Kerzner, H. (2001 Project Management – A System Approach to Plannin» Scheduling and Controlling. 7th edition. John Wiley & Sons, New York USA, pp. 1203 Maximiano, A. C. A. (2007). Administração de Projetos – Como Transformar Idéias em resultados. 3a _ E-dição. Editora Atlas, São Paulo.

Liberdade

0

Liberdade A palavra Liberdade vem do latim libertas e do grego Eleutheros que significava ser livre de movimentos, ter a

Read More

Diagnostico operatorio

0

Provas do diagnóstico operatório Retirado do livro Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar, de Maria Lúcia

Read More