Importância das novas ferramentas tecnológicas no processo de rh e os seus impactos.

Categories: Trabalhos

0

MPORTÂNCIA DAS NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO PROCESSO DE RH E OS SEUS IMPACTOS. As grandes conquistas tecnológicas e eletrônicas, apoiada na informática por exemplo, que se manifestam em várias áreas da atividades econômicas têm levado a combinação de processos, operações e sistemas. Nesse universo de tr onde tudo o que é só de elementos novos materiais que garant o OF5 next page se irreversíveis, possível a utilização dutos, em lugar de e são um exemplo.

A informática virou uma ferramenta auxiliar para muitos profissionais e para o RH, esta realidade não poderia ser diferente. Hoje, cada vez mais, os avanços tecnológicos otimizam os serviços prestados pelas organizações e consequentemente influenciam o aumento da produtividade e o fortalecimento da competitividade. Atrelada às constantes transformações, o mercado começa a se convencer de que esses recursos não vieram apenas para beneficiar grandes organizações, uma vez que também são acessiveis às pequenas e médias empresas.

Como a área de RH também tem que se manter competitiva, ela também busca se adequar às novas tendências. Afinal, a área de RH, assim como todas as áreas de uma organização, tem hoje omo objetivos a redução de custo, a eficiência e rapidez dos p processos e a alta produtividade. Além disso, é crescente a pressão sobre a área para que ela se torne um parceiro estratégico, um business partner, também chamado consultor interno.

Todas estas transformações, acabaram por levar ao surgimento do e-RH, ou Recursos Humanos Virtual, que busca refletir na gestão de pessoas e na estruturação da área os benefícios da tecnologia. DEFINIÇÃO DO e-RH JONES ( 1998) define o RH virtual como “um modelo de gestão de Recursos Humanos baseado em tecnologia de informação ltamente avançada, que conduzam algumas ou muitas das funções de RH”. Segundo este autor, inicialmente o e-RH era visto como um programa de ganho de eficiência, mas tem sido cada vez mais visto como uma fonte de vantagem competitiva.

Segundo mesmo autor, “O e-RH não envolve apenas tecnologia. Ele envolve uma tecnologia única LINCADA à estratégia, para conectar as pessoas e as pessoas ao negócio, com o objetivo de adaptar ambos, as pessoas e o negócio, rapidamente às mudanças” BENEFÍCIOS DO e-RH Self-service : O sistema self-service foi desenvolvido em parte m função das reclamações dos empregados e gerentes devido aos impessoais e ineficientes serviços de terceirização e tornou- se a grande vantagem do e-RH, pois permite que os empregados encontrem sozinhos as respostas as suas dúvidas.

Eles também podem verificar seus dados e atualizá-los. Por fim, eles podem completar formulários Eles também podem verificar seus dados e atualizá-los. Por fim, eles podem completar formulários online, ou efetuar outras transações como definir o tipo de plano de previdência privada. Além disso, permite que a equipe de RH deixe de lado as tividades rotineiras e operacionais para se dedicar as atividades mais produtivas e estratégicas.

As Intranets ou Portais : acrescenta que essa comunicação pode ser feita através de Intranets, também chamadas portais, permitindo aos profissionais de RH utilizar os mesmos tipos de servidores e browsers que a Internet para uso interno, melhorando a capacidade do RH oferecer serviços. A Intranet traz como beneficio a facilidade na atualização de políticas, procedimentos e outras publicações de RH, a rapidez para comunicar a qualquer hora e em qualquer lugar, compatibilidade dos Web browsers com a maior parte dos sistemas.

Treinamento on-line/ e-learning: esse treinamento é definido como: a disponibilização e gerenciamento de aprendizagem pela Internet ou Intranet corporativa, e ainda consiste na utilização conjugada do multimídia (o som, a imagem, o vídeo, o texto, a interatividade) e da Internet (a difusão online) para desenhar e disponibilizar conteúdos formativos ou adquirir e desenvolver competências.

Também chamado de e-learnng, dá aos empregados a possibilidade de acesso a uma formação ersonalizada, em que a cada pessoa é possibilitado aprender de 3 possibilidade de acesso a uma formação personalizada, em que a cada pessoa é possibilitado aprender de acordo com as suas necessidades e o seu próprio ritmo. As soluções de aprendizagem baseadas nas tecnologias de informação criam também mais espaço para as diferenças e estilos individuais na aprendizagem.

Recrutamento on-line : O recrutamento online envolve não apenas a comunicação de vagas através da Internet/lntranet, MS também todas as ferramentas tecnológicas para triar currículos, anter um banco de dados atualizado e eficiente na busca por características específicas, o feedback online e as modernas formas de avaliação.

Além da facilidade para segmentar e selecionar os diversos candidatos de forma automática, atribuindo características e requisitos específicos nas pesquisas que realizam e da facilidade de enriquecimento e diversificação dos anúncios de emprego online e triagem de currículos Avaliações, testes e pesquisas on-line: uma série de avaliações e pesquisas da área de RH podem ser realizadas online, reduzindo tempo, custo e trabalho operacional. Pode-se aplicar entrevistas online para candidatos a emprego (interno/externo).

A partir da descrição do cargo a ser preenchido, algumas perguntas chaves podem ser definidas e uma “peneira” inicial é feita. Softwares de Gestão de pessoas ou Sistemas de Informação de RH: O uso de softwares para gestão do negócio de modo geral, c 4DF5 Sistemas de Informação de RH: O uso de softwares para gestão do negócio de modo geral, cresceu no ambiente empresarial nos últimos anos. Também foram criados softwares voltados a área de Recursos Humanos, ou também chamados Softwares para Gestão de Pessoas.

Através destes sistemas, as empresas deixam de lado as soluções feitas em casa, muitas vezes focadas num unico tópico de RH, para passar a utilizar uma estrutura mais completa e generalista, ou seja, pouco ou nada customizadas às necessidades especificas da organização. CONSIDERAÇOES FINAIS Desta forma, pode-se dizer que a explosão tecnológica é uma das “entradas” mais significativas do meio ambiente em relação aos sistemas abertos de RH. Assim, o que se destaca como importante de toda esta reflexão é a constatação de que o RH está mudando e que a tec ter um papel fundamental

Centro comunitбrio

0

Direcзгo-Geral da Acзгo Social Nъcleo de Documentaзгo Tйcnica e Divulgaзгo Catarina de Jesus Bonfim Maria Eugйnia Saraiva Maria Joгo Curto

Read More

Aula iso 140000

0

Aula iso 140000 AMBIENTAL F DA QUALIDADE 14000 (TC 207) ISO, Apostila de ppt 1993 ISO – TFCNICO 207 NORMAS

Read More