Teoria do corte com jato d´agua

Categories: Trabalhos

0

Sumário Resumo.. 03 Introdução. 13 Objetivo…. 15 Metodologia da pesq Cientifica… … …. ….. …… Resultados… 16 OF6 p a d’ água, resumidamente, coleta água corrente normal, pressuriza o liquido em até 60. 000 psi e o libera através de um orifício de diamante e um tubo de focalização. O orifício e o tubo de focalização produzem um jato preciso de água pura ou com abrasivo, criando bordas bem acabadas prontas para aplicação em produtos finalizados.

O jato d’ água permite tremenda flexibilidade e versatilidade de fabricação e admite mais possibilidades de corte. Introdução Desde os primórdios o homem busca na utilização de recursos naturais meios para satisfazer as suas necessidades. Dentre os recursos naturais em maior abundância a água tem se mostrado uma grande aliada nessa busca.

Neste trabalho, nos atentaremos à utilização deste elemento como meio de corte de materiais e qual a necessidade de escolher essa tecnologia. resfriamento da peça, não se limita ao aço carbono, não causa micro fissuras no material. Além da qualidade do corte, o jato de água reduz a perda de materiais, sem contar que possibilita o aumento da rodutividade, pois pode cortar várias chapas empilhadas de uma só vez, sem soldá-las. Também podemos citar como principais vantagens o baixo investimento em relação a outros processos, o alto nível de precisão, o baixo consumo de energia e de água, a fácil manutenção e manuseio, a versatilidade para cortar qualquer material, a não agressão ao meio ambiente e a não limitações com materiais reflexivos, como alumínio, bronze e latão” Não esquecendo é claro dos cuidados indispensáveis que devemos ter em relação a essa máquina de corte, como o operador de uma máquina de corte com jato d’ agua.

Segundo a Empresa JETCORTE, que executa esse processo de corte, inovador no Brasil, utilizando um jato de água extremamente fino, misturada a materiais abrasivos. Com sistema de movimentos robóticos, controlados por software, que otimiza velocidade, padrões de corte e os parâmetros de trabalho para todos os materiais, automaticamente. “Cortamos materiais com até 1 70 mm de espessura”.

De acordo com a Empresa FLOW LATINO a tecnologia de corte com jato de água cresce no mundo todo a taxas de dois dígitos nos mais variados mercados regionais, à exceção do norte- mericano, cujo fraco desempenho fez com que o faturamento de grandes empresas do ramo se mantivesse praticamente estável. Um exemplo é a Flow Internacional Corporation, cujo faturamento no primeiro trimestre de seu ano fiscal de 2009, 3 Internacional Corporation, cujo faturamento no primeiro trimestre de seu ano fiscal de 2009, encerrado em 31 de julho, foi de US$ 57,1 milhões.

No mesmo trimestre do ano fiscal anterior, as receitas da empresa somaram US$ 57,9 milhões. O crescimento robusto de dois dígitos nos mercados internacionais se mostraram insuficientes para contrabalançar queda na demanda do mercado norte-americano, segundo Charley Brown, presidente e CEO da Flow, destacando que apesar da redução no faturamento, a lucratividade da empresa aumentou e as perspectivas para o ano fiscal são positivas.

A empresa está presente no mercado brasileiro há quase dez anos, por meio da subsidiária Flow Latino Americana, estruturada em São Paulo (SP) com equipes técnica e comercial completas, possuindo inclusive um Centro de Tecnologia e Treinamento, com laboratórios, estoque de abrasivo e peças de reposição e manutenção, assistência técnica, treinamentos especializados atendimento ao cliente.

Embora a empresa prefira não divulgar os resultados no mercado local, estima-se que o Brasil esteja entre os mercados em que as vendas crescem a taxas robustas de dois dígitos, até porque as vendas de máquinas e equipamentos por aqui apresentaram forte expansão nos três primeiros trimestres de 2008. Segundo Marcos Ribeiro, gerente geral da Flow no Brasil, “A nossa bomba de 87. 000 PSI, permite cortar até 300 mm de espessura”, informa.

De acordo com o executivo, os principais segmentos que utilizam esta tecnologia são os prestadores de serviço, devido à grande ersatilidade da máquina que permite cortar diversos maten serviço, devido à grande versatilidade da máquina que permite cortar diversos materiais sem a necessidade de nenhuma alteração no equipamento. Os aços são os materiais mais cortados com a tecnologia (45%, do universo de materiais). Na seqüência vem aluminio (20%), mármores e granitos (18%), compósitos (10%), titânio e ligas de níquel (7%). O corte por jato de água com abrasivo corta por erosão qualquer metal.

Conforme o executivo, o método é preferível ao corte por lâmina ou por aquecimento, pois a qualidade da borda (de corte) é excelente, em zonas termicamente afetadas pela indução de calor ou pelo esgotamento mecânico. “Assim o metal mantém a sua integridade estrutural”, observa, afirma Ribeiro. Um dos segmentos em que a tecnologia de corte por jato de água vem encontrando grande demanda é o aeronautico. Conforme o gerente geral, um dos aspectos que favorecem a escolha do processo de corte com jato de água neste segmento é a nao geração de calor durante o corte, o que mantém a integridade física do material cortado. O sistema de fixação é bem simples, pois o processo de corte com jato de água gera pouco esforço obre o material a ser cortado, diferentemente do processo de fresamento”, complementa. Complementando as informações descritas acima, não podemos nos esquecer dos cuidados necessários que é preciso ter com essa máquina como, por exemplo, o operador de uma maquina CNC de corte com jato d’água sempre deve ser instruido de como deve-se opera – lá.

Essa maquina pode ser extremamente perigosa para leigos que queiram se aproximar ou opera – lá, pois, a alta pressão que existe no S extremamente perigosa para leigos que queiram se aproximar ou opera — lá, pois, a alta pressão que existe no jato pode om facilidade cortar partes do corpo e o simples tiro do jato sobre uma superf[cie dura pode atirar “cavacos” a distancias e velocidades impressionantes podendo ferir as pessoas sem EPI ‘S proxmas a maqulna.

O técnico de manutenção e operação da maquina deve ser devidamente treinado, como já citado anteriormente, mas alem de segurança o técnico também é treinado para efetuar a manutenção da mesma sempre que pequenos problemas ocorrerem como, por exemplo, um 0-Ring desgastado pela alta pressão estourar e não dar mais a vedação necessária para gerar os 60. 000 Psi mínimos para corte.

Paulo

0

ANHANGUERA ENGENHARIA DA PRODUÇAO ESTRATEGIA DE PRODUÇAO, MERCADO E PLANEJAMENTO CASCAVEL – 2012 ENGENHARIA DA PRODUÇÃO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO, MERCADO

Read More

População em situação de rua : há algum serviço especializado para esse segmento que vivem na rua ?

0

POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA : HÁ ALGUM SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA ESSE SEGMEN O QUE VIVEM NA RUA ? RESUMO:

Read More