Jirwehohreou

Categories: Trabalhos

0

Motivação da aprendizagem Funções dos motivos Motivar significa predispor o individuo a certo comportamento desejável naquele momento, ou seja , motivando o aluno a aprender. Segundo Mouly existem três funções da motivação: Os motivos Ativam o organismo: Levam o individuo a uma atividade para satisfazer suas necessidades. Os motivos mantém o organismo ativo ate a necessidade ser satisfeita e a tensão desapareça. Os motivos dirigem o comportamento para um objetivo: Após o surgimento de uma necessidade , vários objetivos se to view next*ge apresentam como ca equilibrio. ? preciso q ors para um objetivo ade rientar o aluno aos individuais. reestabelecer o ativo , se dirija sala de aula deve se as necessidades Os motivos selecionam e acentuam a resposta correta: Assim as respostas que conduzem a satisfação das necessidades serão aprendidas , mantidas e provavelmente repetidas. Teorias da motivação A motivação está presente em diversas teorias existentes na psicologia , entre elas as que estudamos esse semestre: A motivação na teoria do condicionamento: Primeiro é preciso lembrar que para a teoria do condicionamento a aprendizagem acontece por associação de determinada resposta a um reforço.

Sendo assim esse comportamento precisa ser reforçado seguidamente. Portanto para a teoria do condicionamento em sala de aula haverá motivação para aprender na medida em que as matérias oferecidas estiverem associadas a r reforços que satisfaçam as necessidades do aluno. Teoria Cognitiva A teoria Cognltiva dá maior importância aos aspectos internos Sendo assim o homem decide o que quer ou não fazer. Podendo assim se interessar por estudar determinada matéria por ser útil em determinada situação, ou apenas por se sentir bem. Ou seja a motivação vem dos fatores internos.

Teoria Humanista Maslow , defende a teoria que o comportamento humano pode ser motivado pela satisfação de necessidades biológicas. Segundo Maslow ,as necessidades são primarias ou básicas , mais apenas podem se manifestar quando as necessidades de ordem inferior forem satisfeitas. Maslow esquematizou uma hierarquia de sete conjuntos de motivos-necessidades : | 0 Necessidades fisiológicas: são oxigênio , liquido , alimentos e descanso. 20 Necessidades de segurança: Evitar o perigo , recuo diante de situações estranhas e não familiares. 0 Necessidade de amor e participação:expressa o desejo e todas as pessoas de se socializarem , se relacionarem afetivamente , de pertencer a um grupo. 40 Necessidade de estima: Procurar a valorização e o conhecimento por parte dos outros. 50 Necessidade de realização:Realizar planos , sonhos e alcançar objetivos. 60 Necessidade de conhecimento e compreensão:A curiosidade a exploração e o desejo de conhecer novas coisas, de adquirir mais conhecimento. 70 Necessldades estéticas:Busca constante de beleza.

A teoria humanista aproxima-se mais da teoria cognitiva , para essa ultima tudo se resume na satisfação de necessidades biológicas. Teoria Psicanalitica Segundo a teoria psicanalít como fundad necessidades biológicas. Teoria Psicanalítica Segundo a teoria psicanalítica , que tem como fundador Freud , as primeiras experiências infantis são os principais fatores para determinar todo o desenvolvimento posterior do individuo. A maior parte dos motivos que levam uma pessoa a agir de uma ou de outra forma , seria o inconsciente.

Caracterizando a motivação inconsciente, por exemplo a criança tem uma serie de impulsos e desejos que procuram satisfazer. Devido a uma serie de proibições sociais esses desejos não podem ser satisfeitos , a partir dai esses desejos ão reprimidos no inconsciente e La se reorganizam a fim de se manifestarem de outra forma, de maneira que não contrarie as normas sociais. para Freud o Aparelho psíquico compõe -se de três partes , que interagem constantemente: Id – Ligado ao organismo físico, é hereditário, fonte de todos os instintos e impulsos.

Ego – Resulta da interação com o meio social. A parte raciona da personalidade, verificando desejos e impulsos que não podem ser satisfeitos. Superego — Normas e padrões soclais, internalizados pelo individuo , aos poucos há uma assimilação do que pode ou não azer , o que convém ou não ao sistema social. Alguns princípios | 0 Atrair a atenção do aluno: Usar recursos , mostrar ao aluno o que está sendo explicado , a importância , exemplificar ou mostrar. 0Possibilitar a cada aluno estabelecer e alcançar próprios objetivos: Fazer com que o aluno perceba a importância de estudar determinada matéria para uso próprio e porque para ele é importante alcançar tal objetivo. 30Criar condições para que os alunos avaliem constantemente se estão PAGF3rl(FS alcançar tal objetivo. estão alcançando os objetivos: Falar sobre o avanço dos alunos , esquisar , mostrar , colocar comentários escritos na prova. 40 Possibilitar discussões e debates: dinamizar as aulas , despertando maior interesse dos alunos ao interagirem com os colegas de classe.

Atividades l)lnês quer ser professora. Mostre como esse objetivo pode levá-la a dedicar-se ao estudo da psicologia da educação, identificando as três funções dos motivos: Ativar o organismo, dirigir o comportamento para um objetivo e selecionar a resposta correta. As três funções do motivo que podem levar Ines a se dedicar ao estudo da psicologia da educação são : ativar o organismo – Para satisfazer uma necessidade , ou seja ela vai primeiramente querer ser professora , isso será uma necessidade para Inês , ela começara a estudar para satisfazer sua necessidade.

Os motivos que dirigem o comportamento para um objetivo – Inês quer ser professora , portanto ela ira se procurar maneiras para alcançar o objetivo dela , para isso ela devera estudar com empenho para atender a essa necessidade , direcionando ela portando ao seu objetivo que é ser professora. Os motivos que selecionam e acentuam a resposta correta – Ou seja vai apresentar o objetivo adequado para a satisfação do otivo que é ser professora. 2)Defina motivação de acordo com cada uma das teóricas:Teoria do condicionamento , teoria cognitiva , teoria humanista e teoria psicanalítica.

A motivação de acordo com cada teoria: Segundo a teoria Cognitiva existe uma maior importância aos aspe PAGF motivação de acordo com cada teoria: aspectos internos. Sendo assim o homem decide o que quer ou não fazer. podendo assim se interessar por estudar determinada matéria por ser útil em determinada situação, ou apenas por se sentir bem,Ou seja, a motivação vem dos fatores internos. Para a teoria do condicionamento em sala de aula haverá motivação para aprender na medida em que as matérias oferecidas estiverem associadas a reforços que satisfaçam as necessidades do aluno.

A teoria humanista criada por Maslow , defende a teoria que o comportamento humano pode ser motivado pela satisfação de necessidades biológicas. Segundo Maslow necessidades são primarias ou básicas , mais apenas podem se manifestar quando as necessidades de ordem inferior forem satisfeitas. Já segundo a teoria psicanalítica , as primeiras experiências infantis são os principais fatores para determinar todo o esenvolvimento posterior do individuo.

A maior parte dos motivos que levam uma pessoa a agir de uma ou de outra forma , seria o inconsciente. Sendo esse inconsciente dividido em três partes , Id , Ego e Superego. 4)Debate A) Qual a teoria que mais se aplica na aprendizagem escolar? Porquê? B) Que tipo de motivação predomina no ensino de sua escola? 5) Se você fosse professora de matemática e precisasse motivar seus alunos no estudo da aprendizagem da geometria como faria? 6) Escreva algumas linhas sobre o seguinte tema: Os motivos que me levam a estudar varias matérias escolares.

Manual albinismo

0

ALBINISMO Manual educativo para professores AUTORAS: Anny Caroline Marquito Danielle Ferreira Czmyr Giselle Nayara Silveira Letícia de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL

Read More

Práticas docentes no ensino de ciências biológicas

0

[picl JOGOS LUDICOS APL Manaus OF9 D s p DE CIÊNCIAS aprendizagem construtivos com brinquedos e brincadeiras na organização pedagógica

Read More