Genital feminino

Categories: Trabalhos

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA CITOLOGIA LETICIA RODRIGUES FERNANDES JOÃO PESSOA 2012 * Microscópio óptico E um instrumento us de lentes multicolori através da luz, estrut visualizar a olho nu. suporta e permite co imagens. * Microscópio eletrônico PACE 1 ors lar, com uma série s de enxergar s impossíveis de rte mecânica que óptica que amplia as É um microscópio com potencial de aumento muito superior ao óptico. A diferença básica entre o microscópio óptico e o eletrônico é que neste último não é utilizada a luz mas sim feixes de elétrons.

No microscópio eletrônico não há lentes de ristal e sim bobinas, chamadas de lentes eletromagnéticas. Não é possível observar material vivo neste tipo de microscópio. O material a ser estudado passa por um complexo processo de desidratação, fixação e inclusão em resinas especiais, muito duras, que permitem cortes ultrafinos obtidos através das navalhas de vidro do instrumento conhecido como ultramicrotomo. * Célula procariotica Célula de estrutura muito simples caracterizada pela ausência de diferente da que ocorre nas células eucarióticas. Este é um processo muito mais simples.

As bactérias e as cianobactérias são exemplos de células procarióticas. Célula eucanotica Urna célula eucariótica possui verdadeiro núcleo, (núcleo definido e protegido pelo envoltório nuclear) que contém um ou mais nucléolos. É constituída por muitas organelas citoplasmáticas, ao contrário das células procarióticas. E podem ser animais ou vegetais. * Membrana plasmática Estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos. ? uma “porta” seletiva que a célula usa para captar os elementos do meio exterior que he são necessários para o seu metabolismo e para libertar as substâncias que a célula produz e que devem ser enviadas para o exterior (sejam elas produtos de excreção, das quais deve se libertar, ou secreções que a célula utiliza para várias funções relacionadas com o meio). * Osmose É o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico-químico importante na sobrevivência das células.

E é a passagem da agua do lugar que tem menos (hipotônico) para o lugar que tem mais (hipertônico). Difusão É um exemplo de fenômeno de transporte de matéria onde um soluto é transportado devido aos movimentos das moléculas de um fluido (liquido ou gás), pelo movimento térmico de todas movimentos das moléculas de um fluido (líquido ou gás), pelo movimento térmico de todas as partículas a temperaturas acima do zero absoluto. Estes movimentos fazem com que, do ponto de vista macroscópico, o soluto passe das zonas mais elevada de concentração para zonas de baixa concentração.

Bomba de Na + e K É uma enzima que se localiza na membrana plasmática de quase todas as células do corpo humano. ambém comum em todo o mundo vivo. Para manter o potencial elétrico da célula, esta precisa de uma baixa concentração de ions de sódio e de uma elevada concentração de ions de potássio, dentro da célula. Fora das células existe uma alta concentração de sódio e uma baxa concentração de potássio, pois existe difusão destes componentes através de canais iônicos existentes na membrana celular. ara manter as concentrações ideais dos dois ions, a bomba de sódio bombeia sódio para fora da célula e potássio para dentro dela. * Citoplasma É o espaço intracelular entre a membrana plasmática e o nvoltório nuclear em seres eucariontes, enquanto nos procariotos corresponde a totalidade da área intra-celular. O cltoplasma é preenchido por uma matéria cololdal e semi-flúida denominada citosol, e neste fluido estão suspensos os organelos celulares. Nos eucariontes, em oposição ao protoplasma, o citoplasma não inclui o núcleo celular, cujo interior é formado por nucleoplasma.

No geral, o citoplasma é tudo o que compreende a célula menos o núcleo e membrana plasmática. * Organelas citoplasmáticas Estruturas com funções especializadas, delimitadas PAGF3rl(FS Estruturas com funções especializadas, delimitadas por uma membrana própria, suspensas no citoplasma das células vivas. Ribossomas, lisossomas, complexo de golgi, motocôndrias, são exemplos dessas estruturas. Carioteca É uma estrutura que envolve o núcleo das células eucarióticas, responsavel por separar o conteúdo do núcleo celular (em particular o DNA) do citosol. ? formada por dois folhetos ou membranas (constituídos por uma bicamada lipídica), um interno e um externo. * Cromatina Complexo de DNA e proteínas (que juntas denomna-se cromossomo) que se encontra dentro do núcleo celular nas élulas eucarióticas. * Cromossomos É uma longa sequência de DNA, que contém vários genes, e outras sequências de nucleótidos (nucleotídeos) com funções específicas nas celulas dos seres vivos. * DNA (ácido desoxirribonucleico) É um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus.

O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNAs. Os segmentos de DNA que contêm a informação genética são denominados genes. O restante da equência de DNA tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética. * Replicação É o processo de duplicação de uma molécula de DNA de dupla cadeia (hélice). Os mecanismos de replicação dos procanotos e eucariotas não são idênticos.

Como cada cadeia de DNA contém a mesma informação genética, qualquer uma del PAGF não são idênticos. Como cada cadeia de DNA contém a mesma informação genética, qualquer uma delas pode servir como molde. Por isso a replicação do DNA é dita semiconservativa. Transcrição É o processo de formação do RNAm mensageiro a partir da adeia-molde de DNA. Este tem como função “informar” ao RNAt (RNA transportador) a ordem correta dos aminoácidos a serem sintetizados mais tarde em proteínas, através da tradução desse RNA. Mitose É um processo de divisão celular já que a partir de uma célula formada, originam-se duas células com a mesma composição genética (mesmo número e tipo de cromossomos), mantendo assim inalterada a composição e teor de DNA característico da espécie (exceto se ocorrer uma mutação, fenômeno menos comum e acidental). Este processo de divisão celular é comum a todos os seres vivos, dos animais e plantas multicelulares té os organismos unicelulares, nos quais, muitas vezes, este é o principal ou, até mesmo, o único processo de reprodução (reprodução assexuada). Meiose É o nome dado ao processo de divisão celular através do qual uma célula tem o seu número de cromossomos reduzido pela metade. Nos organismos de reprodução sexuada a formação de seus gametas ocorre por meio desse tipo de divisão celular. A meiose permite a recombinação gênica, de tal forma que cada célula diplóide é capaz de formar quatro células haplóides geneticamente diferentes entre si. Isso explica a variabilidade das espécies de reprodução sexuada.

Filosofia para crianças

0

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CICNCIAS, EDUCAÇÃO LETRAS _ FACEC Pós-Graduação em Filosofia e Sociologia Área de Filosofia FILOSOFIA PARA CRIANÇAS[II LOPES,

Read More

Relatorio creche

0

ESTADO DO MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIENCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Read More