Caso cbc

Categories: Trabalhos

0

Devido seus conhecimentos, demitiu-se do cargo para associar-se com Marcel imigrante francês recém chegado ao país, pois o mesmo trazia grande experiência e conhecimento na indústria parisiense de confecções e um amplo conhecimento de toda Swipe to view next page todas as fases técnicas desta indústria, desde a modelagem, corte, costura até a passadoria.

Devido a essa união surgiu ma pequena oficina de confecções, que ao longo foi evoluída, crescendo e se transformando em uma grande confecção de produção em série. Com essa evolução o mercado consumia com rapidez toda a produção e obtendo-se lucros compensadores, enfim a pequena confecção florescia em conjunto com o conhecimento administrativo de Cláudio aliado ao tirocínio técnico de Marcel, assim obtendo-se um bom desenvolvimento.

O principal negócio era a confecção de roupas em série tendo com produto principal a modelagem, corte, costura e passadoria de roupas. Porém tinha como clientes os lojistas, consumidores e também uma participação no mercado atacadista. Então sua produção e o mercado em que atuava foram crescendo constante e, sua clientela cada vez maior, sua produção crescendo cada vez mais, pois não tinha condições de continuar a manter tal produção e todo o domínio da empresa nas mãos de dois donos.

Tanto que em 1978, houve uma grande transformação, a pequena confecção transforma em uma sociedade anônima, denominada CBC (Companhia Brasileira de Confecções) tal transformação tornou-se a empresa mais solidificada. A CBC tinha um atendimento de qualidade e agilidade aos fornecedores e consumidores. Porém a questão da sua existência está interligada MISSÃO visto que não temos uma informação concreta, mas podemos perceber que não tinha nada implantado e divulgado nos níveis operacionais.

E o que chegava próximo era a visão de um dos sócios que sempre buscava PAGE20Fg níveis operacionais. E o que chegava próximo era a visão de um dos sócios que sempre buscava formas de baixar os custos e conseqüentemente aumentar a capacidade produtiva, sem qualquer tipo de formalidade, ou melhor, fazer essa a missão de todos. 4 2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC A organização de uma empresa é uma ordenação, um agrupamento de atividades e recursos que visam resultados positivos para própria empresa.

Podemos perceber que planejar, dirigir e controlar não é uma tarefa fácil quando não existe certa estrutura organizacional. O sistema organizacional da CBC inicialmente era dividido por dois sócios, que seria Cláudio o grande responsável por toda parte burocrática e administrativa da empresa, e Marcel que não se dentificava pela parte burocrática então Marcel se dedicava somente por outras tarefas tais elas: cotidiana, pela parte operacional e inovações de novas máquinas.

Por Cláudio demonstrar ser uma pessoa autoconfiante e dominadora da empresa, todas as decisões eram tomada somente e exclusiva a nível institucional, então só repassava as tomadas de decisões para Marcel, como ele não gostava e não tinha nenhum interesse na área burocrática nunca havia questionamento das decisões, somente passava para o restante dos funcionários executarem sem pedir ao mesmo pinião dos demais.

Com o crescimento da empresa e decorrer dos anos, Cláudio e Marcel resolveram promover alguns funcionários antigos que demonstraram fidelidade, dando a eles cargos de diretoria, sendo que a cúpula da CBC continha sete diretores, e mesmo com a promoção d PAGE30Fg continha sete diretores, e mesmo com a promoção de outr de diretoria, sendo que a cúpula da CBC continha sete diretores, e mesmo com a promoção de outros funcionários somente Cláudio tomava as decisões, e os restantes somente executavam.

Devido a CBC atuar no mercado de onfecções e moda, seu horizonte de planejamento era somente uma estação do ano que correspondia há um quadrimestre. Então a CBC atualizava seus modelos e renovava seus estoques correspondentes à estação em vigor. Porém a empresa não estabelecia objetivos e metas futuras, mas tinha como um dos principais objetivos de fabricar e vender os produtos dentro da estação correspondente, pois não tinha nenhuma meta de longo prazo,mas com todo o seu mau planejamento estratégico mesmo assim conseguia avançar no mercado de confecções e mantendo-se solidificada e com um público fiel.

Na verdade a CBC não havia estabelecido nenhum tipo de planejamento estratégico com visão para o futuro, somente uma visão momentânea, então a empresa vivia do “acaso”, nunca havendo avaliações contínuas. Tanto que não foi estabelecido nenhum tipo de objetivos e metas em longo prazo, e a empresa começou a ter reduções em suas vendas, e tendo como conseqüência o aumento dos estoques que no caso já seria um resultado negativo. 5 3.

O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC Entre as estratégias, adotadas visando à sobrevivência das empresas a melhoria contínua se destaca por demandar aixo investimento e proporcionar a elevação de qualidade e produtiva. Para que ela se sustente, deve ser constantemente alimentada por idéias e o canal de co tilizado para isso. Porém a CBC tinha gr PAGE40Fg constantemente alimentada por idéias e o canal de comunicação utilizado para isso. Porém a CBC tinha gr constantemente alimentada por idéias e o canal de comunicação utilizado para isso.

Porém a CBC tinha grande deficiência não disponibilizava nenhum tipo de canal de coleta de sugestão de funcionários, infelizmente todas as ecisões eram tomadas unicamente pelo presidente, assim perdendo a chance de talvez no próprio meio gerencial ou até mesmo operacional descobrir se haveria pessoas (qualificadas) “aptas” e quem sabe no futuro serem promovidas, não pela fidelidade e honestidade mais sim por méritos de desenvolver e ser capaz de tal cargo.

Quando um funcionário cometia algum erro por motivo de negligência ou até mesmo por falta de atenção aos seus superiores, devem além de advertirem o funcionário o qual cometeu tal falha repassar aos demais funcionários, que não devem ometer o mesmo erro, e que cada um é responsável pela sua parte na operação, respondendo assim qualquer erro ou negligência em sua área.

Porém quando um funcionário agia por conta própria, ou seja, desenvolvendo um ato de evolução no processo, acabava gerando um grande transtorno, pois eles entendem que o seu superior não só devem mais também como pode adverti-lo, pois antes de qualquer tomada de decisão o funcionário deveria primeiramente comunicar ao seu superior, como de fato obedecendo assim à hierarquia dentro da empresa. No modo geral as decisões eram sempre todas tomadas no nível institucional, pois era aonde que se concentrava a cúpula que são eles: diretores e os presidentes.

Porém nem todas as decisões eram tomadas com a cúpula, pois existiam algumas exceções, algumas eram tomadas PAGE50Fg decisões eram tomadas com a cúpula, pois existiam algumas exceções, algumas eram tomadas no nível operacional tais elas: de como agir em determinada situação com a própria operação de funcionários, assuntos relacionados a mau omportamento, indisciplina, falta de comprometimento e outros considerados de pouco importância, não havia nenhuma necessidade de levar tal fato para a cúpula.

Conseqüentemente todo tipo de falta considerada leve ou até mesmo média de um funcionário, a própria operação podia resolver, advertindo o funcionário pelo fato. Só eram levados para o nível institucional os problemas que eram considerados graves. 6 4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC O profissional que ocupa o cargo de chefia precisa entender que, mais cedo ou mais tarde terá que preparar seus subordinados.

Em vez de pensar que poderá ser mandado embora se deixar de realizar tal função, deve acreditar que, com a delegação, terá tempo para assumir novas responsabilidades e até mais chances de ser promovido. O ato de delegar que tem o significado de transmissão de poderes, em uma empresa bem planejada, como o seu planejamento voltado à estratégica tática, é muito comum e utilizado, pois a comissão de diretores está totalmente apta a tomar as decisões uns pelos outros, sendo assim a falta de um componente da comissão não seria tão prejudicial.

Na CBC, como odas as decisões eram tomadas somente pelo Cláudio, devido a sua ausência fez com que a comissão da empresa viesse a se desentender e se afastar de suas funções, devido à falta de outro funcionário que soubesse assumir a PAGE60Fg desentender e se afastar de suas funções, devido à falta de outro funcionário que soubesse assumir a posição de Cláudio para tomar as decisões com próprio, devido o problema não tinha nenhum diretor apto para tomar as decisões.

Sendo assim Marcel foi eleito a presidente da empresa, pois acharam o mais apto para assumir o cargo de gerência, squecendo que o mesmo tinha pavor a burocracia e a administração,e assim os demais diretores não tinha qualificação suficiente para assumir tal cargo. A campanha motivacional da CBC era bem simples eles achavam que todos os funcionários que tinha bom desempenho e dedicação podiam subir e chegar ao cargo almejado, participando assim dos lucros da empresa.

Em algumas empresas normalmente a pesquisa de clima é realizada através de um questionário onde todos os funcionários de todos os níveis possam estar participando através dos seus uestionamentos, porém tal ato é anônimo para que cada funcionário se sinta à-vontade para poder expressar suas opiniões, não havendo nenhum tipo de repressão para que os dirigentes possam saber a fundo a opinião de cada funcionário. Tal situação relatada no caso nos evidencia somente a análise do sistema de recompensa, pois não mostra absolutamente nada do sistema de punição adotada por ela.

Cláudio e Marcel conseguiram executar sua capacidade gerencial a frente da CBC com louvor, pois conseguiram em pouco tempo fazer com a CBC virasse uma das maiores e elhores empresas de confecção, infelizmente não foram bons líderes, pois não conseguiram ter uma visão correta de arrumar uma mudança e PAGE 7 OFg líderes, pois não conseguiram ter uma visão correta de arrumar uma mudança eficiente que ajudasse a CBC a enxergar uma solução rápida para o declínio da CBC. 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS Podemos concluir que na atuação de Cláudio e Marcel como gestores que foi muito produtiva pelo fato do crescimento rápido da CBC, foram bem determinados em suas metas iniciais, porém não se programaram para nenhum tipo de ventualidade, ou seja, não tinha uma visão para o futuro, pois só viviam o presente que de fato era muito vantajoso.

Se eles tivessem utilizados todos os meios e os recursos corretamente, fazendo as coisas de maneira certa como: divisões de tarefas igualmente para ambos; Integrando os funcionários em outras áreas e até mesmo ouvindo as opiniões dos funcionários; pois tais procedimentos nunca foram praticados, e assim acabava não adquirindo conhecimentos em outras áreas e conseqüentemente as decisões eram também feitas a nível institucional. Seriam eficazes se tivessem raçado objetivos e conseguissem esses resultados esperados em suas produções, mas ao invés disso preferiam viver do “acaso”.

E teriam sido efetivos se tivessem feito em suas bases planejamentos táticos e estratégicos, o qual seriam eficientes e eficazes sendo assim efetivos como gestores. Na primeira fase, como Marcel não gostava da área burocrática e administrativa, eu teria feito algumas promoções com os mesmos funcionários e com as mesmas formações, porém eu faria sempre reuniões com os meus funcionários para que todos eles estivessem aptos a tomar decisões em diversas áreas e situações

PAGE80Fg meus funcionários para que todos eles estivessem aptos a tomar decisões em diversas áreas e situações diferentes, sendo assim na ausência de qualquer diretor a empresa estaria pronta, pois todos os funcionários estariam aptos. Após dois anos Cláudio por conta de uma doença teve que ser afastar da empresa, mesmo afastado da empresa, ele convenceu a diretoria a contratar um consultor externo para analisar e diagnosticar a situação da CBC, porém os diretores aceitaram.

Em minha opinião Cláudio agiu de forma correta, pois um consultor preparado para o mercado eria a salvação da CBC, organizaria toda empresa fazendo que com toda a “família CBC” entendendesse que eram unicamente o cérebro, e que a cúpula e o cérebro e o intermediário o coração e a operação são os membros, portando todos devem estar sempre em sintonia para organização da empresa funcionar perfeitamente bem.

Casa

0

INGREDIENTES: Bolo pão % xícara (chá) de açúcar IS g de fermento fresco h colher (sopa) de leite morno 2

Read More

Historia da computa

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁSDEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇAO HISTÓRICO DA COMPUTAÇÃO ISADORA ROSARIO MENDES GUIMARAES CATALAO MARÇO – 2012 ISADORA

Read More