Caso toyota

Categories: Trabalhos

0

O sucesso da montadora Toyota está ligado às raízes da Administração Científica com Taylor, Ford, Alfred Sloan e Fayol, no que diz respeito em estabelecer objetivos da organização, especificando a maneira como atingi-los, organizando de forma a coordenar todos os recursos da organização, conforme o planejamento traçado, comandando e fazendo os subordinados executarem o que deve ser feito, coordenando e ligando, unindo, harmonizando todos os sforços à luz dos objetivos definidos e controlando e estabelecendo padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes adotadas são as mais compatíveis com o que a organização almeja.

Fazendo uma comparação entre a Toyota de hoje e o Taylorismo empregado na FORD, durante a Administração Científica, é possível observar aos princípios de preparo ou selecionar e treinar trabalhadores adequadamente, conforme o método planejado, distribuindo atribuições e responsabilidades para a execução disciplinada do trabalho, ertificando-se que a execução está de acordo com os métodos e planos, substituindo o critério individual do operário, a improvisação e a atuação por métodos baseados em procedimentos científicos. 2) Que outras teorias da administração podem ser vistas na Toyota? O sistema de produção da Toyota, conhecido como lean manufacturing system ou Just in Time System, é uma das maiores contribuições ao mundo empresaria Swipe to view next page empresarial. Esse conceito vem de encontro a quase o oposto de tudo que se preconizou como elementos ndispensáveis aos novos tempos. A Toyota prefere recompensar o trabalho em equipe do individual, com muito planejamento nos mínimos detalhes, mesmo com altas custas de tempo e dinheiro afirma o Engenheiro Taiichi Ohno, inventor do Modelo Toyota de Produção.

A cultura Toyota de produção enxuta são, a logística super afiada, produtos que enchem os olhos dos consumidores e fixado sempre nas mentes de seus funcionários sobre princípios e valores da empresa, fazem desta um diferencial no mercado, construindo mais e com qualidade. Sendo os principais pilares desta cultura os estoques zero, melhoria contínua e a qualidade na fabricação. Grande ênfase em treinamentos, mesmo antes de iniciar a função especifica de cada colaborador, já no inicio de seu ingresso à empresa. Alto valor aplicado em pesquisas e desenvolvimento, no intuito de saber o gosto e necessidade dos futuros consumidores. 3) Do ponto de vista da psicologia organizacional, que aspectos você identifica na Toyota que fazem com que seus colaboradores trabalhem mais satisfeitos?

O ambiente empresarial chamado de cultura Toyota, prefere recompensar o trabalho em equipe. Todos os funcionários sabem exatamente quais os princípios e os valores da empresa. Como seguidores da doutrina, eles parecem acreditar em cada palavra que dizem, como seja gentil e generoso, lute para criar um clima caloroso e caseiro. Na Toyota o que move os funcionários é a certeza de que é possível faze Na Toyota o que move os funcionários é a certeza de que é possível fazer mais e melhor a cada dia, chamado Kaizem. Todos os colaboradores devem ser eternos insatisfeitos, buscando obsessivamente a qualidade, uma lógica que se aplica do operário ao presidente e que privilegia o trabalho em grupo.

Para que todos saibam exatamente qual é o seu papel na engrenagem, os recém-contratados passam por um treinamento de cinco meses antes de assumir seu posto: 30 dias dedicados à cultura Toyota, dois meses numa fábrica, para ver de perto como os carros são produzidos, e o restante dentro de uma concessionária, porque é preciso saber o que quer o consumidor. O “sistema Toyota de produção só pode funcionar quando todos os funcionários se tornam tartarugas”, afirma Ohno no livro O Modelo Toyota, escrito por Jeffrey Liker, professor de engenharia na Universidade de Michigan. Nas linhas de produção, as “tartarugas ninjas” da montadora japonesa não se atrasam e não faltam ao trabalho.

Como os trabalhadores são altamente especializados e não podem ser substituídos do dia para a noite, a Toyota chega a premiar as fábricas cujo índice de absenteísmo é zero (nos Estados Unidos, por exemplo, os empregados de unidades ue registram 100% de assiduidade concorrem anualmente a sorteios de carros). Se algum dos operários encontra o mínimo defeito em uma peça ou no carro carros). Se algum dos operários encontra o mínimo defeito em uma peça ou no carro que está sendo montado, imediatamente puxa uma cordinha esticada ao lado da linha de produção para interromper o processo. Segundo a filosofia Toyota, é melhor parar a produção e consertar no ato um problema do que deixar a bomba estourar no final 4) Que processos de negócio são mais significativos para o sucesso da Toyota?

Num cenário cada vez mais competitivo, a implantação de sua cultura, dentro de suas fabricas, fazendo com que seus colaboradores sejam seguidores de uma doutrina, fazem acreditar em cada palavra que dizem, da lista de preceitos da montadora constam recomendações como, seja gentil e generoso, lute para criar uma atmosfera calorosa e caseira, sendo o que os move é a certeza de que é possível fazer mais e melhor a cada dia. Estoque zero, melhoria continua e qualidade na fabricação de seus produtos, são os pontos fundamentais de seu ucesso, desenvolvendo modelos que agradem seus clientes. Planejamentos, investimentos de pesquisas e desenvolvimento, fazem da Toyota o alicerce de seu processo de inovações. Tendo o futuro do mercado já em suas mãos e para isso conta com um brilhante lançamento de seu mais novo modelo híbrido, o Prius, resultado de um árduo trabalho em grupo que levou quatro anos para ser finalizado. 5) Compare a Toyota com o Serviço Postal Americano. Cite diferenças e semelhanças que existem entre os modelos de gestão.

Pedagogia

0

CONTAR HISTÓRIAS – UMA ARTE SEM IDADE Maria Betty Coelho Silva • ANTECEDENTES OU UMA HISTÓRIA NA PRIMEIRA PESSOA “Aprendi

Read More

Teste

0

Aulas 11-12 (25 de outubro de 2006) Recapitularam-se aspectos essenciais da filosofia política de Maquiavel. O primeiro aspecto fulcral focado

Read More