A educação escolar pública e democrática no contexto atual: um desafio fundamental

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DE DE FORA Faculdade de Educação Fisica e Desportos Relatório Educação Física Inclusiva: Aluno: Murilo Teixeira Diniz, 200921066. O Zé nasceu cego atualmente tem 43 anos é casado, sua mulher também é cega. Estudou normalment an ar 2 particulares. Formad m dificuldade para cons principalmente com a como em rso, teve uma certa s na faculdade, ros traduzidos em braile ficam muito grandes o que dificultou sua vida acadêmica.

Uma alternativa surgiu na associação de cegos em juiz de fora, sta a qual o Zé frequenta a bastante tempo, lá nas aulas de informática foi apresentado a alguns programas inovadores que permitem a ele utilizar o computador, de modo que o software lê tudo o que esta escrito na tela outro programa, este desenvolvido pela IJFRJ já é mals pratico para o próprio estudo, relata o palestrante. ara escrever ele utiliza uma prancheta com 6 furos e um tipo de agulha, que lhe permite marcar as letras em braile, uma curiosidade é que como o braile é em alto relevo, ele tem que screver ao contrario, para ficar certo na hora da leitura, o papel para esta pratica e um pouco mais grosso que os comuns.

Quando questionado sobre o tema acessibilidade ele relatou varias dificuldade que enfrenta nas ruas de juiz de fora, o que prejudica sua independência, exemplos como orelhão sem o piso adequado em volta de sinalização, a ausência do piso de seguimento em muitas ruas da cidade e quando há o piso este esta mal colocado em multas ruas, vezes muito perto da estrada em outras o pisa faz curva o que não é o certo. Pratica de atividade Física é algo presente na vida do Zé, ele pratica atletismo, futebol e golbol.

A metodologia mais utilizada nas praticas é a de demonstração tátil, o professor segura o aluno ou o aluno ao professor e realiza o movimento, para compreender a formação tática o professor lança mão de uma tabua simulando uma quadra com algumas peças como jogadores. O Zé tentou fazer natação na associação dos cegos, porem não se adaptou a modalidade, achou difícil. Ele re ata que a pratica do esporte, da atividade física, colabora ara sua autonomia, ajuda em sua mobilidade, aumenta sua coragem para se lançar as ruas e viver melhor com seu mundo.

Uma frase que obteve destaque em sua narrativa foi esta: “É difícil pegar essa imagem” Zé – 09/04/2012. Utilizada para descrever, como que em uma aula de futebol ele, aluno cego se apresenta a um movimento desconhecido ate então. Ele se mostrou um pouco envergonhado, porem no decorrer da narrativa se soltou, a vida dele é normal, com algumas dificuldades em certas tarefas cotidianas, mas que com um pouco de esforço estão sendo superadas.

Tratamento estratégico que as empresas dão as ferramentas de suporte ao marketing na comunicação

0

Resumo O objetivo desse artigo é dissertar sobre o tratamento estratégico que as empresas dão as ferramentas de suporte ao

Read More

Resenha a arte da guerra sun tzu

0

A Arte da Guerra Trata-se de uma obra escrita hб 25 sйculos que aborda diversos pontos de estratйgia militar. Mas

Read More