Sistema respi

Categories: Trabalhos

0

INTRODUÇÃO Doenças respiratórias são aquelas que atingem órgãos do sistema respiratório (pulmões, boca, faringe, fossas nasais, laringe, brônquios, traquéia, diafragma, bronquíolos e alvéolos pulmonares). As enfermidades do sistema respiratórios mais freqüentes são: bronquite, rinite, sinusite, asma, gripe, resfriado, faringite, enfisema pulmonar, câncer de pulmão, tuberculose e pneumonia. As causas destas doenças podem ser diversas. Fumo, alergias (provocada p genéticos, infecção p Vir orz estão entre as princi s As partes princip sangulneos e sangue com o sistema circulatorio. ácaros), fatores ambientes poluídos io é o coração, vasos doenças associadas Um sistema circulatório saudável é essencial para o corpo, uma vez que é responsável pelo fornecimento de nutrientes e oxigênio para as células e tecidos corporais. Com cada batimento cardíaco, o sangue é bombeado para os vasos sanguíneos, a fim de entregar os nutrientes essencial necessária para a sobrevivência de várias partes do corpo. Devido à importância do sistema circulatório, é muitas vezes referida como “a salvação do corpo” manifestações, comumente apresentadas como rinite ou asma rônquica.

Rinite A rinite é um processo irritativo das vias nasais, caracterizando-se por espirro, produção excessiva de muco, coceira no céu da boca e congestão nasal. O que é Rinite Alérgica O nariz é um dos componentes das vias respiratórias, sendo o primeiro local por onde a ar passa até alcançar os pulmões. Dentre outras atribuições, é responsável pela limpeza, umidificação e aquecimento do ar inspirado. Para exercer essa função corretamente, o nariz possui um complexo mecanismo de defesa, o qual, ao entrar em contato com alguma substâncla tóxica desencadeia uma resposta que mpedirá essa substância de alcançar os pulmões.

Através do surgimento de obstrução nasal, teremos o bloqueio da passagem do agente agressor e, dos espirros e coriza, a remoção dessa substância. Isso é normal e todas as pessoas ao entrarem em contato com algumas substâncias tóxicas apresentam estes sintomas. Por isso, quando fica gripada, a pessoa apresenta obstrução nasal, espirros e coriza, pois seu organismo está tentando protegê-la, impedindo que os vírus alcancem seus pulmões através do ar. Alergia, na realidade, não significa falta de defesa do organismo. Ao contrário, indica uma defesa exagerada contra gentes que não são potencialmente agressivos ao ser humano.

Ou Seia, uma pessoa alérg tiva a determinadas PAGF precisa proteger o organismo contra sua entrada. É por isso que algumas pessoas convivem normalmente com fatores que causam a alergia, como a poeira de casa, sem ter sintomas, ao passo que outras pessoas, ao entrarem em contato com esta mesma poeira, podem ter rinite e asma. O paciente alérgico não nasce hiperreativo . com alergia), mas sim com a capacidade de sensibilizar-se a determinado fator. Tornar-se sensível significa passar a ter uma resposta de defesa a uma substância que antes era tolerada.

Isto significa que podemos conviver com determinada substância por muitos anos, e vir a desenvolver sintomas apenas tardiamente. Esta característica é herdada dos pais. Quando um homem e uma mulher alérgicos têm um filho, a probabilidade de essa criança ser alérgica é de cerca de 50%. No entanto, mesmo que nenhum dos pais apresente alergia, a criança ainda assim pode ter manifestações alérgicas, como rinite, conjuntivite, asma e alguns tipos de alergia de pele. A forma mais comum, porém, é a rinite. Cerca de 10 a 25% das pessoas sofrem de rinite alérgica. (DR.

JOÃO FERREIRA DE MELO JR. 2011) Quais os sintomas da Rinite Alérgica Os sintomas que os pacientes portadores de rinite alérgica apresentam são: obstrução nasal (entupimento), coriza, espirros (algumas vezes o paciente espirra mais 20 vezes seguidas) e coceira no nariz. Esta coceira pode ser na garganta ou nos olhos. Todos os doentes apresentam tais sintomas minutos após o contato com o alérgenos, e cerca de metade deles terão novamente sintomas cerca de 4 a 6 horas depols. Quais as causas da Rinite Alérgica alergia como a poeira de casa, polens e alguns alimentos.

Aqu no Brasil a poeira domiciliar é o fator mais importante. Ela é onstituída por descamação da pele humana e de animais, restos de pelos de cães e gatos, restos de barata e outros insetos, fungos, bactérias e organismos microscópicos que são chamados ácaros (famllia dos aracnídeos). O principal fator da poeira que causa alergia é o ácaro. Existem vários tipos de ácaros, e o que mais freqüentemente esta relacionado à alergia é o Dermatophagoides ssp. , que significa, aquele que se alimenta de pele. Esse é o seu nome, pois uma de suas fontes de alimentos é a descamação da pele.

No colchão de nossas camas e nos moveis estofados que existem em nossas asas, encontramos muita descamação de pele e é exatamente por essa razão que, nesses locais, existe grande quantidade de ácaros, aracnídeos que vivem nas camadas profundas dos tecidos, abraçados às fibras. Ácaros não são capazes de viver sobre uma superfície lisa, por exemplo, em paredes. Em São Paulo e outras regiões do Brasil onde não há clara definição das quatro estações do ano, a forma de rinite alérgica que predomina é causada por ácaros, e as pessoas alérgicas, em geral, apresentam sintomas durante o ano inteiro.

Já em outras regiões (como no sul do pais), na prmavera, quando corre a polinização das flores, é comum surgir um tipo de rinite alérgica chamada, nos países do hemisfério norte, de febre do feno. Apesar do nome, os pacientes não apresentam febre e tampouco o feno é responsável pelos sintomas. Na verdade, são os fungos que proliferam nos maços de feno as substâncias que desencadeiam os sintomas. (DR. JOÃO FERREIRA DE MELO JR. 2011) Como tratar Rinite Alérgica O tratamento dos pacien FERREIRA DE MELO JR. 011) O tratamento dos pacientes portadores de rinite alérgica é composto por três pontos fundamentais: A – Higiene ambiental. B – Tratamento medicamentoso. C – Vacinas antialérgicas. A – Higiene ambiental. A forma mais simples de tratar alergia é evitar o contato com a substância que desencadeia os sintomas. Por exemplo, se o paciente apresenta obstrução nasal, coriza e espirros quando ingere determinado alimento, o mais fácil a fazer é deixar de comê-lo. O problema é que não é fácil evitar o contato com o ácaro, a principal causa de rinite alérgica.

No entanto, algumas medidas simples podem ser adotadas para diminuir a proliferação desses insetos. A casa e principalmente o quarto onde o doente dorme devem ser limpos com bastante freqüência. Infelizmente, vassoura e espanador de pó apenas espalham o pó pelo ambiente. Os aspiradores são capazes de reter alguma sujeira, porém normalmente sue filtro não é desenvolvido para limpar o ar por completo e, muitas vezes, o que ele faz é uma pulverização de poeira no ambiente. Aspiradores com filtros especiais e de alta eficiência existem, mas tem custo elevado.

O ideal é que não existam carpetes, cortinas, tapetes, bichos de pelúcia, almofadas, móveis e outros e utensílios que possam acumular poeira nos ambientes em ue os portadores de rinite na limpeza é uma forma vivem. Nesse caso, o uso PAGF s OF ubstâncias para eliminar os ácaros do ambiente apresentam eficácia quando aplicados corretamente. Outro ponto importante a considerar é a existência de boa ventilação na casa e no quarto. Em ambientes ensolarados, é mais difícil o bolor (fungo) se desenvolver. Outra medida fundamental é evitar o contato com substâncias capazes de irritar o nariz.

Cheiros de perfumes, produtos de limpeza, produtos para deixar os ambientes com cheiro agradável, fumaça de cigarro, tintas, inseticidas e poluição, são alguns exemplos de substâncias capazes de irritar o nariz, e desencadear sintomas. Outros fatores inespecíficos como as udanças bruscas de temperatura, frio e umidade do ar são também prejudiciais aos doentes com rinite alérglca. B – Tratamento medicamentoso. O critério médico, se estas medidas não forem suficientes para controlar os sintomas do paciente, poderá ser receitados medicamentos. Existem dois grandes grupos de drogas que podem ser usadas.

Um tipo funciona preventivamente e outro apenas alivia os sintomas. Do ponto de vista farmacológico, dispomos de descongestionantes, anti-histamínicos, estabilizadores de membranas, e corticosteróide. Cada uma destas drogas atua de forma diferente, e nenhuma é isenta de feitos colaterais que algumas vezes podem ser graves. Por isto, o ideal, é não realizar auto medicação e procurar seu médico. C – Vacinas antialérgicas Quando o tratamento feito nestas condições (higiene ambiental e medicamentos) falhas ode-se associar o uso de vacinas antialérgicas.

Este longo, porém, quando doente àquela substância ao qual ele era alérgico. Muitas vezes, chegamos ao ponto onde não há mais necessidade do uso de medicamentos. Além disto, a rinite alérgica pode causar outros problemas, como otites (inflamação dos ouvidos), sinusites (inflamação de cavidades existentes na face) e roncos (pelo entupimento o nariz) que faz com que o paciente não durma bem a noite. O paciente só vai apresentar estes sintomas quando estiver em contato com as substâncias aos quais é alérgico. Estas substâncias recebem o nome de alérgenos. Quanto maior o contato, mais intenso tende a ser os sintomas.

Normalmente o paciente com rinite alérgica, apresenta os sintomas quando em contato com o alérgenos, e em geral, estes sintomas são proporcionais á quantidade de alérgenos. Na época do inverno, esses pacientes sofrem mais, pois, neste período, são usados cobertores e roupas que ficaram guardados por muito tempo, e podem estar cheios de ácaros e fungos. Além disso, estes doentes são mais susceptíveis a resfriados. Na verdade, o resfriado é uma inflamação do nariz, que irá comprometer os mecanismos de proteção nasal, com isto facilitando a entrada dos alérgenos.

Asma ou Bronquite Esta reação aos alérgenos causa obstrução e dificulta a passagem do ar pelas vias respiratórias, manifestando-se sob forma de chiados no peito e falta de ar. Além da alergia respiratória, mudanças repentinas de temperatura, umidade, desgaste emocional e processos inflamatórios, como gripes ou resfriados, também contribuem para desencadear uma crise alér ica_ Pessoas com alergias vem ter sua atenção PAGF 7 o ambiente livre de poeira. Na falta de um aspirador, faça a limpeza com um pano úmido. • Para sua casa, prefira pisos lisos, que acumulam pouca poeira.

Evite cortinas e tapetes. • Prefira travesseiros de espuma aos de penas e edredons no lugar de mantas ou cobertores de lã. São recomendáveis colchas e cobertores antialérgicos. Coloque revestimento plástico em almofadas e travesseiros. • Evite usar talcos, perfumes e o contato com objetos de pelúcia, animais de pêlo e penas. • Não permaneça em ambientes com cheiro de tinta, cola materiais de limpeza ou qualquer substância com odores ativos. AFECÇÕES DO PULMÃO Tuberculose Pulmonar Causada por um microorganismo denominado Bacilo de Koch, a tuberculose. ulmonar atinge principalmente pessoas debilitadas, com deficiência no sistema de defesa orgânica. Pessoas de vida e alimentação irregulares, usuários de bebidas alcoólicas e portadores do vírus da AIDS (HIV) correm um risco maior de contrair tuberculose. Importante: No caso de confirmação do diagnóstico da tuberculose, os indivíduos que mantêm contato direto e constante com o portador deverão se submeter a uma avaliação médica. PAGF 8 OF inflamatório dos pulmões, pode ser causada por vários tipos de icroorganismos, havendo tratamento específico para cada um deles.

Falta de ar, fraqueza, febre alta (no caso de pneumonia por bactérias) e diminuição da capacidade para realizar atividades físicas são sintomas característicos da doença. OS CUIDADOS QUE você DEVE TER: • Inclua proteínas na alimentação, em quantidades equilibradas: verduras, legumes e frutas, procurando sempre estabelecer horas certas para as refeições. • Consuma frutas ricas em vitamina C, tais como laranja, limão, melão e abacaxi, entre outras, além de verduras como couve, alface e agrião. • Beba sempre bastante líquido. ?? Evite bebidas muito geladas. • Não tome bebidas alcoólicas. ?? Mantenha sua casa sempre bem ventilada, principalmente os quartos de dormir. • Evite os banhos muito quentes. • Leve sempre um guarda-chuva e agasalho para os dias chuvosos e frios. • Procure amamentar seu filho pelo menos nos primeiros seis meses de vida. O aleitamento é fundamental para prevenir doenças, inclusive às respiratórias. É através do leite que a mãe passa seus anticorpos para o bebê, protegendo-o contra infecções e garantindo seu desenvolvimento. • Vacine seu filho. A vaclnação completa até o primeiro ano e vida previne a criança de coqueluche, tuberculose e outras infecções respiratórias graves. ?? Pratique esportes ao ar livre. Correr, nadar ou caminhar aumenta a capacidade respiratória. Mas não esqueça de consultar um médico para iaçáo das suas condições sistema respiratório utilize os equipamentos de proteção fornecidos por sua empresa. • Cuidado com a fadiga. O sono repousante e reparador evitam doenças. • Evite aglomerações e ambientes fechados, onde a contaminação é mais freqüente. Não fume. Os efeitos do cigarro são os mesmos para as pessoas que convivem com os fumantes pioram a situação em ambientes fechados.

Filhos de pais fumantes apresentam cinco vezes mais resfriados que os de não fumantes. • Prefira lenços descartáveis, em caso de gripes ou resfriados. GRIPE SUÍNA (A Hl NI) O que é: É uma infecção respiratória causada pelo v[rus Influenza. Ela pode afetar milhões de pessoas a cada ano. É altamente contaglosa e ocorre mais no final do outono, inverno e inicio da primavera – de abril a setembro no hemisfério sul. Também é responsável por várias ausências ao trabalho e à escola, além de poder levar à pneumonia, hospitalização e morte.

As epidemias de gripe normalmente têm seu pico em duas semanas e duram 2 a 3 meses. Existem três tipos deste vírus: A, B e C. O vírus Influenza A pode infectar humanos e outros animais, enquanto que o Influenza B e C infecta só humanos. O tipo C causa uma gripe muito leve e não causa epidemias. De uma maneira geral, o vírus influenza ocorre de maneira epidêmica uma vez por ano. Qualquer pessoa pode se gripar. Contudo, as pessoas com alguma doença respiratória crônica, com fraqueza imunológica, imunidade enfraquecidos e idosos têm uma tendência a infe ves com possibilidade de PBGF

Tcm-projeto integrador

0

INTRODUÇAO O TCM (Trabalho de Conclusão de Módulo)é um relatório escrito do projeto Integrador onde se relata como o plano

Read More

Análise de agua purificada

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE ANALISE DE AGUA P or6 to view nut*ge Relatório, submetido às avaliações da disciplina de

Read More