A sexualidade

Categories: Trabalhos

0

A Sexualidade • A Sexualidade pág3 • As dimensões da sexualidade. …… „…. pág3 to view nut*ge pág4 • Dimensão Biológica. Psicológica …. pég3 …. pág3 Sociocultural………. PACE 1 ar 17 A importância da E Sexual……….. • Os métodos contraceptivos. • Métodos . …. ,.. pág4 • Métodos Não- Naturais. • Reversíveis: Métodos • Método do Calendário ou de Ogino….. • Método da pág5 • Método de Billings ou de muco cervical…. . ……… pág4 … pág4 …. pág4 ….. ág6 • AS possibilidades e limites da medicina no tratamento das DST…….. pág16 • Musicas sobre a sexualidade: Boss Ac- . ….. pág15 Webgrafia. „ • • „ „ „ „ „ „ „ „ • • „ „ „ • Diafragma . …… pág12 • preservativo feminino……. … pág12 Poema. • preservativo Masculino …. pég13 • Irreversíveis: Laqueação de … pág13 … pág14 • As DST…. … pág15 • AS DST(tabela) A prevenção das . … pági 5 . … pág16 • Angélico Vieira: Insaciável… ?? poema de Adilson Costa…. • Conclusão do … pág20 A sexualidade A transmissão de vida ac . pág17 .. pág18 págl g oduçào, que é uma das Psicológica: Relaciona-se com a parte psíquica de cada indivíduo. O desejo, os sentimentos e as fantasias, especialmente consolidados na puberdade, são expressões da dimensão psicológca da sexualidade. A Dimensão Sociocultural: Diz respeito à forma como cada sociedade regula os comportamentos sexuais dos seus cidadãos através dos costumes, da moral e das leis civis.

Os rituais de namoro ou o tipo de casal exprimem a dimensão sociocultural da sexualidade. A importância da Educação Sexual A Educação Sexual, é o processo pelo qual se obtém informação se formam atitudes e crenças acerca da sexualidade e do comportamento sexual. A Educação Sexual desenvolve competências nos jovens, possibilitando-lhes escolhas informadas nos seus comportamentos na área da sexualidade e permitindo que se sintam seguros das suas opções.

A Educação Sexual para os jovens tem como objectivo uma melhoria dos seus relacionamentos afectivo-sexuais, ao mesmo tempo que pretende reduzir as possíveis consequências negativas dos comportamentos sexuais, tais como a gravidez não planeada e as doenças sexualmente transmissíveis. Os métodos de contracepção Muitos métodos são utilizados para prevenir ou para interromper uma gravidez. Os que impedem a fecundação denominam- se métodos de contracepção. Os métodos de contracepção estão divididos em 2 grupos: Os métodos reversíveis e os não reverslvels.

Métodos Irreversíveis: Destinam-se essencialmente a casais que não queiram ter mais filhos uma vez que são praticamente irreversíveis. A sua eficáci te total. Exige uma utilizados permitem uma gravidez. Dentro deste grupo estão também inseridos os métodos Naturais e os Métodos Não Naturais: Métodos Naturais: são métodos que se baseiam no onhecimento do período fértil da mulher (período durante o qual pode ocorrer a fecundação) e na abstenção de relações sexuais durante esse período.

São menos eficazes que os métodos não naturais. Métodos não naturais: são métodos que impedem a fecundação através da utilização de dispositivos adequados, enquanto outros se baseiam no uso de substâncias. Reversíveis: Métodos Naturais Método do calendário ou de Ogino Este método tenta determinar o período fértil da mulher conhecendo a data da próxima menstruação. Este método é relativamente eficaz se a mulher for regular.

Vantagens * Não tem efeitos secundários * Proporciona uma partilha de responsabilidade na contracepção Uma vez correctamente utilizado é um método que não necessita supervisão médica ‘k É imediatamente reversivel Desvantagens * Necessita de um compromisso mútuo * O seu grau de eficácia pode ser limitado * É necessário um acompanhamento rigoroso dos ciclos menstruais da mulher pode requerer períodos de abstinência longos * Não protege contra as ISTS Método da temperatura Este método baseia-se na media 30 da temperatura rectal que deve ser avaliada antes de m ieium (durante pelo PAGFd0F17 * Proporciona uma partilha de responsabilidade na contracepção * Uma vez correctamente utilizado é um método que não É imediatamente reversivel Necessita de um compromisso mútuo * Pode requerer períodos de abstinência longos Método de Billings ou do muco cervical Este método consiste numa observação regular do muco cervical. O muco cervical (secreção normal produzida pelo colo do útero) torna-se mais abundante, mais líquido e mais transparente na altura da ovulação. Devem evitar-se as relações sexuais desde que o muco se presenta com este aspecto, até ao momento em que se torna mais espesso e de cor amarelada. É imediatamente reversível ‘k pode requerer períodos de abstinência longos Coito interrompido vez correctamente utilizado é um método que não necessita supervisão médica O seu grau de eficácia pode ser limitado Reversiveis: Métodos Não-Naturais Químicos: são substâncias químicas que podem ser utilizadas para evitar uma gravidez. Mecânicos: são dispositivos que impedem a fecundação e a nidação. Químicos Pílula Comprimido feito à base de hormonas sintéticas que são imilares às hormonas femininas produzidas naturalmente pelos ovários (estrogénios e progesterona). A pilula impede a ovulação e, consequentemente, uma gravidez.

Existem vários tipos de pílulas, pelo que deverá ser um médico a aconselhar qual a mais indicada. É um método bastante eficaz desde que não existam esquecimentos, a ingestão de outros medicamentos que possam anular o seu efeito e à ocorrência de episódios de vómitos ou diarreia. para além do elevado grau de segurança na prevenção da gravidez, a pílula apresenta as seguintes vantagens: k Não interfere na relação sexual * Pode regularizar os ciclos menstruais * Melhora a tensão pré-menstrual e a dismenorreia * Não afecta a fertilidad Sexualmente Transmissíveis (ISTS) Pílula do dia seguinte Consiste na toma duma pílula especial nas 72 horas seguintes ao acto sexual (duas tomas com um intervalo de 12 horas).

Quanto mais cedo for o início do tratamento, maiores serão as probabilidades de sucesso. Pode ter muitos e fortes efeitos secundários. Não deve ser utilizada como método contraceptivo mas apenas numa situação de emergência, por causa da elevada oncentração de hormonas. Se tomada em até 72 horas depois da relação sexual impede a fecundação do óvulo. * Não protege contra as DSTS, não pode ser usada regularmente, pois a taxa de harmónios é muito alta e pode causar enjoos, sangramentos e a sua eficácia é mais baixa que a das pílulas comuns. Injecções hormonais Injecções constituídas por hormonas que se vão libertando de modo continuo durante um determinado tempo.

Cada injecção tem um efeito até 3 meses (12 semanas). Este método é bastante discreto e prático na sua utilização, uma ez que não interfere na relação sexual e não obriga à toma diária, como sucede com os métodos de contracepção orais. * pode melhorar a qualidade do aleitamento * Os riscos de desenvolver a Doença Inflamatória Pélvica, a gravidez atopica ou o carcinoma do endométrio, são menores * Reduz as perdas de sangue. * O método de contrace injectável pode inserção do implante é feita no antebraço por um profissional especializado. Trata-se de um procedimento simples em que apenas é necessário o uso de uma anestesia local.

O efeito de um implante pode prolongar-se de 3 a 5 anos e a sua remoção eve ser feita também por um médico. É recomendável para as mulheres que estejam a ponderar a esterilização, mas ainda não tomaram a decisão final. * O implante é o método adequado para quem pretende um efeito de longa duração e de elevada eficácia. * Não interfere com a relação sexual e não requer a toma diária. * Não interfere com o aleltamento. ‘k É um método dispendioso * Não protege contra as infecções sexualmente transmissíveis * Adesivo Anel vaginal O anel vaginal é um método contraceptivo hormonal feito de plástico, transparente e flexível. ?? colocado pela própria mulher na vagina e deve ser mantido durante 3 semanas, parando durante 1 semana (ciclo de uso), período durante o qual vai libertando estrogéneo e progestagéneo, hormonas que ao entrar na corrente sanguínea inibem a ovulação, à semelhança da pílula. * Não interfere no acto sexual * É um método reversível * As mulheres que usam o anel vaginal, têm propensão para períodos mais curtos e regulares * Retorno rápido aos niveis de fertilidade anteriores à utilização do anel ‘k pode ter outros efeitos benéficos para a saúde, como a rotecção contra os cancros dos ovários ou do colo do útero. * Previne também o aparecimento de quistos nos ovários um adesivo fino, que pode ser usado em quatro áreas do corpo: as nádegas, peito (excluindo os selos), costas ou parte externa do membro superior.

Contém hormonas que são rapidamente libertadas através da pele para a corrente sanguínea durante sete dias. Cada adesivo deve ser mudado semanalmente durante três semanas, seguido por uma semana “sem adesivo”, quando aparece a menstruação. * A mulher não tem que pensar todos os dias em contracepção, penas tem que se lembrar de mudar uma vez por semana o adesivo. * É fácil de usar. Ao contrário da pilula, as hormonas não necessitam de ser absorvidas pelo aparelho digestivo, permitindo que a eficácia deste método não seja posta em causa, em caso de vómitos ou * Normalmente torna as hemorragias regulares, mais curtas e menos dolorosas. * É um método reversível. O adesivo oferece uma excelente aderência. A mulher pode continuar a realizar as suas actividades diárias como o banho, duche, idas à piscna, exercic10 físico, sem nenhuma medlda especial de precaução. Não protege contras as infecções sexualmente transmissíveis. Espermicidas Produtos químicos que podem ser apresentados sob a forma de espuma, creme ou óvulos. Destroem ou imobilizam os espermatozóides, inibindo a sua passagem para o útero. O espermicida deve ser introduzido na vagina antes das relações sexuais. Usados sozinhos têm uma segurança baixa, mas se forem usados em conjunto com o preservativo oferecem uma protecção eficaz.

PAGF40F17 secundários graves Desvantagens e efeitos secundários Ocasionalmente podem desencadear reacções alérgicas ou rritações, quer no homem quer na mulher O grau de eficácia do espermicida é baixo * Pode interferir no acto sexual Mecânicos DIU (Dispositivo Intra-Uterino) Pequeno aparelho em metal elou plástico, que é introduzido no útero e que aí permanecerá até acabar a sua validade (3 a 5 anos). Só pode ser colocado ou retirado numa consulta médica. O DIU torna o muco da cavidade uterina menos propício ? presença dos espermatozóides elou impede a nidação, ou seja, a implantação do embrião nas paredes do útero. Para além do seu grau de eficácia, é um método reversível e de longa duração SIU (Sistema intra-uterino) A diferença do SIU (face ao DIU) reside no facto de ser um dispositivo que liberta uma hormona que torna mais espessa a parede do útero, dificultando a entrada dos espermatozóides e prejudicando a sua mobilidade. Ao contrário do DIU, o Sistema intra-uterino não aumenta o fluxo menstrual. Diafragma Cúpula de borracha fina, montada sobre um anel de metal flexível recoberto de borracha. É introduzido na vagina, sobre o colo do útero, pela mulher, antes da relação sexual. E-ste método im ede que os espermatozóides atinjam o útero e chegue e Falópio. 17

Comportamento organizacional

0

universidade Anhanguera Uniderp ar 17 to vie”‘ nut*ge Bauru/SP 04/04/2012 INTRODUÇÃO Até o final da década de 80, o ensino

Read More

Direito ambiental

0

Apostila de Legislação Ambiental Assunto: CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS LEGISLAÇAO AMBIENTAL ABRIL 2002 ar 263 to view nut*ge Autor: Acesso ao Patrimônio

Read More